Apple anuncia iOS 13 com ‘Modo Escuro’ durante WWDC 2019; conheça o sistema
A Apple anunciou, nesta segunda-feira (03), o iOS 13, nova versão do sistema operacional para iPhones. Entre os destaques, estão o modo escuro e novas maneiras de navegar e editar fotos. Além disso, o software passou por otimizações que fazem com que os apps sejam iniciados mais rapidamente, além de reduzir o tamanho de aplicativos durante o download. A seguir, conheça os principais recursos divulgados pela Maçã durante a apresentação que ocorreu na WWDC

A Apple anunciou, nesta segunda-feira (03), o iOS 13, nova versão do sistema operacional para iPhones. Entre os destaques, estão o modo escuro e novas maneiras de navegar e editar fotos. Além disso, o software passou por otimizações que fazem com que os apps sejam iniciados mais rapidamente, além de reduzir o tamanho de aplicativos durante o download.
A seguir, conheça os principais recursos divulgados pela Maçã durante a apresentação que ocorreu na WWDC 2019, conferência anual da empresa realizada para desenvolvedores.
Leia também: Apple anuncia iPadOS, um sistema pensado para as telas maiores

iOS 13 tem Modo Escuro em apps nativos e no sistema - Foto: Divulgação/Apple
Modo Escuro
O Modo Escuro, ou “Dark Mode”, era a novidade mais aguardada para o iOS 13. Ele é responsável por proporcionar maior conforto aos olhos, principalmente durante à noite ou em ambientes com luz baixa. O recurso funciona em todo o sistema e em todos os apps nativos.
Navegação simplificada e ferramentas poderosas de edição
O app Fotos do iOS 13 separa as melhores imagens e oculta as fotos repetidas. Toda organização é feita de maneira inteligente, sendo possível até reviver lembranças favoritas através de vídeos de reprodução automática.
A Apple promete que editar uma foto ou vídeo com o novo iOS está muito mais intuitivo. As novas ferramentas oferecem uma ampla liberdade criativa, e são mais fáceis de serem aplicadas, ajustadas e revisadas.

Interface do novo app Fotos no iOS 13 com Modo Escuro - Foto: Divulgação/Apple
Sabe todo aquele processo de preencher formulários, verificar e-mails e escolher senhas? Dê adeus à burocracia. A Apple introduziu uma maneira muito mais fácil e segura: agora você poderá usar sua Apple ID de rosto ou digital para fazer esse processo.
Mesmo quando um endereço de e-mail ou nome for solicitado, o usuário terá a opção de mantê-lo privado e um endereço de e-mail aleatório será utilizado.

Apple permite logar de forma prática e segura com o Apple ID no iOS 13 - Foto: Divulgação/Apple
Novo app Mapas
A empresa percorreu mais de 4 milhões de milhas a fim de reconstruir a sua base de mapas do zero. E agora oferece uma cobertura de estrada mais ampla, melhores dados para pedestres e endereços mais precisos.
O novo app Mapas já está disponível em algumas cidades e será implantado nos Estados Unidos até o final de 2019. Em outros países deve estar disponível em 2020.
Outros recursos do iOS 13:
- Lembretes com novo visual e maneiras mais inteligentes;
- Mensagens que podem utilizar automaticamente o nome e a foto de um usuário, ou o Memoji ou Animoji personalizado;
- Assistente virtual Siri com voz mais natural;
- Carplay com um novo dashboard onde é possível visualizar músicas e mapas em uma única tela;
- Controle de voz aprimorado que permite ao usuário operar o seu iPhone somente pela fala;
- Edição de texto que permite uma seleção com mais rapidez e precisão;
- O App Saúde oferece maneiras de monitorar a saúde auditiva, e também rastrear ou prever o ciclo menstrual de uma mulher.
Disponibilidade e iPhones compatíveis com o iOS 13
A nova versão do iOS está disponível para desenvolvedores no programa de testes da Maçã. A partir de julho, a versão Beta será lançada para o público geral.
O iOS 13 chega aos iPhones em sua versão estável em setembro, e é compatível com o iPhone 6S e modelos posteriores.
WWDC 2019
Além do iOS 13, a Apple anunciou outras grandes novidades na WWDC 2019: agora os iPads têm um sistema operacional próprio, o iPadOS. A empresa também apresentou um novo Mac Pro para 2019 com um um Intel Xeon de até 28 núcleos e até 1,5 TB de memória RAM. O Apple TV teve seu visual redesenhado e, agora, o Apple Watch está muito mais independente com o watchOS 6, eliminando a dependência de um iPhone.
Encontre as melhores ofertas para iPhones aqui, no Zoom:
Leia também: