A Apple anunciou o lançamento de três novos modelos de iPhone em 2017: o iPhone 8, o iPhone 8 Plus e o iPhone X, modelo redesenhado e ainda mais sofisticado, que comemora os 10 anos da marca.

Apesar de não ser um smartphone revolucionário, o iPhone 8 vem com algumas melhorias interessantes, como o novo processador A11 Bionic, carregamento sem fio e câmeras mais inteligentes que as do iPhone 7.

Para você que quer conferir de perto todas as novidades desse novo aparelho ou está se perguntando se vale a pena trocar o iPhone 7 pelo iPhone 8, fizemos um comparativo entre os dois modelos, esclarecendo todas as diferenças entre eles. Dá só uma olhada!

 

iPhone 8

iPhone 7

Tela 4,7" Retina IPS (1334x750) HD 4,7" Retina IPS (1334x750) HD

Processador

Hexa-Core (A11 Bionic) Quad-core (A10 Fusion)
Memória RAM 2GB 2GB
Armazenamento 64GB ou 256GB 32GB, 128GB ou 256GB
Conectividade 4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Aceita cartão de memória Não Não
Dual chip Não Não
Resistente à água e poeira Sim Sim
Leitor de digital Sim Sim
Câmera traseira 12MP (abertura de f/1.8) 12MP (abertura de f/1.8)
Câmera Frontal 7MP (abertura de f/2.2) 7MP (abertura de f/2.2)
Filma em 4K (60FPS) 4K (30FPS)
Bateria Não especificada 1.960 mAh

No design, Apple não arrisca e entrega celular parecido

No quesito design, o iPhone 8 não inovou muito e continua quase igual à versão anterior. A frente do aparelho manteve as bordas arredondadas na parte superior e inferior, onde ficam a câmera frontal e o botão Home com o leitor de digitais. A certificação IP67 continua a mesma, então o iPhone 8 também é um celular resistente à água e poeira.

A Apple manteve a decisão de não incluir uma entrada de 3.5mm para fones de ouvido, então se você quiser ouvir música vai precisar usar um adaptador, EarPods com conector Lightning, ou AirPods, os fones de ouvido sem fio da Apple.

O que mudou no design foi a parte de trás do dispositivo, que era de alumínio no iPhone 7 e passou a ser de vidro, para permitir o carregamento sem fio. Apesar de ser um material mais frágil, a Apple garante que reforçou bastante o vidro do novo iPhone para deixá-lo resistente a quedas.

Tecnologia de estabilização de cores é a única diferença no display

Tecnicamente, a tela dos dois aparelhos também é a mesma: um painel de retina IPS de 4,7 polegadas, com resolução de 1334x750, o que resulta em aproximadamente 326 pixels por polegada. Isso quer dizer que o iPhone 8 também será capaz de produzir imagens vivas, nítidas e com bons níveis de brilho, mas sem surpresas.

A única mudança no display do novo modelo é a inclusão da tecnologia True Tone, desenvolvida originalmente para o iPad Pro, que ajusta o balanço de cores quando a luz do ambiente muda, o que é uma novidade bacana para quem lê bastante pelo celular.

Muito poder de processamento com o novo A11 Bionic

Processador do iPhone 8 é o A11 Bionic

Apesar da parte exterior continuar praticamente igual, o grande destaque do iPhone 8 está no chipset do aparelho, com o processador A11 Bionic, de seis núcleos. Ele promete ser bem mais rápido do que o A10 Fusion, de quatro núcleos, presente no iPhone 7. Além de abrir os aplicativos com mais velocidade, o A11 Bionic tem uma performance muito melhor ao executar várias tarefas ao mesmo tempo, e é mais econômico no consumo de energia.

Isso quer dizer que o novo iPhone não só roda com folga qualquer aplicativo da App Store, mas também que os desenvolvedores podem apostar em jogos 3D e aplicações com realidade aumentada, para você interagir com o dispositivo de muitas maneiras diferentes.

O iPhone 8 tem apenas duas opções de armazenamento

Em relação ao armazenamento, você pode encontrar o iPhone 7 em uma versão mais barata, de 32GB, e em versões de 128GB e 256GB, ideais para quem guarda muitas músicas, fotos e vídeos no aparelho. O iPhone 8 veio apenas com duas opções de armazenamento interno, de 64GB e 256GB.

Infelizmente, não dá para usar um cartão microSD para expandir a memória de nenhum dos dois modelos, o que é uma pena.

O sensor da câmera ficou mais inteligente

E mesmo com toda a expectativa de que o iPhone 8 viria com um sensor duplo na traseira, o aparelho acabou com uma só câmera principal, semelhante à do iPhone 7, com 12MP e abertura de f/1.8. O que muda entre as duas versões é o processamento das imagens, com estabilização ótica e o Image Signal Processor (ISP), uma nova tecnologia da Apple que deixa o foco automático mais inteligente e reduz o ruído em fotos escuras, quando as condições de iluminação não estiverem ideais.

iPhone 8 tem câmera de 12MP

Outra diferença é que o iPhone 8 é um celular que filma em 4K a 60 quadros por segundo (FPS), além de ser capaz de gravar vídeos Full HD em câmera lenta de até 240 FPS. O iPhone 7 também é capaz de gravar em 4K, mas a 30 FPS no máximo.

E quem gosta de tirar selfies vai encontrar câmeras frontais de 7MP com lentes de abertura de f/2.2 e flash retina nos dois modelos.

Autonomia é a mesma do iPhone 7, mas o iPhone 8 tem carregamento sem fio

A Apple não divulgou a capacidade exata da bateria do iPhone 8, mas as especificações afirmam que o novo modelo deve ter autonomia semelhante à do iPhone 7, que aguenta mais ou menos um dia fora da tomada, com uso moderado.

A boa notícia é que o novo iPhone ganhou carregamento sem fio! Basta colocar o iPhone 8 sobre uma base compatível com a tecnologia Qi, que a bateria carrega por indução. E com uma base da própria Apple, chamada AirPower, você pode carregar vários dispositivos ao mesmo tempo na mesma base. Legal, né? A ideia é que estabelecimentos comerciais tenham carregadores wireless para os clientes, para você não precisar mais levar um carregador na mochila.

E aí, vale a pena fazer o upgrade do iPhone 7 para o iPhone 8?

A reposta é: depende. Não dá para negar que a Apple lançou mais um aparelho muito bonito, e a performance do iPhone 8 promete se destacar mesmo entre os celulares mais rápidos do mercado. No entanto, as diferenças entre o iPhone 8 e o iPhone 7 não são tantas assim, então você tem que pensar bem se vale a pena pagar mais caro para ficar com o melhor processador, carregamento sem fio e uma câmera um pouco melhor.

Se você usa um modelo mais antigo, como o iPhone 5S, o iPhone 6 ou o iPhone 6S, e está pensando em trocá-lo pelo iPhone 8, vai sentir uma grande diferença na velocidade e na responsividade do aparelho, que evoluiu bastante nos últimos anos. Então, se o desempenho é o que mais importa , o novo modelo com certeza vale a pena.

Agora, se você não abre mão de usar a tecnologia de ponta da Apple, como o FaceID, reconhecimento facial que substitui o leitor biométrico, ou a câmera dupla, que permite usar o modo de iluminação de estúdio, ainda tem a opção de ficar com os modelos mais avançados, como o iPhone 8 Plus ou o iPhone X, que vêm com essas funções.

Compare os preços do iPhone 8 e do iPhone 7:

Smartphone Apple iPhone 8 64GB 4G


Smartphone Apple iPhone 7 32GB

Leia também: