Zoom indica em Celular e Smartphone

Galaxy J8 vs Galaxy J7 Pro: uma briga entre os intermediários Samsung

Descubra as diferenças principais entre as fichas técnicas dos modelos

Galaxy J8 vs Galaxy J7 Pro
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Além dos celebrados modelos top de linha, como o Galaxy S9 e o Galaxy Note 9, a Samsung também aposta alto na categoria de smartphones intermediários, com uma série de alternativas para quem procura aparelhos de menor custo, mas bons recursos.

Mas, com tantos modelos com ficha e preços similares, a escolha do melhor smartphone para você pode ficar um pouco confusa, não é?

Para te ajudar, comparamos as principais características do Galaxy J8 e do Galaxy J7 Pro para você escolher qual smartphone comprar.

 

Galaxy J8 Tela

Galaxy J8

Galaxy J7 Pro

Galaxy J7 Pro

Tela 6 polegadas HD+ (1480 x 720 pixels) 18,5:9 5,5 polegadas Full HD (1920 x 1080 pixels) 16:9
Processador Qualcomm Snapdragon 450 Octa-core de 1,6 GHz Exynos 7870 Octa-core de 2,3 GHz
Memória RAM 4GB 3GB
Armazenamento 64GB 64GB
Aceita cartão de memória Sim, microSD de 256GB Sim, microSD de 256GB
Conectividade 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 4.2 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 4.2
Dual chip Sim Sim
Leitor de impressões digitais Sim Sim
Reconhecimento facial Sim Não
Câmera traseira Dupla: 16MP (f/1.7)+ 5MP (f/1.9) 13MP (f/1.7)
Câmera frontal 16MP (f/1.8) 13MP (f/1.9)
Filma em Full HD @ 30 fps Full HD @ 30 fps
Bateria 3.500 mAh 3.600 mAh
Dimensões (altura x largura x espessura) 159 x 75 x 8 mm 152 x 74 x 8 mm
Peso 177 gramas 181 gramas
Sistema operacional de fábrica Android 8 (Oreo) Android 7 (Nougat)

Galaxy J8 sai na frente com desempenho

Com processador octa-core Qualcomm Snapdragon 450 e RAM de 4GB, o Samsung Galaxy J8 tem melhor desempenho do que o Galaxy J7 Pro, que trabalha com outro octa-core, o Exynos 7870, mas tem RAM de 3GB.

Na prática, os processadores têm a mesma capacidade de lidar com tarefas do dia a dia, sem dificuldades para navegar em sites e redes sociais ou reproduzir vídeos em streaming.

Mas a maior memória RAM do Galaxy J8 garante navegação mais fluida, principalmente em aplicativos um pouco mais pesados, como apps de vídeos e fotos cheios de filtros, ou ao lidar com mais tarefas abertas ao mesmo tempo.

Galaxy J8 Desempenho

Também vale notar que o Android 8 (Oreo), do Galaxy J8, é uma versão mais recente que o Android 7 (Nougat) do J7 Pro, com mais atualizações de aplicativos disponíveis.

No armazenamento, temos um empate, já que ambos contam com espaço de 64GB, bem legal para quem não quer se preocupar em baixar quantos aplicativos quiser e salvar várias fotos e vídeos do celular. Slot para cartão de memória e segundo chip também estão disponíveis nos dois modelos.

Galaxy J7 Pro tem melhor definição de tela

A tela de 5,5" do Galaxy J7 Pro tem definição Full HD de 1920x1080 pixels, com imagens mais ricas em detalhes do que o Galaxy J8, que tem tela maior, de 6", mas menor definição, a HD+, com 1480x720. Então, se a resolução de imagem é o que mais faz diferença para você, o J7 Pro é a melhor opção.

Galaxy J7 Pro Tela

Mas é legal saber que o formato de imagem é mais interessante no Galaxy J8, que apostou na tela de 18,5:9, assim como as telas de cinema. Com isso, você vai ter a exibição de imagens livres de cortes nas bordas ou leves distorções, o que pode ocorrer no formato de 16:9 do J7 Pro.

Diferenças no visual dos smartphones Samsung

Apesar de serem modelos de uma mesma categoria da Samsung, é fácil notar algumas diferenças visuais entre o Galaxy J8 e o Galaxy J7 Pro.

Por exemplo, além da tela maior, o J8 aproveitou melhor o espaço frontal do aparelho ao excluir o botão físico, seguindo a tendência dos avançados da Samsung, como Galaxy S8 e o Galaxy S9. Com isso, o modelo ganhou bordas bem fininhas em todos os lados da tela.

Já o Galaxy J7 Pro continua com o botão físico frontal, mas leva a tela até o limite das bordas laterais, com formato levemente curvo, no melhor estilo tela infinita da Samsung.

No fim das contas, os dois modelos oferecem boa imersão, mas cada um com uma aparência diferente. Aí cabe o gosto pessoal de cada um.

Na estrutura traseira, a única diferença é o sensor de digitais do Galaxy J8, que foi parar logo embaixo dos sensores de câmera, pois os dois modelos foram construídos em material metálico.

E por falar em câmera... Mais um ponto para o Galaxy J8

É melhor adiantar logo que os dois smartphones Samsung são bons para fotos. As câmeras traseira e frontal de 13MP do Galaxy J7 Pro fazem fotos legais, com boa abertura focal (de f/1.7 e f/1.9, respectivamente), que garantem resultados nítidos, com cores e formatos bem definidos.

Mas não foi o suficiente para barrar a câmera dupla traseira do Galaxy J8, com lentes de 16MP e 5MP e a mesma abertura focal máxima de f/1.7.

Galaxy J8 Câmera

Dessa forma, além dos mesmos bons resultados em fotos noturnas ou em espaços com pouca luz, o modelo permite ajustes de profundidade antes ou depois do clique, incluindo o efeito Bokeh, como a marca chama as fotos do tipo Modo Retrato. E você ainda pode inserir uma séries de stickers, filtros e ajustes automáticos.

Como tem lente única e a mesma taxa de captura de luz, a câmera frontal do Galaxy J8 faz selfies mais parecidas com as do J7 Pro, mas seus 16MP garante melhor resolução das fotos, mantendo a vantagem do modelo.

Galaxy J8 e Galaxy J7 Pro dividem alguns recursos extras

Não é nenhuma surpresa que dois modelos de uma mesma marca e categoria tenham recursos parecidos. No caso do Galaxy J8 e do J7 Pro, vale destacar o Dual Messenger, que permite o uso simultâneo de duas contas diferentes em um mesmo aplicativo de mensagens, e a Pasta Segura, com maior proteção aos arquivos e aplicativos que você selecionar.

Galaxy J8 AppPair

Já o Display Always On, com exibição de algumas informações na tela bloqueada, como horário, calendário e notificações, é exclusividade do Galaxy J7 Pro.

Do outro lado, o Galaxy J8 tem o AppPair, para que você abra um aplicativo de mensagem e um app de vídeos ao mesmo tempo na tela dividida. E o modelo adicionou um sistema de reconhecimento facial para desbloquear o aparelho, além do já conhecido sensor de impressões digitais.

Empate técnico na disputa pela melhor duração de bateria

Tanto o Galaxy J8, quanto o Galaxy J7 Pro, apostaram em capacidade de bateria maior do que a média da categoria, com 3.500mAh e 3.600mAh, respectivamente.

Considerando o maior gasto de energia da tela Full HD do J7 Pro, no fim das contas os modelos têm duração de bateria bem parecidos, e os dois podem aguentar com facilidade até o fim do dia, mesmo com mais acesso aos aplicativos e tarefas. A não ser que você passe muito tempo em aplicativos de reprodução de vídeos, pode deixar o carregador dentro da bolsa.

Qual celular comprar: Galaxy J8 ou Galaxy J7 Pro

Se você ficou com a impressão de que o Galaxy J8 oferece mais recursos avançados, acertou. Afinal, além do melhor processamento, graças ao RAM de 4GB, o modelo também ganhou a câmera dupla traseira, com mais possibilidades de efeitos. A definição de tela é menor, é verdade, mas só os mais detalhistas devem notar uma diferença muito grande.

É claro que, se você faz questão da definição Full HD, também vai ter no Galaxy J7 Pro uma boa escolha, capaz de rodar com tranquilidade os aplicativos e tarefas do dia a dia. Sem falar que a configuração um pouco mais simples do modelo também é uma chance de encontrar um celular mais barato, mas sem deixar de comprar um bom celular.

Confira as ofertas do Galaxy J8 e Galaxy J7 Pro:

 

Confira a batalha em nosso canal o /deumzoom:



Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone