Zoom indica em Celular e Smartphone

Galaxy A7 2018 vs Zenfone 5: compare a ficha técnica dos celulares

Descubra se celular com câmera tripla da Samsung leva a melhor contra o intermediário premium da Asus.

Celular
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A Samsung lançou o Galaxy A7 2018 como mais uma opção de smartphone intermediário premium da marca, e trouxe junto uma novidade que chama muita atenção: sua câmera tripla traseira. Na mesma categoria, e também em 2018, a Asus apresentou o Zenfone 5, que aposta na tela grande e no uso da Inteligência Artificial para dar um upgrade no seu desempenho, fotos e até na bateria.

Com essas configurações, ambos os celulares são alternativas com ficha técnica intermediária e recursos bem interessantes, que até se equiparam em alguns pontos. No entanto, as diferentes aplicações no dia a dia podem ser decisivas na hora de fazer a sua escolha pelo melhor celular.

Para te ajudar a tomar a melhor decisão,  preparamos esse comparativo de especificações. Descubra qual o melhor smartphone para você: Galaxy A7 2018 ou Zenfone 5.

 
Galaxy A7 2018Galaxy A7 2018Zenfone 5Zenfone 5
Tela
6 polegadas Full HD+ (2220 x 1080 pixels) Super AMOLED 18,5:9 6,2 polegadas Full HD+ (2246 x1080 pixels) IPS LCD 19:9
Processador
Exynos 7885 (Octa-Core de 2,2 GHz) Qualcomm Snapdragon 636 (Octa-core de 1,8 GHz)
Memória RAM
4 GB 4 GB
Armazenamento
64 GB ou 128 GB 64 GB ou 128 GB
Aceita cartão de memória
Sim Sim
Acesso à internet
4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Dual chip
Sim Sim
Leitor de digital
Sim Sim
Reconhecimento facial
Sim Sim
Scanner de íris
Não Não
Câmera frontal
24 MP (f/2.0) 8 MP (f/2.0)
Câmera traseira
Tripla: 24 MP (f/1.7) + 8 MP Ultra Wide (f/2.4) + 5 MP (f/2.2) Dupla: 12 MP (f/1.8) + 8 MP
Filma em
Full HD @ 30 fps 4K @ 30 fps
Bateria
3.300 mAh 3.300 mAh
Dimensões (altura x largura x espessura)
159,8 x 76,8 x 7,5 mm 153 x 75 x 7,8 mm
Peso
168 g 165 g
Sistema operacional de fábrica
Android 8 Oreo Android 8 Oreo
Cores
Azul, preto e cobre Prata, preto e branco
Data de lançamento
Novembro de 2018 Agosto de 2018
Ver ofertas Ver ofertas

Desempenho similar, mas com leve vantagem para o Zenfone 5

A Asus escolheu o processador Snapdragon 636, octa-core da Qualcomm, para o Zenfone 5. Já a Samsung equipou o Galaxy A7 2018 com seu próprio processador, o Exynos 7885, também um octa-core. Ambos podem ser classificados como versões intermediárias mais avançadas das duas fabricantes, já que não fazem parte das categorias mais altas.

Mas alguns testes mostram uma leve vantagem em desempenho para o Snapdragon 636, o que coloca o Asus Zenfone 5 um pouco na frente nesse quesito.

Em resumo, ambos os smartphones vão trabalhar bem na maior parte das tarefas do dia a dia, como exibir feed de redes sociais, mesmo aqueles mais carregados de fotos e vídeos, sites e apps de filmes, séries e vídeos em streaming com boa velocidade de trabalho. Mas o Zenfone 5 pode ser um pouco mais rápido no carregamento dos apps mais exigentes.

Zenfone 5

Já na memória RAM e no espaço interno, temos um empate. O Zenfone 5 e o Galaxy A7 2018 chegam com duas versões, 64 GB ou 128 GB, sempre com RAM de 4 GB. Ou seja, de qualquer forma você tem bastante espaço para salvar aplicativos, fotos, vídeos e outros arquivos, e não vai ter problemas em alternar rapidamente entre mais tarefas abertas.

Android 8 (Oreo) com algumas mudanças de interface

Outra semelhança entre os modelos é o sistema operacional Android 8 (Oreo), com atualizações previstas para o Android 9 (Pie). Boa notícia para quem pretende baixar versões mais atualizadas dos aplicativos e experimentar novas possibilidades oferecidas pelo Google, como o Bem-estar Digital.

Mas, como a Asus e Samsung incluíram suas interfaces próprias, o ZenUI e o Samsung Experience, respectivamente, existe uma diferença de visual e do gerenciamento de tarefas, além dos recursos extras.

Com o ZenUI 5, o Zenfone 5 ganhou mais interferência da Inteligência Artificial, que atua para melhorar o desempenho em jogos, com o AI Boost, nos resultados das câmeras e até no melhor aproveitamento da bateria.

No Galaxy A7 2018, a interface chama mais atenção pelas possibilidades vistas em outros celulares Samsung, como a Pasta Segura, que oferece maior proteção a arquivos e aplicativos que você selecionar, o Par de Apps, que permite a exibição de navegação de dois aplicativos (compatíveis com o recurso) na mesma tela, Display Always On, que exibe algumas informações na tela bloqueada e no Dual Messenger, para usar duas contas diferentes em um mesmo aplicativo de mensagens online.

Galaxy A7 2018 tem visual mais elaborado e Zenfone é celular com notch

Em relação à qualidade de imagem na tela, vale logo dizer que nenhum dos dois smartphones devem decepcionar. Mas, mais uma vez, eles seguem caminhos diferentes.

O Zenfone 5 apostou no polêmico notch de tela, aquele entalhe no alto do visor que “entra” no display e guarda alguns sensores do aparelho, como visto no iPhone X e outros smartphones Apple. Gostando ou não do visual, não tem como negar que as bordas do celular ficaram realmente bem finas e sua parte frontal é bem aproveitada pela tela.

Com 6,2”, a tela IPS LCD do Zenfone 5 ficou com definição Full HD+, de 2246 x 1080 pixels e proporção de 19:9. Ou seja, além de imagens bem definidas, os quadros favorecem a imersão no conteúdo audiovisual.

Galaxy A7 2018

O Galaxy A7 2018 ficou com tela um pouco menor, mas a diferença é bem pequena, na verdade. São 6” na tela Super AMOLED, que também tem definição Full HD+, mas com 2220 x 1080 pixels e formato de 18,5:9. Mais uma vez, são variações que mal são percebidas no dia a dia. As bordas são bem mais presentes, até em comparação a outros modelos da marca que apostam no chamado Display Infinito. Mas, por outro lado, nada de notch por aqui.

No fim das contas, a escolha da melhor tela fica muito pela preferência pessoal. Por exemplo, você acha mais confortável lidar com bordas maiores ou notch? E prefere as cores mais fortes da tela Super AMOLED ou os tons mais reais do painel IPS LCD do celular Asus?

Quem também prioriza o visual geral no smartphone, deve olhar com atenção para o Galaxy A7 2018, que tem estrutura bem construída com traseira em vidro, bem mais próximo da aparência dos tops de linha. São três opções de cores: azul, preto ou cobre.

Já o Zenfone 5 tem estrutura traseira em material metálico nas cores preto, prata ou branco, mais parecido com os modelos da categoria intermediária.

Câmera tripla e mais recursos no Galaxy A7 2018

Chegamos ao ponto de destaque do Galaxy A7 2018, a sua câmera tripla traseira. É isso mesmo, a câmera dupla ganhou mais uma lente, cada uma delas com um objetivo diferente.

A lente principal tem 24 MP, abertura de lente f/1.7 e Foco Automático por detecção de fase, responsável pelas fotos “normais”, mas com boa resolução e capacidade de fazer fotos noturnas, ou em ambientes de pouca luz, com nitidez. Já a segunda câmera, de 8 MP e f/2.4, é uma Ultra Wide, que deve ser usada nos enquadramentos mais amplos, seja de paisagens, cenários e grupos de pessoas. Finalmente, a terceira lente, de 5 MP e f/2.2, é aplicada nas fotos em Modo Retrato, com ajuste de foco no fundo, e trabalha em conjunto com a primeira lente.

Com isso, as câmeras do Galaxy A7 2018 conseguem fazer fotos bem legais em diferentes situações de luz e modos de captura, com cores e contrastes bem vívidos e definidos. Seus software também pode ajudar bastante, com identificações de cenas e aplicações dos ajustes indicados em busca das melhores fotos. O efeito de fundo desfocado também funciona bem e o destaque do objeto fica interessante. Os vídeos alcançam a definição Full HD a 30 quadros por segundo.

Galaxy A7 2018

O Asus Zenfone 5 tem câmera dupla, que permite as fotos em Modo Retrato, com lentes de 12 MP e 8 MP e abertura focal de f/1.8. A maior aposta do Zenfone 5 é o uso da Inteligência Artificial nas câmeras, com identificação automática de modos de cena. Ou seja, o mesmo objetivo do software da Samsung: realizar ajustes automáticos em busca dos melhores resultados. Seus vídeos podem ser feitos em 4K a 30 quadros por segundo, definição maior do que do Samsung.

As fotos saem bem legais, com altos níveis de nitidez, cores e contrastes, e o Zenfone 5 também pode fazer fotos com nitidez satisfatória em espaços de pouca luz. Mas os sensores mais evoluídos da Samsung garantem melhores resultados finais.

Nas fotos com as câmeras frontais, a diferença é mais perceptível, já que o Galaxy A7 2018 tem 24 MP, contra 8 MP do Zenfone 5. Isso quer dizer que o smartphone da Samsung consegue capturar fotos maiores, que podem ser editadas com menor perda de qualidade do que as feitas com o telefone da Asus.

Carregamento rápido no Zenfone 5

A bateria dos dois celulares tem a mesma capacidade, com 3.300mAh. Mas o Galaxy A7 2018 sai um pouco na frente em relação ao aproveitamento, e pode chegar a 15 horas de reprodução de vídeos, contra mais ou menos 12 horas no Zenfone 5, segundo alguns testes realizados. Com utilização moderada, ou seja, acessos apenas ocasionais a atividades de maior gasto de energia, como vídeos e jogos, os dois devem chegar ao fim do dia sem problemas.

Em compensação, segundo a Asus, o Zenfone 5 já vem com um carregador rápido, que pode recuperar 60% da carga em cerca de 40 minutos. O Galaxy A7 2018 não conta com o recurso, e 30 minutos na tomada rende mais ou menos 25% da carga total de sua bateria.

Zenfone 5

Qual o melhor celular: Galaxy A7 2018 ou Zenfone 5

Além de muitos pontos parecidos, as versões de 64 GB ou 128 GB dos dois smartphones intermediários costumam apresentar faixas de preços bem próximas. Assim, a escolha pelo melhor celular fica de acordo com as suas prioridades.

O Galaxy A7 2018, sem surpresas, é mais indicado para quem quer uma câmera melhor, com mais recursos e possibilidades. Também é a opção ideal para quem prefere bordas mais aparentes ao notch de tela. Mesmo mostrando menor desempenho em testes, seu processador não vai ter problemas em lidar com os aplicativos principais do dia a dia, desde redes sociais até apps de edição de vídeos e exibição de filmes em streaming.

Mas quem faz questão desse desempenho extra, vai ter melhor velocidade no Zenfone 5, que também garante tela de formato mais amplo e maior imersão, apesar no notch. E não precisa abrir mão de boas fotos já que, em condições favoráveis, as câmeras do smartphone Asus não vão decepcionar.

Confira as Melhores Ofertas para o Galaxy A7 2018 e Zenfone 5 no Zoom:

 

 

 


Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone