Zoom indica em Celular e Smartphone

Galaxy J8 vs Galaxy J7 Prime 2: saiba qual o melhor intermediário Samsung para você

Comparamos as configurações e os recursos de dois smartphones Samsung para você escolher qual celular comprar

Galaxy J8 vs Galaxy J7 Prime 2
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A Samsung é uma das marcas que mais aposta em variedades de modelos, desde smartphones intermediários até os top de linha mais completos do mercado.

Com tantas opções, pode ser difícil descobrir qual o melhor smartphone Samsung para você, principalmente entre aqueles de preço um pouco mais baixo.

Comparamos dois modelos da categorias de smartphones intermediários da Samsung, o Galaxy J8 e o Galaxy J7 Prime 2, para te ajudar a descobrir qual a melhor alternativa para o seu dia a dia.

 

 

Galaxy J8

Galaxy J8

Galaxy J7 Prime 2

Galaxy J7 Prime 2

Tela 6 polegadas HD+ (1480 x 720 pixels) 18,5:9 5,5 polegadas Full HD (1920 x 1080 pixels) 16:9
Processador Qualcomm Snapdragon 450 Octa-core de 1,6 GHz Exynos 7870 Octa-core de 1,6 GHz
Memória RAM 4GB 3GB
Armazenamento 64GB 32GB
Aceita cartão de memória Sim, microSD de 256GB Sim, microSD de 256GB
Conectividade 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 4.2 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 4.1
Dual chip Sim Sim
Leitor de impressões digitais Sim Sim
Reconhecimento facial Sim Não
TV Digital Não Sim
Câmera traseira Dupla: 16MP (f/1.7)+ 5MP (f/1.9) 13MP (f/1.9)
Câmera frontal 16MP (f/1.9) 13MP (f/1.9)
Filma em Full HD @ 30 fps Full HD @ 30 fps
Bateria 3.500 mAh 3.300 mAh
Dimensões (altura x largura x espessura) 159 x 75 x 8 mm 151 x 75 x 8 mm
Peso 177 gramas 170 gramas
Sistema operacional de fábrica Android 8 (Oreo) Android 7.1 (Nougat)
Rádio FM Sim Sim

Samsung Galaxy J8 tem mais velocidade de trabalho

Embora os dois smartphones Samsung trabalhem com processador octa-core, o Qualcomm Snapdragon, no Galaxy J8, e o Exynos 7870, no Galaxy J7 Prime 2, o desempenho do J8 sai na frente. Só para deixar claro, ambos vão lidar facilmente com tarefas como navegar na internet e redes sociais e reproduzir filmes em streaming, por exemplo.

Galaxy J8 Desempenho

Mas além de um processador um pouco mais potente, o Galaxy J8 tem RAM de 4GB, contra 3GB do J7 Prime 2. Isso quer dizer que ele vai ter mais facilidade em rodar tarefas um pouquinho mais pesadas, como apps de fotos e vídeos com muitos filtros, além de manter a boa velocidade de trabalho com vários aplicativos abertos ao mesmo tempo.

Também vale notar que o Galaxy J8 tem Android 8 (Oreo), versão do sistema operacional mais recente que o Android 7.1 (Nougat) do Galaxy J7 Prime 2.

Muito mais armazenamento do Galaxy J8

Já começam a aparecer alguns sinais de que o Galaxy J8 é um pouco mais avançado. Depois de sair na frente com o desempenho, o modelo confirma a vantagem com os 64GB de armazenamento, o dobro dos 32GB do J7 Prime 2.

De qualquer forma, você sempre vai ter a opção de colocar um cartão de memória para aumentar esse espaço, além do slot para segundo chip.

TV Digital integrada é só no Galaxy J7 Prime 2

Galaxy J7 Prime 2 TV

Apesar da configuração um pouco mais simples, o Galaxy J7 Prime 2 é o único entre eles que tem TV Digital integrada, bem legal para quem quer acompanhar a programação da TV aberta em qualquer lugar. Dessa forma, você não perde o jogo do seu time, jornais, novelas ou programas preferidos.

Galaxy J7 Prime 2 tem maior definição, mas Galaxy J8 ganha no formato de tela

Em uma primeira análise, parece claro que o Galaxy J7 Prime 2 ganha em qualidade de imagem, afinal, sua definição Full HD, de 1920x1080 pixels, é maior do que a definição HD+ do Galaxy J8, com 1480x720 pixels. Sem dúvidas, a resolução mais alta garante ótima qualidade de imagem.

Mas outros fatores também devem ser considerados. Por exemplo, a tela Super AMOLED do Galaxy J8 é mais interessante para quem gosta de imagens mais vivas, já que o visor TFT apresenta cores menos saturadas.

É uma questão de gosto pessoal, mas quem já está acostumado com as famosas telas Samsung podem notar a diferença.

Outro ponto importante é o formato de tela. Com 18,5:9, o Galaxy J8 acompanha o formato das telas de cinema, o que resulta na exibição de imagens sem cortes nas bordas, o que pode ocorrer na tela de 16:9 do J7 Prime.

Dessa forma, a imersão leva a vantagem para o Galaxy J8, pois, além do formato mais amplo, o modelo tem tela maior, de 6", contra 5,5" no J7 Prime 2, e aproveita melhor o espaço frontal do aparelho, que ficou com bordas bem fininhas.

Galaxy J8 tem visual clean

Para permitir esse melhor aproveitamento da tela, o Galaxy J8 abriu mão do botão físico clássico da Samsung, seguindo uma tendência vista em modelos mais avançados, como Galaxy S8 e Galaxy S9.

Galaxy J8 Visual

O Galaxy J7 Prime 2 não apresenta tantas mudanças no visual, bem parecido com o seu próprio antecessor, Galaxy J7 Prime, inclusive na presença do botão físico logo abaixo da tela.

Já a semelhança fica por conta da estrutura traseira em material metálico do dois modelos, sem grandes inovações.

Smartphones Samsung com recursos extras diferentes

Como é esperado de dois smartphones da mesma marca, o Galaxy J8 e o Galaxy J7 Prime 2 têm alguns recursos extras parecidos, como o Dual Messenger, que permite o uso simultâneo de duas contas de um mesmo aplicativo de mensagem, e a Pasta Segura, com melhor proteção dos arquivos e aplicativos que você selecionar.

Mas o destaque do Galaxy J7 Prime 2 vai para a assistente pessoal Bixby, que o torna o primeiro modelo mais simples da marca a apresentar esse recurso, antes visto apenas nos tops de linha, como o Galaxy Note 9.

Tudo bem, a Bixby ficou um pouquinho mais simples e perdeu os comandos de voz, mas você ainda consegue acessar informações importantes como compromissos, alarmes, notícias e atualizações sobre o clima, em uma só tela, além de agendar lembretes bem práticos, de acordo com a localização, por exemplo.

Galaxy J8 AppPair

Do outro lado, o Galaxy J8 aposta no sistema de reconhecimento facial, que se junta ao desbloqueio por impressão digital para maior segurança dos seus dados, e do App Pair, que exibe, ao mesmo tempo na tela dividida, vídeos e o app de mensagens.

Fotos mais elaboradas com o Galaxy J8

Os recursos de câmera do Galaxy J8 são mais desenvolvidos, afinal, o modelo é mais um smartphone com câmera dupla, que permite efeitos como Modo Retrato (efeito Bokeh, como é chamado pela Samsung) e ajuste de profundidade, antes ou depois dos cliques.

Com lentes de 16MP e abertura focal de f/1.7 e 5MP com f/1.9, até mesmo as fotos noturnas ou em espaços com pouca iluminação saem nítidas e com poucos ruídos, além de enquadramento amplo.

Galaxy J8 Câmera

Os bons resultados se repetem na câmera frontal de 16MP e abertura f/1.9, ótima captura de luz ambiente para selfies feitas durante a noite e em ambientes fechados.

Embora mais simples, as câmeras traseira e frontal de 13MP e f/1.9 do Galaxy J7 Prime 2 não decepcionam, já que também garantem boa captura da luz ambiente para fotos com pouca luz e contam até com processamento de imagens que permite selfies com efeito Bokeh.

Galaxy J8 também tem mais duração de bateria

O Galaxy J7 Prime 2 não tem uma bateria ruim, já que seus 3.300mAh são suficientes para chegar ao fim do dia com uso moderado. Aliás, esse número é até um pouco maior do que outros modelos da categoria.

Mas, com 3.500mAh, e tela com menor consumo de energia, o Galaxy J8 aguenta mais tempo longe da tomada, mesmo com utilização mais intensa ao longo do dia.

O Galaxy J8 é melhor do que o Galaxy J7 Prime 2?

Sim. Ficou claro que a configuração do Galaxy J8 é mais avançada e já pode caracterizar esse modelo como um smartphone intermediário premium, enquanto o J7 Prime ainda se encaixa nas opções mais simples da categoria.

Afinal, o Samsung Galaxy J8 oferece melhor desempenho, câmeras com mais recursos (inclusive efeito Bokeh), visual mais sofisticado, bateria de maior duração e até tela maior e mais imersiva, embora com menor definição.

Mas, então, qual a vantagem do Galaxy J7 Prime 2? Bem, no preço. Com custo mais baixo, o modelo ainda se mostra uma ótima alternativa para quem escolhe abrir mão de alguns recursos, mas sem deixar de lado o bom desempenho nas atividades do dia a dia, tela com alta definição e até fotos com ótimos resultados, mas menos efeitos.

Confira as melhores ofertas do Galaxy J8 e Galaxy J7 Prime 2:

 

Assista ao Review em 1 Minuto dos smartphones!

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone