Zoom indica em Celular e Smartphone

iPhone SE vs iPhone 5s: veja a comparação entre estes dois celulares

Na dúvida entre qual celular Apple escolher? Confira o comparativo entre o iPhone SE e o iPhone 5s e tire suas dúvidas.

iPhone SE vs iPhone 5s
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Com tela maior, e preço de lançamento acima da média dos modelos anteriores, o iPhone 6 deixou muitos usuários de smartphones Apple órfãos. E, por isso, quem ainda tinha iPhone 4 ou 4s, por exemplo, preferiu fazer o update para o iPhone 5s, ou mesmo para o iPhone 5c.

Para atender a esse público foi que a Apple lançou o iPhone SE. O celular, que tem tela do tamanho de modelos mais antigos, como o iPhone 5s, pode até não ser tão barato assim, mas também não chega a custar o mesmo que o iPhone 6s.

Sendo assim, muita gente fica na dúvida se é melhor comprar o iPhone SE ou se ainda vale a pena investir no iPhone 5s. Para te ajudar a tomar a decisão certa, comparamos o iPhone 5s e o iPhone SE. Dá só uma olhada:

 

iPhone SE

iPhone SE

iPhone 5S

iPhone 5s

Tela

4'' Retina 1136x640 pixels

4'' Retina 1136x640 pixels

Processador

Dual core (1,8GHz)

Dual core (1,3GHz)

Memória RAM

2GB

1GB

Armazenamento

16GB ou 64GB

16GB, 32GB ou 64GB

Aceita cartão de memória

Não

Não

Acesso à internet

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Não

Não

Câmera frontal

1,2MP

1,2MP

Câmera traseira

12MP

8MP

Filma em

4K

Full HD

 

Leia também: Melhores celulares top de linha

iPhone SE e iPhone 5s: lado a lado, smartphones iguais

Esteticamente falando, o iPhone SE e o iPhone 5s são iguais: corpo metálico, tela de 4 polegadas e exatamente as mesmas medidas. Aliás, o iPhone SE é 1g mais pesado (113g contra 112g do iPhone 5s).

Até a qualidade da tela Retina deles é igual, com 1136x640 pixels, ou seja, 326 pixels por polegada (ppi), o que é uma boa densidade, apesar da tela não chegar nem a ser HD.

iPhone SE tem design igual ao do iPhone 5s

Com mesmo hardware do iPhone 6s, iPhone SE é mais eficiente que 5S

Enquanto o iPhone 5s é equipado com o processador Apple A7, o iPhone SE traz uma versão mais recente, a A9 que, inclusive, é a mesma usada no iPhone 6s, considerado um dos melhores smartphones no momento desta análise.

E, segundo a própria marca, o iPhone SE é 2 vezes mais rápido que o 5s, e seu desempenho gráfico é ainda 3 vezes melhor.

Aqui, não tem discussão, apesar do iPhone 5s ser um smartphone bastante fluido, o iPhone SE sai na frente, trazendo até a mesma unidade de processamento gráfico (GPU) e a mesma quantidade de memória RAM do iPhone 6s, que é mais caro que o SE.

Ah, e o iPhone SE ainda tem NFC, que é aquela tecnologia que permite trocar informações entre dois aparelhos só chegando um perto do outro. E vale lembrar também que tanto o iPhone 5s quanto o SE têm leitor de digitais, para só você poder desbloquear o celular.

iPhone 5s tem leitor de digital

Câmera traseira do iPhone SE também supera a do iPhone 5s

Outra configuração do iPhone SE herdada do iPhone 6s é a câmera traseira. Com flash duplo, fotos com 12MP de resolução e vídeos em 4K, o iPhone SE se mostra um celular bom para fotos.

Pena que o mesmo não pode ser dito da câmera frontal do iPhone SE, que se equipara a do iPhone 5s não só por também ter 1,2MP, mas por entregar resultados bem parecidos.

Para não dizer que são iguais, a câmera frontal do iPhone SE tem um diferencial, que é o flash Retina, um flash virtual que exibe uma grande quantidade de luz na tela para iluminar a selfie.

Qual bateria dura mais, a do iPhone SE ou a do iPhone 5s?

Embora seja difícil falar em números absolutos, uma vez que a duração da bateria vai depender de como você usa o celular, dá para afirmar que a bateria do iPhone SE dura mais que a do iPhone 5s.

Isso porque, além de ter 1.642 mAh, enquanto a do iPhone 5s tem 1.560 mAh, o processador do iPhone SE é mais econômico. Segundo a Apple, por exemplo, com o iPhone SE você tem até 14 horas de conversação (3G) e, no 5s, 8 horas.

iPhone 5S ou iPhone SE: qual comprar?

Muita gente ficou decepcionada com o preço de lançamento do iPhone SE. Ele realmente custa bem mais que o iPhone 5s, mas também é bem mais barato que o iPhone 6s.

Então, levando em consideração que o iPhone SE tem câmera traseira, desempenho e duração de bateria superiores ao iPhone 5s, ele com certeza é a melhor escolha para quem quer continuar com um iPhone de 4 polegadas.

Mas se você não pode pagar tanto por um celular, e não abre mão de ter um iPhone, o 5s ainda é um smartphone com bom desempenho. Porém, é bom levar em consideração que já existem modelos mais novos, com hardware e câmeras melhores.

Veja preços do iPhone SE e do iPhone 5s:

 

 

Leia também: Galaxy S7 vs iPhone 6S: qual top de linha é melhor?

 

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone