Celular com aplicativo do Instagram cercado por notas de dólares

Como ganhar dinheiro no Instagram

Saiba como ganhar dinheiro no Instagram e confira dicas de produtos que vão te ajudar a chegar lá

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

O Instagram é uma das mais populares redes sociais. Ela é usada por muitas celebridades para faturar. Mas o que nem todos sabem é que não precisa ser um super famoso para isso. E até quem não tem tantos seguidores assim pode conseguir. E, para te ajudar nesta missão, nós vamos te dar algumas dicas de como ganhar dinheiro no Instagram. Vamos mostrar as principais formas de faturar nessa plataforma.

Não existe apenas uma forma de lucrar por lá. São várias as oportunidades diferentes e em diversas áreas de interesse. Mas, para se dar bem e ganhar dinheiro no Instagram, você vai precisar seguir algumas estratégias de marketing, dedicar tempo e ter muita persistência. Depois de ler esse artigo, veja dicas de como ganhar seguidores no Instagram.

É importante frisar que a ideia desse artigo é mostrar algumas das maneiras. Contudo, não há uma receita de bolo para faturar com o Instagram. Se você se interessar em crescer na plataforma, estudar é a melhor opção. Separamos essas dicas e, no fim do artigo, vamos sugerir produtos para melhorar a sua produção de conteúdo.

Como ganhar dinheiro no Instagram? Veja algumas dicas

Primeiramente, é preciso dizer que não existe uma fórmula mágica. Mas, como falamos, há muitas formas diferentes para ganhar dinheiro no Instagram. Algo crucial é que você saiba que não é possível faturar diretamente pela rede social. Ela não monetiza os conteúdos, como é feito no YouTube. Mas não desanime, pois as oportunidades são muitas.

Outro ponto que pode parecer óbvio, mas é importante dizer. Quanto mais seguidores você têm, maiores são as chances de lucro. Só que isso não é tudo. Ter muitos seguidores que geram pouca interação não é o suficiente, como acontece com perfis que compram seguidores. O ideal é ter o máximo possível de engajamento. E, para isso, é preciso ter muita interação (curtidas, visualizações, comentários).

Ícone do Instagram centralizada a frente a notas de dólar
Instagram dá dinheiro, saiba como ganhar (Foto: Shutterstock)

Mais uma dica é definir claramente qual é o seu nicho ou área de atuação. Só assim você vai conseguir definir o seu público-alvo. Isso é muito importante para atrair as empresas, pois elas têm interesse em ligar a sua imagem com influenciadores que falam com o mesmo público que elas.

Com isso definido, trabalhe bem a sua imagem com o seu público, construindo a sua reputação. Mostre sua rotina em publicações diárias e sempre se comunique bem com os seus seguidores. Mas agora que você já sabe que a rede social não paga diretamente os seus usuários, conheça algumas formas de como ganhar dinheiro no Instagram e dicas gerais.

Dados atualizados e configurações do app

Um dica importante é ter as configurações da plataforma toda corretas e atualizadas. Por exemplo, é importante ter um e-mail novo que ninguém conheça e criar uma senha forte, com números e caracteres especiais mesclados com letras, para evitar que você seja hackeado. Para aumentar a segurança, vale ter um número de telefone vinculado à sua conta também.

Conectar sua conta do Facebook ao Instagram também aumenta a segurança, já que você pode redefinir a senha se for alvo de hackers ou mesmo se esquecer suas credenciais de acesso. É bacana também deixar sua foto de perfil simples e bonita. Links curtos na bio são interessantes bem como uma boa biografia para Instagram. E, por fim, vale a pena deixar seu perfil público, nada de deixá-la privada se tiver a intenção de faturar com o Instagram.

Posts Patrocinados

Agora que você já tem o seu público-alvo e já criou a sua reputação, gerando uma influência sobre ele, através da produção de conteúdo na rede social, uma boa forma de ganhar dinheiro no Instagram é se aliando a empresas que vão querer se aproveitar dessa sua conexão direta com os seguidores, para vender produtos para ele.

Esta estratégia funciona da seguinte forma. Depois de negociar com a empresa e receber pela postagem, você produz o conteúdo para o post patrocinado, menciona a marca e compartilha o conteúdo com os seus seguidores.

Celular atrás de braço de homem segurando megafone cercado por ícones de curtidas
Aprenda a ganhar dinheiro no Instagram com Post patrocinados (Foto: Shutterstock)

Mas como encontrar uma empresa? Em alguns casos, caso o seu perfil tenha um grande engajamento e chegue a um bom número de pessoas, é possível que a empresa vá até você. Se esse não for o seu caso, existem outras formas. Você pode ir diretamente procurar uma empresa e passar para ela a sua influência sobre o público em que ela atua ou também pode usar plataformas de marketing para fazer esta ligação com as marcas. Um exemplo de plataforma nacional que faz este tipo de trabalho é a Kuak, mas há muitas outras no mercado.

Programa de Afiliados

Mais uma forma para ganhar dinheiro no Instagram é participar de um programa de afiliados. Neste tipo de programa, você se afilia a uma marca e ajuda a vender produtos criados por ela, em troca de comissões. A estratégia funciona da seguinte forma: você divulga os produtos da marca pela sua rede social, usando postagens no feed, Reels e Stories, com seu link de afiliado. E a cada vez que algum seguidor seu realizar alguma compra, você recebe uma comissão, recebendo mais a cada nova venda.

Uma forma bastante usada de aumentar a divulgação das postagens é usar os anúncios pagos no Instagram, impulsionando o alcance para aumentar o retorno financeiro. Existem diversos programas de afiliados, mas os mais conhecidos são a Hotmart e a Monetizze, e cada programa define a porcentagem da comissão, variando bastante.

Venda de Produtos

Uma forma muito usada pelos influenciadores digitais para ganhar dinheiro no Instagram é através de venda de produtos. E essa estratégia pode ser usada de diferentes formas. A primeira e mais comum é o Dropshipping, um modelo de vendas em que acaba sendo muito prático para o influenciador. Ele acaba sendo apenas um intermediário, se preocupando apenas em expor os produtos e realizar a venda. Já todo o restante, como estocar os produtos, enviar e outras partes burocráticas ficam na responsabilidade do fornecedor.

Atenção! É importante trabalhar somente com empresas idôneas, confiáveis, com credibilidade no mercado. Do contrário, você vai expor produtos ruins e, consequentemente, terá problemas.

Desenho de sacola sorridente segurando o ícone do Instagram cercado de desenhos de curtidas
Como ganhar dinheiro no Instagram vendendo produtos (Foto: Shutterstock)

Outro meio de vender produtos que tem atraído muitos influenciadores é a criação de lojas online para vender pelo Instagram Shopping. Neste modelo de vendas, a pessoa usa da sua influência sobre o público-alvo para vender produtos, que podem ser exclusivos, ou mesmo revenda de produtos de terceiros.

Venda de Fotos

Você sabia que é possível faturar com as suas fotos da rede social? Essa é mais uma prova que o Instagram dá dinheiro e, dessa forma, você nem precisa ter muitos seguidores. O que necessita é produzir imagens de qualidade e usar a rede para espalhar o seu trabalho. Existem muitas empresas que exploram a rede em busca de fotos para utilizar em campanhas publicitárias.

Celular ao centro nas mãos de mulher tirando foto de cachorro saindo do mar
Vender fotos do Instagram dá dinheiro (Foto: Shutterstock)

Então, se você tem certo conhecimento sobre fotografia e costuma tirar fotos incríveis, você pode além de curtidas, ganhar um bom dinheiro. Uma dica é manter o uso constante do Instagram, postando sempre boas fotos e usando hashtags, para que elas cheguem às pessoas interessadas em fotos.

Dica de produtos para ganhar dinheiro no Instagram

Agora que você já conheceu algumas alternativas e viu que tem como ganhar dinheiro no Instagram, vamos te dar dicas de produtos que vão te ajudar a criar conteúdos ainda melhores para você ganhar muitos seguidores.

Conheça a nossa lista com as melhores câmeras de celular de 2021 e confira dicas para comprar um tripé para celular e um ring light para dar um up nas suas fotos. Abaixo, veja ofertas de aparelhos que vão te garantir boas fotos e vídeos para postar no Instagram.