Logo Zoom
Logo Zoom

A batalha iPhone XR vs iPhone 11 é uma disputa para saber qual celular conta com um melhor custo-benefício. São dois smartphones que já foram lançados há algum tempo, em 2018 (XR) e 2019 (11), mas que até hoje ainda são muito buscados pelos usuários. Principalmente para aqueles que buscam uma opção de iPhone mais em conta.

Os dois modelos contam com algumas características em comum, como a tela, versão do sistema operacional e gravação em 4K. Mas também são muitas diferenças, como as câmeras, processador e alguns outros detalhes.

Para acabar com as suas dúvidas e te responder definitivamente qual é o melhor na disputa iPhone XR x iPhone 11, veja o nosso comparativo a seguir e conheça a ficha técnica dos dois celulares em detalhes.

Ficha técnica do iPhone 11

  • Tela: 6,1 polegadas com tecnologia IPS Retina e resolução HD+ (828 x 1792 pixels)
  • Processador: Apple A13 Bionic hexa-core
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento interno: 64 GB, 128 GB e 256 GB
  • Câmeras traseiras: 12 MP (f/1.8) com estabilização óptica + 12 MP (f/2.4) ultra-wide
  • Câmera frontal: 12 MP (f/2.2) + SL 3D
  • Filma em: 4K a 60 FPs
  • Bateria: 3.110 mAh
  • Reconhecimento facial: Sim, com o Face ID
  • Proteção contra água: Sim
  • Cores: branco, preto, verde, amarelo, roxo e vermelho

Ficha técnica do iPhone XR

  • Tela: 6,1 polegadas, Retina IPS e resolução 728 x 1792 com True Tone
  • Processador: Apple A12 Bionic hexa-core
  • Memória RAM: 3 GB
  • Armazenamento: 64 GB, 128 GB ou 256 GB
  • Câmera traseira: 12 MP (f/1.8) com estabilização óptica
  • Câmera frontal: 7 MP (f/2.2) + SL 3D
  • Gravação de vídeo: 4K a 60 FPS
  • Bateria: Até 16 horas em navegação no 3G
  • Conectividade: Wi-Fi, 3G/4G, Bluetooth 5, USB, NFC e GPS
  • Sistema operacional: iOS 12

iPhone XR e iPhone 11 ainda valem a pena?

Antes de mostrarmos o comparativo entre o iPhone XR vs iPhone 11, é necessário responder à pergunta principal: eles ainda valem a pena?

O iPhone XR foi lançado em 2018, enquanto o iPhone 11 chegou ao mercado em 2019. Ambos ainda vão receber o iOS 16, o sistema operacional mais recente da Apple, mas consideramos que o modelo XR já não é uma boa opção de compra em 2022, pois o seu preço está muito próximo ao do 11.

O iPhone XR está custando cerca de *R$ 3.419, enquanto o iPhone 11 está custando cerca de *R$ 3.640, também no modelo de 64 GB. Por uma diferença tão pequena de preço, vale a pena investir na geração 11, que traz várias melhorias perante a XR.

*Valores coletados no dia 10/06/2022.

Além disso, considerando o tempo de vida útil que cada um tem pela frente, o iPhone 11 ainda deverá durar mais tempo e, consequentemente, receber atualizações por um período maior.

Veja os preços de cada um:

iPhone XR ou iPhone 11: tela e design

iPhone 11 ou XR: na quesito tela deu empate (Foto: Shutterstock)

A um primeiro olhar, com os dois celulares virados de frente, é bem difícil dizer qual deles é o iPhone XR e qual é o iPhone 11. Ambos têm a mesma tela LCD de 6,1 polegadas com tecnologia Liquid Retina HD e resolução 1792 x 828 pixels.

Na parte traseira, porém, a diferença fica clara. Com câmera dupla, o iPhone 11 tem uma moldura quadrada no canto superior esquerdo que provocou polêmica pelo visual “diferentão”.Outro ponto importante é a resistência à água e à poeira.

A mais recente geração conta com certificação IP68, que em testes controlados de laboratório aguenta até dois metros de profundidade por meia hora, contra IP67 do modelo de 2018, que no mesmo intervalo de tempo resiste a apenas um metro de profundidade.

Cabe ressaltar que, na prática, não é aconselhável deixar o celular exposto à água por muito tempo, já que os parâmetros analisados nos testes podem variar.

Além disso, o iPhone 11 pode ser encontrado em novas cores, em tons mais próximos ao pastel. São elas: amarelo, verde, roxo e os já tradicionais branco, preto e vermelho. Por sua vez, o iPhone XR tem modelos exclusivos em azul e coral, além do vermelho, amarelo, preto e branco.

iPhone 11 vs iPhone XR: câmera do 11 leva vantagem

iPhone 11 ou XR: na quesito tela deu empate (Foto: Shutterstock)

O grande destaque do iPhone 11 fica por conta da câmera dupla. Ele foi o primeiro da Apple a trazer uma lente ultra-wide. O recurso, que é comum atualmente, só era encontrado em celulares com Android. O sensor de 12 MP tem ângulo ultra-aberto de 120º, para fazer registros de paisagens ou grupos grandes de pessoas.

O segundo sensor também tem 12 megapixels, mas muda a abertura da lente. A principal contínua com f/1.8, o que significa uma boa sensibilidade à luz, e a segunda tem abertura f/2.4. Já o iPhone XR, tem apenas um sensor de 12 MP (f/1.8) na traseira. Ambos os modelos filmam em 4K a 60 quadros por segundo.

Outra novidade na época, foi a inclusão de um “Night Mode” ou “Modo Noturno” para o iPhone 11, o que também já era visto em celulares de outras fabricantes. O modo promete boas fotos até em condições de pouca iluminação.

Para selfies, o iPhone 11 também leva a melhor. A câmera frontal, que no iPhone XR tem 7 MP, no iPhone 11 tem 12 MP. A abertura de lente é a mesma: f/2.2. Um novo recurso introduzido pela Apple no iPhone 11 são as chamadas “Slofies”, que são selfies em slow-motion (câmera lenta) com resolução Full HD (1080p) a 120 fps.

iPhone XR ou 11: processador do 11 tem melhor desempenho

Phone XR x iPhone 11: em desempenho o 11 também leva (Foto: Shutterstock)

Segundo a Apple, o processador A13 Bionic (quad-core fabricado em processo de 7 nanômetros) tinha, no momento de seu lançamento, a CPU e a GPU mais rápidas já vistas em um smartphone. Além disso, o desempenho do chipset é até 20% mais rápido do que o A12 Bionic presente no iPhone XR.

Com isso, no quesito desempenho da disputa iPhone XR vs iPhone 11, o mais novo leva boa vantagem. Apesar disso, o XR consegue dar conta dos principais apps e tarefas diárias.

Seu grande destaque é a eficiência energética, que irá contribuir para um menor gasto de bateria. A fabricante afirma que o iPhone 11 consegue ter uma hora a mais de autonomia longe das tomadas se comparado ao iPhone XR.

O processador segue com ainda mais foco em Aprendizado de Máquina, sendo capaz de realizar até 1 trilhão de operações por segundo. De acordo com a Apple, a melhoria se deve aos novos aceleradores dedicados presentes na CPU, que multiplicam matrizes seis vezes mais rápido do que o A12 Bionic.

O iPhone 11 e o iPhone XR estão disponíveis em versões de 64 GB, 128 GB ou 256 GB. Cabe lembrar que os celulares da Maçã não contam com entrada para cartão microSD, então é importante estar atento à quantidade de memória interna do modelo escolhido para evitar dores de cabeça ao instalar apps e baixar fotos e vídeos no smartphone.

iPhone 11 vs iPhone XR vs iPhones atuais: tem muita diferença?

Esteticamente o iPhone 13 é parecido, mas por dentro é bem diferente do iPhone XR e iPhone 11 (Foto: Shutterstock)

Respondendo de forma direta, sim, tem muita diferença entre o iPhone XR, iPhone 11 e os modelos atuais, o que é totalmente normal. Após a linha 11 já foram lançadas outras duas e já temos rumores do iPhone 14, que deverá ser mostrado em setembro de 2022.

A nível de comparação, o processador do iPhone 11 é o Apple A13 Bionic, e depois dele já foram lançados o Apple A14 e A15 Bionic, modelos mais rápidos, econômicos e potentes. Os novos processadores também proporcionaram melhorias nas câmeras, que agora trazem mais recursos tanto para foto quanto para vídeos.

Outro ponto importante é que a partir do iPhone 12 foi implementado o suporte às redes 5G e tecnologia de carregamento sem fio MagSafe. A tela também ficou com uma qualidade melhor, enquanto a bateria está cada vez mais duradoura conforme as gerações avançam.

Pontos que são semelhantes do iPhone 11 para cá: design, acabamento, proteção contra água, opções de armazenamento interno e algumas limitações, como a falta de entrada para cartão de memória e também de fone de ouvido.

O iPhone 11 ainda é o melhor iPhone custo-benefício?

Já sabemos que, entre o iPhone XR vs iPhone 11, o modelo de geração mais recente se tornou, indiscutivelmente, a melhor opção, mas ele também é a melhor opção custo-benéfico da Apple?

Consideramos que não. Atualmente o iPhone 12 tomou esse lugar e passa a ser o melhor iPhone quando o assunto é custo-benefício. Ele é mais atualizado, traz a tecnologia 5G e tem uma vida útil maior. Veja o nosso review completo do iPhone 12.

A Apple também tem opções de “iPhone barato”. Trata-se do iPhone se 2 e iPhone SE 3, modelos que resgatam um design antigo da empresa, mas trazem processados atualizados de linhas mais recentes. Veja todas as diferenças entre o iPhone SE 2 e iPhone SE 3.

Abaixo, preparamos ofertas dos modelos mais recentes de iPhone, com todos citados acima:

Se você quer economizar na hora de comprar um iPhone, talvez uma boa opção seja comprar um iPhone usado. No entanto, para quem busca o melhor iPhone do mercado, terá que desembolsar uma boa grana, por isso abaixo vamos te mostrar algumas ferramentas que podem te ajudar a encontrar os iPhones nos melhores preços.