Galaxy A8 vs Galaxy A7: veja o que mudou na linha Galaxy A

Descubra no comparativo qual o melhor smartphone da linha Galaxy A para você!

Galaxy A8 vs Galaxy A7: veja o que mudou na linha Galaxy A
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Com o lançamento do Galaxy A8, e também do Galaxy A8 Plus, a linha Galaxy A da Samsung ganhou dois novos e poderosos membros na categoria de smartphones intermediários.

Está em dúvida se vale a pena investir no lançamento de 2018 ou se é mais interessante comprar o smartphone de 2017? Chega mais e descubra no nosso comparativo qual celular é o melhor para você: se o Galaxy A8 ou o Galaxy A7!

Leia também: Os Melhores Smartphones Intermediários do Momento

a partir de:R$ 1.799,99

Tela
5,6" Super AMOLED Full HD+ (2220x1080 pixels) com proporção 18.5:9
5,7" Super AMOLED Full HD (1920x1080 pixels)
Processador
Octa-core de até 2,2GHz (Exynos 7885)
Octa-core de até 1,9GHz (Exynos 7880)
Memória RAM
4GB
3GB
Armazenamento interno
64GB
32GB ou 64GB
Aceita cartão de memória
Sim (até 2TB)
Sim (até 256GB)
Acesso à internet
4G, 3G e Wi-Fi
4G, 3G e Wi-Fi
Dual chip
Sim (entrada híbrida)
Sim
Leitor de digitais
Sim
Sim
Leitor de íris
Não
Não
Reconhecimento facial
Sim
Não
Rádio FM
Não
Não
TV Digital
Não
Não
Resistência à água e poeira
Sim (IP68)
Sim (IP68)
Câmera frontal
16MP + 8MP (f/1.9)
16MP (f/1.9)
Câmera traseira
16MP (f/1.7)
16MP (f/1.9)
Filma em
Full HD (30 FPS)
Full HD (30 FPS)
Bateria
3.000 mAh
3.600 mAh
Dimensões (mm)
156,8 x 77,6 x 7,9
149,2 x 70,6 x 8,4
Peso
172g
186g
Sistema operacional de fábrica
Android 7 (Nougat)
Android 7 (Nougat)
Ofertas
Ver preços

Galaxy A8 apresenta melhor desempenho nas tarefas em geral

Por mais que sejam smartphones intermediários, tanto o A8 quanto o A7 apresentam um desempenho muito próximo aos top de linha para você que procura um celular para navegar pela internet, redes sociais e até rodar alguns joguinhos.

Contudo, no quesito hardware, o ponto vai para o A8. Ele tem processador mais rápido e mais memória RAM que o antecessor, o que garante mais velocidade na hora de abrir vários aplicativos ao mesmo tempo ou executar tarefas mais pesadas, por exemplo.

Já quando o assunto é o sistema operacional, temos um empate, já que o Galaxy A8 e Galaxy A7 vêm equipados de fábrica com o Android 7 (Nougat).

Galaxy A8 tem visual parecido com os top de linha da Samsung

Já que começamos a falar da parte interna dos aparelhos primeiro, agora vamos para o lado externo. Não que o Galaxy A7 seja um aparelho feio, porém o Galaxy A8 conta com o chamado "infinity display" da Samsung, o que deixa ele muito parecido com o Galaxy S8 e Galaxy S9.

E ainda falando do visual dos celulares, o A8 tem uma pegada mais confortável, já que é mais leve, um pouco menor e menos largo que o A7, e isso levando em consideração que eles têm praticamente o mesmo tamanho de tela.

Ah, e por falar nela, esse é outro ponto de destaque no Galaxy A8. A tela de 5,6 polegadas com proporção 18.5:9, digna de cinema, é ótima para você que gosta de assistir a vídeos e filmes no celular, sem falar que ela consegue agrupar mais conteúdo do feed do seu Facebook, por exemplo.

Gosta de tirar selfies? Galaxy A8 é equipado com câmera frontal dupla!

Aqui, mais um ponto para o Galaxy A8. Mas não que as câmeras do A7 sejam ruins, longe disso, porém o Galaxy A8 tem muito mais a oferecer.

O A8 é um smartphone com câmera dupla na parte frontal, sendo uma de 16MP e outra de 8MP, que juntas permitem tirar selfies com fundo desfocado (efeito bokeh) e com amplitudes de captura diferentes!

Galaxy A8 Câmera Dupla Frontal

E na câmera traseira o Galaxy A8 também se destaca e, apesar de seu sensor ser equipado com os mesmos 16MP do Galaxy A7, a abertura focal é menor (f/1.7), o que permite a entrada de mais luz na lente e, consequentemente, fotos mais nítidas e detalhadas, inclusive à noite.

No mais, a câmera traseira do A8 e A7 gravam vídeos em resolução Full HD a 30 FPS, são equipadas com foco automático e infelizmente não tem estabilização óptica de imagem.

Galaxy A8 é mais completo em recursos extras

Apesar de várias semelhanças, como a certificação IP68, que protege contra água e poeira, a compatibilidade com a plataforma de pagamentos digitais Samsung Pay, além de serem celulares dual chip, o Galaxy A8 é mais completo que o Galaxy A7 e conta com alguns recursos extras muito interessantes.

Entre eles o Dual Messenger, que permite utilizar duas contas do WhatsApp no mesmo aparelho, o Controle Wi-Fi inteligente, que desliga a internet automaticamente quando você sai da área de cobertura, economizando os dados móveis e bateria, e o Bluetooth 5.0, mais rápido e com mais alcance.

E isso sem falar no reconhecimento facial, mais uma forma segura e fácil de desbloquear o aparelho.

Galaxy A7 vence na bateria, mas perde no armazenamento

Uma característica muito positiva do Galaxy A7 e que pode fazer toda a diferença na hora da compra é a bateria. Afinal, é muito chato ter de ficar procurando uma tomada para carregar o celular quando se está longe de casa.

Então se você que um celular com boa autonomia de bateria, a opção é ir com o A7. Ele tem capacidade de 3.600 mAh e resiste, segundo a Samsung, a 20 horas de reprodução de vídeos!

Galaxy A7 2017 Bateria

Vale ressaltar que tanto o Galaxy A8 quanto o Galaxy A7 são equipados com a tecnologia de carregamento rápido, que garante carga total em menos de duas horas.

Sobre o armazenamento, o Galaxy A7 fica em desvantagem, já que suporta cartão de memória microSD de até 256GB, enquanto o novo membro da linha Galaxy A tem capacidade para até 2TB! Então se você costuma baixar muitas fotos e vídeos no WhatsApp, por exemplo, é melhor escolher o Galaxy A8.

Mas então, qual celular é o melhor: Galaxy A8 ou Galaxy A7 2017?

Vamos ao que interessa? Se você pode investir mais e quer um aparelho mais completo de recursos, com hardware mais avançado e câmeras frontais e traseiras que tiram fotos com boa qualidade, não pense duas vezes e faça a sua escolha pelo Galaxy A8, um smartphone intermediário premium com visual e especificações muito próximas a dos top de linhas!

Agora, se o seu orçamento está mais apertado, mas ainda assim você precisa de um bom celular que tire fotos legais para postar nas redes sociais, que rode os aplicativos com desempenho satisfatório e ainda tenha uma boa autonomia de bateria, o Galaxy A7 deve te atender as suas expectativas.

Compare os preços do Galaxy A8 e Galaxy A7 2017:

Confira o nosso vídeo:

Leia também: