Zoom indica em Celular e Smartphone

Galaxy A8 vs Zenfone 4: qual intermediário vale mais a pena?

Câmera dupla e processador octa-core são algumas das semelhanças entre os smartphones.

galaxy a8 vs zenfone 4
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Equipados com câmera dupla, processadores octa-core e o principal: uma boa relação custo/benefício, o Galaxy A8 e Zenfone 4 estão entre as melhores opções de smartphones intermediários do momento.

Mas além dessas semelhanças, os celulares da Samsung e Asus têm algumas especificações técnicas que podem fazer toda a diferença na hora da compra.  Vamos descobrir qual deles é o melhor para você? Confira abaixo o comparativo:

 

Leia também: Os Melhores Smartphones Intermediários

 

Samsung Galaxy A8

Samsung Galaxy A8

Asus Zenfone 4

Asus Zenfone 4

Tela 5,6" Super AMOLED FHD+ (2220x1080 pixels) 5,5” IPS LCD FHD (1920x1080 pixels)
Processador Octa-core de até 2,2GHz (Exynos 7885) Octa-core de até 2,2GHz (Snapdragon 630 ou 660)
Memória RAM 4GB 4GB ou 6GB
Armazenamento interno 64GB 64GB
Aceita cartão de memória Sim (até 2TB) Sim (até 2TB)
Acesso à internet 3G, 4G e Wi-Fi 3G, 4G e Wi-Fi
Dual chip Sim Sim
Leitor de digitais Sim Sim
Leitor de íris Não Não
Reconhecimento facial Sim Não
Rádio FM Não Sim
TV Digital Não Não
Resistência à água e poeira Sim (IP68)

Não

Câmera frontal 16MP + 8MP (abertura f/1.9) 8MP (abertura f/2.0)
Câmera traseira 16MP (abertura f/1.7) 12MP + 8MP (abertura f/1.8 e ângulo de 120°)
Filma em Full HD (30 FPS) 4K (30 FPS)
Bateria 3.000 mAh 3.300 mAh
Peso 172g 175g
Sistema operacional Android 7 (Nougat) Android 8 (Oreo)

Tela do Galaxy A8 faz toda a diferença

Antes de falar do interior dos aparelhos, vamos começar pelo lado de fora. No quesito design, tanto o Galaxy A8, quanto o Zenfone 4, não devem em nada para os top de linha e tem corpo composto por partes em vidro e metal, bordas curvas, que garantem uma boa pegada, além de serem leves e finos.

Contudo, se você é um pouco mais desastrado, o Galaxy A8 é a melhor opção, já que vem equipado com revestimento Gorilla Glass 5 e ainda tem certificação IP68 contra poeira e quedas acidentais na água.

Samsung Galaxy A8

Ah, outro ponto de vantagem para o Galaxy A8 está na tela. O celular da Samsung tem o chamado "display infinito" com proporção 18,5:9, que agrega mais conteúdo das páginas da internet e redes sociais, e resolução Full HD+, que apresenta uma maior densidade de pixels, garantindo mais visibilidade de detalhes em vídeos e nos gráficos de jogos.

Zenfone 4 e Galaxy A8 mandam muito bem nas tarefas em geral

Categorizados como smartphones intermediários premium, uma vez que apresentam um conjunto de hardware com especificações muito próximas aos modelos top de linha, como processador octa-core e 4GB de memória RAM, o A8 e o Zenfone 4 empatam no quesito desempenho, sendo capazes de rodar alguns apps ao mesmo tempo sem apresentar travamentos ou muita lentidão.

É importante ressaltar que o Zenfone 4 é comercializado em três versões diferentes e, uma delas, tem 6GB de memória RAM, o que garante um pouco mais de fluidez na abertura dos aplicativos em comparação com Galaxy A8.

Agora, quando o assunto é sistema operacional, ponto para o Zenfone 4! A Asus já liberou o download do Android 8 (Oreo), a versão mais recente do software, para o aparelho. Infelizmente não dá pra fazer o mesmo elogio para o Galaxy A8, que segue sem previsão de atualização.

Prefere selfies? Galaxy A8! Prefere fotografar paisagens? Zenfone 4!

Dentre todas as características de destaque do Galaxy A8 e Zenfone 4, a que mais chama a atenção é eles serem smartphones com câmera dupla. A diferença é que no A8 o sensor com lentes duplas está na parte frontal, enquanto no ZF4 na traseira.

Ou seja, se você curte tirar selfies, o Galaxy A8 é a melhor opção, já que suas duas lentes frontais, uma de 16MP e a outra de 8MP, tem abertura f/1.9, que consegue capturar mais luz que a do Zenfone 4 e ainda são capazes de tirar fotos com o fundo desfocado, também conhecido como o efeito bokeh.

Asus Zenfone 4 Câmera

Por outro lado – literalmente – o Zenfone 4 com suas lentes traseiras de 12MP e 8MP se sai melhor para tirar fotos de paisagens ou muitas pessoas juntas. Isso porque elas contam com o sensor de imagem Sony IMX362, que tem abertura de f/1.8 e lente Wide Angle com 120°.

A câmera traseira do Zenfone 4 também se destaca na gravação de vídeos, já que é capaz de gravar em 4K e conta com estabilização óptica.

Zenfone 4 aguenta mais tempo longe da tomada, mas empata no armazenamento

Pode parecer pouco, mas a pequena diferença na capacidade de bateria do Zenfone 4 pode fazer toda a diferença. O smartphone da Asus tem 300 mAh a mais que o Galaxy A8, o que garante, segundo a própria fabricante, uma autonomia de até 18h no uso de internet Wi-Fi.

Vale ressaltar que o A8 e o ZF4 são equipados com o sistema de carregamento rápido e conseguem, em torno de 15 minutos conectados na tomada, carga para resistir 2h de funcionamento em uso moderado.

Já em relação ao armazenamento interno, tanto o Galaxy A8 quanto o Zenfone 4 tem 64GB, uma boa quantidade de espaço para guardar músicas, fotos, vídeos e demais arquivos. E se ainda precisar de mais, é só adicionar um cartão microSD de até 2TB!

Galaxy A8 tem mais recursos extras muito interessantes

Aqui temos um ponto no qual o Galaxy A8 leva uma boa vantagem em relação ao Zenfone 4. Dentre todos os recursos legais, dá para destacar o Dual Messenger, que permite acessar duas contas do WhatsApp e Facebook em um mesmo aparelho, o Wi-Fi Inteligente, que economiza dados móveis, bateria e desliga automaticamente quando você se afasta da área de alcance.

Ah, e isso sem falar na tela Always On Display, que exibe informações importantes como data, hora e notificações sem a necessidade de ligar a tela do celular e a compatibilidade com a ferramenta de pagamentos móveis Samsung Pay.

Infelizmente só ficou faltando o Rádio FM, que em contrapartida está disponível no Zenfone 4.

Mas então, qual smartphone intermediário é o melhor: Galaxy A8 ou Zenfone 4?

Após uma disputa bastante acirrada, não há como dizer que um celular é melhor do que o outro, já que o Galaxy A8 e Zenfone 4 são duas ótimas opções de smartphones intermediários no momento. Então, por esse motivo, a escolha fica muito pelas suas necessidades.

O Galaxy A8 é mais indicado para quem quer um bom aproveitamento da tela para assistir a vídeos ou navegar pelas redes sociais, gosta de tirar selfies de qualidade e com o efeito de fundo desfocado, e ainda quer um celular com resistência à água e poeira.

Sem falar que ele tem recursos extras bem interessantes como o reconhecimento facial e o Dual Messenger, por exemplo.

O Zenfone 4, por sua vez, é um ótimo celular para quem quer uma câmera traseira de respeito, capaz de gravar em resolução 4K e com ângulo aberto de 120º, rádio FM para escutar aquela música esperta enquanto volta do trabalho, além de uma bateria com boa autonomia, Android atualizado e ter três versões diferentes para você escolher!

Compare os preços do Galaxy A8 e do Zenfone 4:

 

 

 

Confira o nosso vídeo:

 

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone