Logo Zoom
Logo Zoom

Com a chegada dos novos celulares Apple e Samsung, versões anteriores podem apresentar preços mais baixos, sem perder a condição de tops de linha.

O iPhone 8 e o Galaxy S8 são ótimos exemplos disso. Mesmo com a chegada das novas gerações das marcas, eles ainda aparecem entre os modelos mais avançados disponíveis.

Quer saber qual smartphone comprar? Veja um comparativo entre o Samsung Galaxy S8 e o iPhone 8, modelos que se equiparam em ficha técnica e recursos.


Leia também: Os Melhores Smartphones Baratos

Alto desempenho não vai ser um problema

Vale começar reforçando que, embora não sejam os modelos mais recentes das marcas, o Galaxy S8 e o iPhone 8 garantem ótimo desempenho, e ambos podem rodar tarefas e jogos pesados com facilidade.

O Galaxy S8 trabalha com processador Exynos 8895, um poderoso octa-core fabricado pela própria Samsung de até 2,3GHz, RAM de 4GB e sistema operacional Android 7 (Nougat) de fábrica. Já o iPhone 8 aposta na integração do chip A11 Bionic e do sistema operacional iOS 11 (atualizável para o iOS 12).

Na parte de armazenamento, o iPhone 8, como sempre, oferece diferentes versões, com 64GB ou espaçosos 256GB. O Galaxy S8 tem versão única de 64GB, mas, em compensação, você tem um slot extra para cartão de memória ou segundo chip.

Display infinito da Samsung ganha pontos em qualidade de imagem e design

A Samsung sai na frente quando falamos em tela e design dos modelos. O Display Infinito da marca ocupa quase que toda a parte frontal do Galaxy S8, indo até as bordas arredondas, com molduras bem sutis nas partes superior e inferior, que ficou sem o botão físico.

Já a imersão e a qualidade de imagem ficam por conta da definição Quad HD+ da tela de 5,8", com resolução de 2960x1440 e proporção ampla de 18,5:9, que pode exibir imagens sem cortes e com excelentes níveis de cores, contraste e detalhes.

Um pouco menor, com tela Retina HD de 4,7", o iPhone 8 é uma boa opção para quem não faz questão de tela grande, e sua definição de 1334x750 pixels garante qualidade de imagem bem legal, embora sem a mesma riqueza de detalhes que o modelo da Samsung. A proporção de 16:9 também causar alguns cortes nas imagens exibidas, mas nada que atrapalhe a experiência.

O iPhone 8 não tem muitas mudanças de visual em relação ao antecessor iPhone 7, com bordas mais presentes e o Botão Home, que desapareceu nos modelos seguintes, inclusive no novo iPhone XR.

Outra semelhança está na traseira em vidro, vista no Galaxy S8 e no iPhone 8, que confere o visual esperado dos modelos premium.

Até mesmo a proteção contra água e poeira é parecida, já que as classificações IP67 do iPhone 8 e IP68 do Galaxy S8, no fundo, ajuda em situações como pegar o celular na chuva ou banhos acidentais rápidos.

Bateria tem duração parecida, mas Galaxy S8 tem carregamento mais rápido

Sinceramente, não é possível apontar em uma grande vantagem de bateria, seja no iPhone 8 ou no Galaxy S8. Nos dois casos, você vai conseguir levar o aparelho ligado até o fim do dia com uso moderado, sem reprodução de longos períodos de games ou filmes.

Um sistema de carregamento sem fio pode ser usado em qualquer um dos modelos, mas a Samsung também aposta em carregamento mais rápido, que pode ser um ponto positivo.

iPhone 8 e Galaxy S8 fazem boas fotos

Mais uma vez, dá para ver que os dois modelos fazem parte da mesma geração, já que as configurações de câmera do iPhone 8 e do Galaxy S8 são bem parecidas, inclusive nos 12MP, e não vão decepcionar.

Como as duas marcas são conhecidas por garantirem ótimas câmeras em seus tops de linha, o resultado das fotos é bem parecido, com uma leve vantagem para a maior entrada de luz do Galaxy S8, com resultados um pouco mais nítidos em fotos noturnas e em espaços com pouca luz.

Também dá para perceber que a Samsung aposta em cores e contrastes mais fortes, enquanto a Apple vai pelo caminho mais natural. Mas, nesse caso, é questão de gosto. Tem quem valorize o visual "sem filtro" do iPhone 8.

Porém, nas câmeras frontais, a diferença das fotos feitas com pouca luz ambiente são mais perceptíveis, já que a captura de f/1.7 da câmera de selfie de 8MP do Galaxy S8 é mais eficiente que a captura dos f/2.2 da câmera frontal do iPhone 8, de 7MP.

Galaxy S8 com leitor de íris e reconhecimento facial

Já faz algum tempo que os modelos tops de linha apostam em alternativas mais seguras ao desbloqueio por impressões digitais. O Samsung Galaxy S8, por exemplo, reforça a segurança com leitor de íris e reconhecimento facial.

Embora tenha aparecido no iPhone X, lançado ao mesmo tempo, esses recursos ficaram de fora do iPhone 8, que continua com o bom e velho leitor de digitais integrado ao Botão Home.

Qual vale mais a pena: Galaxy S8 ou iPhone 8?

Quem está decidido a comprar um smartphone Apple com direito a todas as vantagens da marca, tem no iPhone 8 uma ótima alternativa. Apesar de não apresentar algumas características avançadas dos novos iPhones, como a câmera dupla, o modelo garante altíssimo desempenho e ainda está entre os melhores modelos avançados do mercado, com ótimas funções extras.

O mesmo vale para o Galaxy S8, que não fica devendo em velocidade de trabalho nem mesmo nas tarefas mais pesadas. Ele também não tem câmera dupla ou outras novidades dos modelos mais recentes da Samsung, mas a qualidade de suas fotos e a tela de excelente resolução continuam entre as melhores vistas em smartphones. Se esses pontos são prioridade no seu dia a dia, ou se você quiser gastar um pouco menos, é uma ótima escolha.

Confira as ofertas do Galaxy S8 e iPhone 8:




Leia também: