Galaxy A01 vs LG K40s: compare preço e ficha técnica dos celulares

Veja um comparativo completo entre o LG K40s e Samsung Galaxy A01, com preços, ficha técnica e principais características dos dois celulares

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Em 2020, o preço dos smartpho0nes aumentou muito, por isso os modelos de entrada estão se tornando uma boa opção para muitas pessoas que precisam urgentemente de um smartphone. Entre as opções temos o LG K40s e o Samsung Galaxy A01, dois modelos que chegaram ao Brasil em 2020 e estão fortes na briga pelo mercado de aparelhos básicos.

O K40s traz funções bem interessantes, como a presença de um leitor biométrico e câmera dupla com lente ultra-wide. O Galaxy A01 também possui câmera dupla e um processador levemente melhor, mas se torna uma ótima opção para quem não gosta de celulares grandes, já que sua tela é de “apenas” 5,7 polegadas.

Leia também: Celular bom e barato: 10 smartphones com preço baixo em 2020

Quer conhecer mais sobre os celulares e comparar suas fichas técnicas? Então dá uma olhada nesse comparativo que o Zoom montou entre os dois modelos.

Produto indisponível

Produto indisponível

Lançamento
Setembro de 2019
Janeiro de 2020
Linha
K
Galaxy A
Tamanho da tela
6,1 polegadas
5,7 polegadas
Resolução da tela
 HD+ (720 x 1520 pixels)
 HD+ (720 x 1520 pixels)
Processador
Helio P22 octa-core
Snapdragon 439 octa-core
Memória RAM
3 GB
2 GB
Armazenamento
32 GB
32 GB
Memória expansível
Sim
Sim
Câmera traseira
13 MP (f/2.2)
5 MP (ultra-wide) (f/2.4)
13 MP (f/2.2)
2 MP (sensor de profundidade) (f/2.4)
Câmera frontal
13 MP (f/2.0)
5 MP (f/2.2)
Filma em
Full HD @ 30 fps
Full HD @ 30 fps
Resistência à água e poeira
Não
Não
Sistema operacional de fábrica
Android 9 (Pie)
Android 10
Leitor de digitais
Sim, na traseira
Não possui
Reconhecimento facial
Sim
Sim
Dual chip
Sim
Sim
Bateria
3.500 mAh 
3.000 mAh 
Carregamento sem fios
Não
Não
Cores
Preto ou Azul
Preto, Azul ou vermelho
Dimensões
Altura: 156,3 mm
Largura: 73,9 mm
Espessura: 8,6 mm
Peso: 186 g
Altura: 146,2 mm
Largura: 70,9 mm
Espessura: 8,3 mm
Peso: 149 g
Ofertas
Produto indisponível
Produto indisponível

Design

Os dois celulares apostam em acabamentos de plástico

O Galaxy A01 segue a linha de design simples que a Samsung adota em seus celulares de entrada. Ele tem a construção feita e em plástico e não conta com nenhum detalhe que se destaque em sua estética, com uma pintura em cores lisas. Na parte traseira, o seu módulo de câmeras é alocado na vertical, enquanto na parte frontal a empresa optou por um notch em formato de gota para a câmera de selfies, dando mais destaque à tela.

Design do Galaxy A01 (Foto: Divulgação/Samsung)
Design do Galaxy A01 (Foto: Divulgação/Samsung)

O LG K40s segue uma fórmula parecida, com construção feita em plástico e uma pintura mais lisa, com nenhum tipo de detalhe brilhoso ou refletivo. No entanto, a LG colocou seu conjunto de câmeras na horizontal, o que dá uma aparência totalmente diferente ao aparelho. É mais bonito? Bem, essa parte deixamos para você avaliar. Além do conjunto de câmeras, o celular também possui um sensor biométrico, algo que não está presente no concorrente.

Design do LG K40s (Foto: Divulgação/LG)
Design do LG K40s (Foto: Divulgação/LG)

A parte frontal do LG K40s é bem parecida com a do modelo da Samsung, já que sua câmera de selfies também foi colocada em um notch no formato de gota. Ele é mais pesado que o seu adversário por conta de suas dimensões e bateria, que são maiores. O Galaxy A01 está disponível nas cores: preto, azul e vermelho; enquanto o modelo da LG é encontrado em variações de preto ou azul.

Tela

Diferença na tecnologia e tamanho das telas

A tela do Galaxy A01 tem 5,7 polegadas, tecnologia PLS TFT e resolução HD, que é comum em aparelhos de entrada. O fato de ela ser consideravelmente menor do que grande parte dos celulares “modernos” pode ser um problema para muitas pessoas, mas deve agradar aqueles que vão entrar no mundo dos smartphones agora e não se acostumaram com a ideia de ter um celular grande.

Já o LG K40s tem uma tela de 6,1 polegadas, além de também usar a resolução HD. No entanto, o aparelho se destaca por usar a tecnologia IPS LCD, que entrega cores melhores e mais “vivas” do que o painel usado no modelo adversário. Isso pode não se refletir na prática dependendo da qualidade dos painéis usados pelas fabricantes, mas teoricamente é para o modelo da LG ter imagens mais agradáveis.

Tela “Full Vision” do LG K40s (Foto: Divulgação/LG)
Tela “Full Vision” do LG K40s (Foto: Divulgação/LG)

Desempenho

O K40s tem um pouco mais de memória RAM

Para o modelo da LG é usado o Helio P22, um processador básico da MediaTek que consegue alcançar um clock de 2,0 GHz . Já o Galaxy A01 tem um Snapdragon 439, que também é octa-core e alcança até 1,95 GHz. Assim como seu concorrente, ele é um modelo para celulares de entrada e, na prática, oferece o mesmo desempenho. Os dois celulares são indicados para tarefas mais básicas, navegação na internet, uso de redes sociais, Youtube ou aplicativos mensageiros.

No entanto, o celular da LG está menos propenso a apresentar travamentos ou outras experiências ruins no uso no cotidiano, principalmente quando mais de um aplicativo estiver aberto. Isso se dá porque ele possui 3 GB de memória RAM e o celular da Samsung conta com apenas 2 GB.

Ambos contam com uma memória de 32 GB, mas você pode usar um cartão de memória para expandir essa capacidade caso ache necessário. O celular da Samsung é mais atualizado no sistema operacional, pois já chega com o Android 10 de fábrica, enquanto o LG K40s possui o Android 9 (Pie).

Câmeras

Mais versatilidade para o LG K40s

Como os dois celulares são modelos de entrada, não podemos esperar grandes resultados de suas câmeras. O Galaxy A01 tem um sensor principal de 13 MP e foco automático, com abertura de f/1,8. Além disso, o aparelho também conta com uma câmera auxiliar, que é usada apenas para fazer o efeito de profundidade no modo retrato, aquele que desfoca o fundo das fotos.

Conjunto de câmeras do Galaxy A01 (Foto: Divulgação/Samsung)
Conjunto de câmeras do Galaxy A01 (Foto: Divulgação/Samsung)

O K40s também usa um sensor de 13 MP, mas com suporte ao recurso de foco automático por detecção de fase, além de abertura f/2.2. No entanto, sua câmera secundária é uma de 5 MP, com lente ultra-wide. Isso faz com que o aparelho seja mais versátil na hora de tirar diferentes tipos de fotos, pois consegue capturar imagens com um ângulo mais aberto, recurso que é muito interessante principalmente para paisagens.

A LG destaca o uso do modo retrato na câmera traseira e frontal de seu aparelho (Foto: Divulgação/LG)
A LG destaca o uso do modo retrato na câmera traseira e frontal de seu aparelho (Foto: Divulgação/LG)

Apesar de conseguirem fotos legais na luz do dia, os dois aparelhos compartilham do mesmo problema de qualquer celular de entrada, que é a dificuldade de tirar fotos em ambientes pouco iluminados. Neste caso, o resultado serão imagens com ruídos e sem muitos detalhes.

Na parte frontal o Galaxy A01 possui uma câmera de 5 MP e abertura f/2.2, enquanto o LG K40s tem um sensor de 13 MP e abertura f/2.0. Ambos os celulares fazem gravações de vídeo em Full HD a 30 FPS.

Bateria

Um pouco mais de bateria para o modelo da LG

Como o Galaxy A01 é menor fisicamente, isso impacta direto no tamanho da sua bateria, que é de “apenas” 3.000 mAh. Essa capacidade deve ser o suficiente para aguentar um dia quase completo em um uso moderado, mas provavelmente você precisará carregar o seu celular todas as noites.

O LG K40s tem uma bateria maior, mas a diferença não é grande. Aqui são 3.500 mAh de capacidade, que, na prática, oferece apenas algumas horas a mais de autonomia em um uso moderado. Nenhum dos aparelhos possui suporte a carregamento turbo.

Conclusão: qual modelo de entrada é o melhor?

O K40s leva vantagem na tecnologia da sua tela, versatilidade de suas câmeras, tamanho da bateria, quantidade de memória RAM e na presença de um leitor biométrico. Esses pontos fazem com que o celular seja mais atrativo e, para completar, ainda é mais barato! O modelo da LG pode ser encontrado a partir de R$ 749, enquanto o Galaxy A01 está custando R$ 834, aproximadamente.

Se você está procurando por um celular de entrada que tenha o tamanho menor, então o modelo da Samsung vai atender às suas expectativas, mesmo que isso custe alguns recursos.

Veja as melhores ofertas para os dois aparelhos logo abaixo.

Leia também: Melhor celular custo-benefício em 2020: qual modelo comprar?