Zoom indica em Celular e Smartphone

Galaxy S9 Plus vs iPhone 8 Plus: qual é o melhor smartphone top de linha?

Galaxy S9 Plus ou iPhone 8 Plus? Confira quem vence esse duelo de smartphones com alto poder de fogo.

Galaxy S9 Plus vs iPhone 8 Plus, iPhone 8 Plus ou Galaxy S9 Plus
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Com a chegada do Galaxy S9 e do Galaxy S9 Plus em março de 2018, a Samsung estreou sua nova série de aparelhos top de linha, voltados para quem busca aparelhos com alto poder de processamento, ótimas tecnologias de tela e as melhores câmeras em um smartphone.

Os novos aparelhos chegam para competir em um segmento de alto calibre, em que há muitas opções disponíveis, como o iPhone 8 Plus, smartphone da rival, Apple.

Para te ajudar a descobrir qual é o melhor celular top de linha do momento, fizemos um comparativo entre o iPhone 8 Plus e o Galaxy S9 Plus. Confira!

Galaxy S9 PlusGalaxy S9 PlusiPhone 8 PlusiPhone 8 Plus
Data de lançamento
Março de 2018 Setembro de 2017
Tamanho da Tela
Curva de 6.2" Super AMOLED com proporção 18.5:9 5.5" IPS LCD
Resolução da Tela
QHD+ Full HD
Processador
Octa-core de até 2.8GHz (Qualcomm Snapdragon 845) Hexa-core de 64 bits (Apple A11 Bionic)
Memória RAM
6 GB Não informado pela fabricante
Armazenamento
128 GB 64GB ou 256GB
Memória expansível
Sim (até 400GB) Não
Câmera traseira
12MP (f/2.4) + 12MP (f/1.5 ou f/2.4) 12MP (f/1.8) + 12MP (f/2.4)
Câmera frontal
8MP (f/1.7) 7MP (f/2.2)
Filma em
4K (60 FPS) 4K (60 FPS)
Bateria
3.500 mAh 2.691 mAh
Dual chip
Sim (entrada híbrida) Não
Acesso à Internet
4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Sistema operacional
Android 8.0 (Oreo) iOS 11
Leitor de digitais
Sim Sim
Reconhecimento Facial
Sim Não
Scanner de íris
Sim Não
Resistência à água e poeira
Sim (certificação IP68) Sim (certificação IP67)
TV Digital
Não Não
Peso
189 g 202 g
Ver ofertas Ver ofertas

Display infinito garante a vitória do Galaxy S9 Plus no design

No quesito design, o Galaxy S9 Plus sai na frente. O aparelho tem um design mais sofisticado, dando continuidade ao padrão que a Samsung adotou no Galaxy S8. Aqui, a estrutura de vidro e metal com o "display infinito", quase sem bordas, tem proteção Gorilla Glass 5, contra quedas e arranhões e certificação IP68, o que o torna um celular à prova d'água doce até 1.5m por 30 minutos.

Design do Galaxy S9 Plus

O iPhone 8 Plus foi bem mais conservador no visual, e se manteve praticamente igual ao iPhone 7 Plus e ao iPhone 6 Plus. Na parte da frente, o aparelho tem bordas mais espessas na parte superior e inferior, onde ficam a câmera frontal e o botão Home com leitor de digitais. O aparelho também conta com resistência contra água doce (IP67).

Outra vantagem do Galaxy S9 Plus é a presença da entrada P2 (3.5mm) para fones de ouvido, enquanto no iPhone 8 Plus é preciso usar um fone de ouvido bluetooth ou um adaptador para curtir um som.

A tecnologia de tela do Galaxy S9 Plus também é superior

Quando o assunto é tecnologia de tela, o smartphone Samsung também leva a melhor sobre o rival. O Galaxy S9 Plus vem com uma tela Super AMOLED de 6.2 polegadas em proporção 18.5:9, que é mais esticada e ocupa 83.5% da parte frontal do aparelho. A resolução por aqui é Quad HD+ (1440 x 2960), superior ao Full HD, e entrega imagens em alta definição.

Já o aparelho da Apple tem uma tela de retina de 5.5 polegadas com resolução Full HD (1080 x 1920). Estão presentes também as tecnologias 3D Touch, que responde à pressão dos dedos, e TrueTone, que regula automaticamente a tela para adaptar o aparelho à luz ambiente.

Na prática, os dois aparelhos são ótimas opções para usar as redes sociais ou assistir a filmes e séries pelo Netflix, por exemplo, mas o aparelho da Samsung leva a melhor graças ao tamanho da tela, e tecnologia mais recente.

No desempenho, disputa acirrada entre o iPhone 8 Plus e o Galaxy S9 Plus

Quanto à performance dos aparelhos, temos aqui dois smartphones top de linha equipados com o que há de mais avançado em poder de processamento.

Do lado do Galaxy S9 Plus, o celular conta com o processador Snapdragon 845, um dos mais avançados da atualidade, e já vem com o Android 8.0 (Oreo) de fábrica. Ele também tem 6GB de RAM, suficiente para manter diversos aplicativos abertos simultaneamente ou fazer multitasking sem engasgos.

E para quem curte o iOS, o iPhone 8 Plus tem o alto poder de fogo do processador A11 Bionic, que além de ser bem mais rápido que os iPhones anteriores, também tem uma inteligência artificial que melhora o desempenho de aplicativos que você usa com mais frequência.

Quanto ao armazenamento, o iPhone 8 Plus tem duas opções, o iPhone 8 Plus com 64GB ou o iPhone 8 Plus com 256GB de capacidade. Já o Galaxy S9 Plus tem apenas a opção de 128GB de armazenamento interno, mas pode receber expansão por cartão MicroSD de até 500GB.

Como ambos conseguem rodar com tranquilidade todos os aplicativos e games disponíveis na App Store ou na Play Store, com ótimo desempenho e sem travamentos ou engasgos, eles ficam empatados nesta categoria.

iPhone 8 Plus e Galaxy S9 Plus mandam muito bem nas fotos

Para quem curte fotografia, a boa notícia é que os dois aparelhos mandam muito bem nos cliques, com fotos de excelente qualidade. Ambos são smartphones com câmera dupla, têm estabilização óptica de imagem (OIS), HDR e podem fazer fotos com efeito bokeh (ou Retrato), com o fundo desfocado.

Por um lado, o iPhone 8 Plus, com uma câmera dupla de 12MP com abertura focal de f/1.8, se destaca pelas fotos com excelente qualidade, cores equilibradas e muito realistas. A segunda câmera é uma teleobjetiva com abertura de f/2.8, capaz de registrar fotos com zoom sem perder qualidade, especialmente em ambientes mais iluminados. Vale destacar também o modo iluminação de estúdio, que aplica efeitos antes mesmo de você fazer o clique final.

Já o Galaxy S9 aposta em um sensor de 12.2MP com abertura focal variável, uma grande novidade no mundo dos smartphones. O sensor reconhece se é melhor usar a abertura de f/1.5, quando há pouca luz, ou f/2.4, em ambientes bem iluminados, como uma praia, por exemplo. Essa opção permite fazer cliques de excelente qualidade em qualquer situação. As cores aqui são mais vibrantes, ideais para as redes sociais ou até para uso profissional.

Galaxy S9 Plus Câmera

Para quem curte gravar vídeos, há poucas diferenças por aqui: tanto o Galaxy S9 Plus quanto o iPhone 8 Plus conseguem capturar vídeos em 4K a 60 quadros por segundo, com estabilização óptica de qualidade para não deixar as gravações tremidas.

Nas câmeras frontais, ambos também fazem fotos excelentes, mas como o Galaxy S9 Plus tem uma lente de f/1.6, com abertura maior que a lente de f/2.2 do iPhone 8 Plus, ele também se sai melhor nas fotos noturnas. Ponto para a Samsung!

Autonomia é parecida nos dois modelos

Falando agora em bateria, os dois smartphones contam com capacidade suficiente para chegar ao final do dia com tranquilidade, desde que você faça uso moderado .

Em números absolutos, a bateria do iPhone 8 Plus é um pouco menor, com 2.691 mAh contra 3.500 mAh do Galaxy S9 Plus, mas como ele tem uma tela menor, o modelo da Apple consegue gerenciar a bateria de forma mais eficiente.

Carregamento sem fio do iPhone 8 Plus

Vale destacar que os dois modelos contam com suporte a carregamento rápido, que garante que com apenas 30 minutos na tomada, você consiga alcançar 50% da carga total da bateria. E tanto o Galaxy S9 Plus quanto o iPhone 8 Plus são compatíveis com carregamento sem fio, no padrão Qi, então eles empatam neste quesito.

O veredito: quem vence o duelo entre o iPhone 8 Plus e o Galaxy S9 Plus?

Levando a melhor em design, tela e câmeras, a vitória neste duelo vai para o Galaxy S9 Plus! Sem dúvidas, a Samsung caprichou no seu novo aparelho top de linha, com uma tela gigante e com ótimas cores, um desempenho de primeira e câmeras excelentes, feitas para quem quer a melhor experiência de fotografia em um smartphone.

Agora, se você prefere o sistema iOS, o iPhone 8 Plus é uma ótima opção. Ele tem todos os recursos de um smartphone top de linha, com um desempenho de primeira, ótimas câmeras e um sistema operacional fluido e é um dos melhores smartphones Apple disponíveis no momento.

Confira ofertas do Samsung Galaxy S9 Plus e do Apple iPhone 8 Plus:

 

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone