Galaxy A01 vs Moto E6 Play: qual é o melhor celular barato?

Veja a ficha técnica, preços e análise completa do Galaxy A01 e Moto E6 Play, dois celulares do mercado de aparelhos de entrada

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Está procurando por um celular mais simples? O mercado brasileiro está repleto de opções, mas entre elas temos o Galaxy A01, da Samsung, e o Moto E6 Play, modelo de entrada da Motorola. Os dois são voltados para tarefas básicas e têm um preço mais baixo, mas acabam sendo parecidos em muitos aspectos, por exemplo, terem uma tela menor para quem ainda não se acostumou com os “grandalhões”.

No entanto, algumas diferenças em design, desempenho e até mesmo preço podem ser cruciais na hora da escolha final, por isso, o Zoom montou um comparativo de especificações e preços. A seguir, acompanhe uma análise completa dos dois celulares e veja qual o melhor celular barato para as suas necessidades.

Leia também:

Produto indisponível

Produto indisponível

Lançamento
Outubro de 2019
Janeiro de 2020
Linha
Moto E
Galaxy A
Tamanho da tela
5,5 polegadas
5,7 polegadas
Resolução da tela
 HD+ (720 x 1440 pixels)
 HD+ (720 x 1520 pixels)
Processador
Mediatek MT6739 quad-core
Snapdragon 439 octa-core
Memória RAM
2 GB
2 GB
Armazenamento
32 GB
32 GB
Memória expansível
Sim
Sim
Câmera traseira
13 MP (f/2.2)
13 MP (f/2.2)
2 MP (sensor de profundidade) (f/2.4)
Câmera frontal
5 MP (f/2.2)
5 MP (f/2.2)
Filma em
Full HD @ 30 fps
Full HD @ 30 fps
Resistência à água e poeira
Não
Não
Sistema operacional de fábrica
Android 9 (Pie)
Android 10
Leitor de digitais
Sim, na traseira
Não possui
Reconhecimento facial
Sim
Sim
Dual chip
Não
Sim
Bateria
3.000 mAh 
3.000 mAh 
Carregamento sem fios
Não
Não
Cores
Preto ou Azul
Preto, Azul ou Vermelho
Dimensões
Altura: 146,5 mm
Largura: 70,9 mm
Espessura: 8,3 mm
Peso: 140 g
Altura: 146,2 mm
Largura: 70,9 mm
Espessura: 8,3 mm
Peso: 149 g
Ofertas
Produto indisponível
Produto indisponível

Design

Os aparelhos de entrada da Samsung seguem uma linha de design bem simples, e com o Galaxy A01 não é diferente. Com uma construção em plástico, o celular não possui nenhum detalhe que chame atenção na parte estética, e conta com cores totalmente “lisas”. Em sua parte traseira as câmeras são alocadas em um módulo vertical e as bordas são levemente arredondadas, o que ajuda na ergonomia.

Design do Galaxy A01 (Foto: Divulgação/Samsung)
Design do Galaxy A01 (Foto: Divulgação/Samsung)

O Moto E6 Play também tem uma construção em plástico, mas para disfarçar um pouco o aspecto de aparelho básico, a Motorola colocou uma pintura um pouco reflexiva. Fora isso, o aparelho não tem nenhum diferencial, com as câmeras traseiras alocadas horizontalmente e o leitor de digitais no centro, “camuflado” pela logo da empresa.

Design do Moto E6 Play (Foto: Divulgação/Motorola)
Design do Moto E6 Play (Foto: Divulgação/Motorola)

Na parte frontal, a Samsung se mostrou mais “moderna” ao usar um notch em formato de gota para a sua câmera de selfies, o que é tendência nos aparelhos mais novos e dá mais imersão para a tela. A Motorola optou pelo design antigo dos celulares, com grandes faixas na parte superior e inferior do painel, além de bordas laterais um pouco mais grossas.

O Galaxy A01 está disponível em três cores: vermelho, preto e azul. Já o Motorola E6 Play está disponível nas cores azul ou preto.

Tela

O Galaxy A01 tem uma tela de 5,7 polegadas, com tecnologia PLS TFT, resolução HD e proporção 19:9. Mesmo tendo as mesmas dimensões de corpo, as bordas fazem com que o Moto E6 Play tenha uma tela levemente menor, de 5,5 polegadas, também com resolução HD, mas proporção de 18:9.

Tela Max Vision do Moto E6 Play (Foto: Divulgação/Motorola)
Tela Max Vision do Moto E6 Play (Foto: Divulgação/Motorola)

Eles são celulares de entrada, por isso, não podemos cobrar tanto de suas telas. No geral, elas oferecem uma qualidade de imagem legal, dentro de suas limitações técnicas, então se você gosta de assistir vídeos no Youtube, pode ter certeza que terá imagens bem bacanas, mesmo com os aparelhos sendo mais básicos.

Desempenho

Como é de se esperar, os dois celulares têm um desempenho bem básico e contam com processadores simples. O Galaxy A01 tem um Snapdragon 439, modelo octa-core com até 1,95 GHz de clock, já o Moto E6 Play é mais simples e conta com um Mediatek MT6739, que é quad-core e alcança até 1,5 GHz.

O Galaxy A01 oferece um desempenho legal para tarefas básicas (Foto: Divulgação/Samsung)
O Galaxy A01 oferece um desempenho legal para tarefas básicas (Foto: Divulgação/Samsung)

Ambos foram feitos para tarefas bem básicas, como redes sociais, aplicativos mensageiros, navegação na internet e entretenimento no Youtube. No entanto, o celular da Samsung tem um desempenho consideravelmente maior, além de também ser mais econômico por causa do seu processador. Eles possuem 2 GB de memória RAM, por isso é necessário ter cautela ao abrir vários aplicativos ao mesmo tempo, pois podem apresentar problemas com travamento.

O armazenamento interno dos aparelhos é de 32 GB, mas eles contam com um slot dedicado para cartão de memória, caso você deseje aumentar o espaço. Como o Galaxy A01 é mais recente, ele já possui Android 10 de fábrica, enquanto o Moto E6 Play tem o Android 9 (Pie), sem previsão de atualização.

Câmeras

Apesar de simples, o Galaxy A01 tem um conjunto duplo de câmeras. Enquanto a principal tem 13 MP, foco automático e abertura f/2.2, a secundária tem 2 MP e serve como sensor de profundidade, para melhorar o efeito de desfoque no modo retrato. O Moto E6 Play também possui uma câmera de 13 MP com a mesma abertura, porém com foco automático por detecção de fase, e acaba aí.

Conjunto de câmeras do Galaxy A01 (Foto: Divulgação/Samsung)
Conjunto de câmeras do Galaxy A01 (Foto: Divulgação/Samsung)

As câmeras seguem as propostas dos celulares, ou seja, são sensores simples e que se dão melhor em ambientes bem iluminados, onde é possível captar mais luz no sensor e assim entregar mais detalhes nas fotografias. Você pode até tentar tirar fotos em lugares fechados e com pouca luz, mas elas devem apresentar uma grande quantidade de ruídos e falta de definição.

As câmeras frontais de ambos têm 5 MP e abertura f/2.2, porém o modelo da Motorola possui suporte ao recurso de HDR, que dá mais cor as selfies e evita aquelas “explosões” de luz no fundo das fotos. Ambos são capazes de realizar filmagens em Full HD a 30 FPS.

Bateria

No tamanho da bateria temos um empate técnico, já que ambos possuem uma com capacidade de 3.000 mAh. No entanto, como citamos no tópico de desempenho, o Snapdragon 439 tende a ser um processador mais econômico, então é esperado que o aparelho da Samsung tenha uma duração levemente superior.

Na prática, você deve conseguir chegar em casa após um longo dia de trabalho ainda com um pouco carga em qualquer um dos celulares, caso tenha feito um uso moderado. Por serem modelos básicos, nenhum conta com suporte a carregamento rápido.

Conclusão: qual o melhor celular barato?

Os dois celulares são bem parecidos, mas o Galaxy A01 tem um visual mais moderno, câmera dupla e um desempenho um pouco superior, apesar de pecar na falta de um leitor de digitais. Por esses motivos ele é um pouco mais caro, custando em torno de R$ 720, então se o seu orçamento pode chegar a esse valor, ele é a nossa recomendação.

No entanto, o Moto E6 Play não fica muito atrás e ainda é mais barato, podendo ser encontrado a partir de R$ 699. Se a sua intenção é comprar um bom aparelho de entrada e gastar o menos possível, o modelo da Motorola é uma ótima escolha.

Confira abaixo as melhores ofertas dos dois celulares.

Leia também: Celular bom e barato: 10 smartphones com preço baixo em 2020