Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto E vs Lumia 630: Escolha um smartphone bom e barato.

Motorola Moto E 2ª Geração e Nokia Lumia 630 fazem bonito, sem sair do básico.

motorola moto e
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Para ter um smartphone que atenda bem no básico, não é preciso gastar muito. Tudo bem que às vezes vai ser preciso abrir mão de um ou outro recurso, mas pode ser uma boa opção para quem não faz questão de aparelhos mais avançados.

Dois bons exemplos são o Novo Moto E e o Lumia 630, que ainda faz parte da linha Nokia Lumia, antes dela se tornar Microsoft Lumia.

Comparamos os dois modelos para te ajudar a descobrir qual o melhor smartphone barato para você. Confira!

 

Moto E 2ª Geração

Nokia Lumia 630

Tela 4,5" 4,5"
Resolução de tela 960 x 540 854 x 480
Processador Quad core 1,2 GHz Quad core 1,2 GHz
Memória RAM 1 GB 512 MB
Sistema operacional Android Windows Phone
Armazenamento 8 GB ou 16 GB 8 GB
Aceita cartão de memória Sim (Até 32 GB) Sim (Até 128 GB)
Internet 4G, 3G e Wi-Fi ou 3G e Wi-Fi 3G e Wi-Fi
TV Versões com e sem TV Sim
Dual chip Sim Sim
Câmera traseira 5 MP 5 MP
Câmera frontal VGA Não
Filma em HD HD

Moto E 2 e Nokia Lumia 630 têm sistemas operacionais diferentes

Embora tenham algumas diferenças notáveis, em termos de desempenho e velocidade de trabalho, o Moto E e o Lumia 630 são bem parecidos e vão dar conta das funções do dia a dia e dos programas e apps mais básicos sem problemas, como redes sociais, aplicativos de trocas de mensagens e games que não sejam muito exigentes. Ah, importante lembrar: são dois modelos de smartphone dual chip.

Moto E vs Lumia 630

O Moto E é o mais básico entre os modelos de celular Motorola, e mesmo assim já conta com um processador quad core, igual ao usado por aparelhos mais avançados. A memória RAM de 1GB permite que você abra mais funções básicas ao mesmo tempo, sem que o celular trave.

Uma vantagem do Moto E 2ª Geração é que ele optou por uma versão limpa do sistema operacional Android, já em sua versão mais recente (5.0, ou Lollipop). Isso quer dizer que ele não tem quase nenhuma alteração feita pela fabricante, e por isso fica mais fluído e fácil de rodar.

Da mesma maneira, o processador quad core e o sistema operacional Windows Phone também são pontos positivos do Nokia Lumia 630, pois este SO é conhecido por ser mais leve que os concorrentes Android e iOS.

Sua memória RAM que ficou abaixo do concorrente, com 512MB, mas ele não vai engasgar nas tarefas simples.

Quando falamos em espaço de armazenamento, o Moto G 2ª Geração sai em vantagem, já que ele tem versões com 8GB ou 16GB de espaço, enquanto o Lumia 630 fica em 8GB. Mas ambos têm entrada para cartão de memória e, nesse caso, a vantagem volta para o modelo de celular Nokia, já que ele chega a até 128GB, contra 32GB do Motorola.

Quem quer 4G, vai de Moto E

Navegar na internet usando a rede 4G é exclusividade do Moto E 2ª Geração, que tem versões com 4G, 3G e Wi-Fi e uma mais baratinha, só com 3G e Wi-Fi, assim como o Lumia 630.

Mas o Nokia Lumia leva vantagem na conexão com outros equipamentos, pois, além do Buetooth, disponível também no Moto E, ele tem DLNA, que os integra a redes locais com notebooks e tablets, por exemplo.

Mesmo mais básicos, o Lumia 630 e o Moto E investiram em alguns recursos legais, e os dois têm TV integrada (no caso do Moto E, esta é a versão Moto E DTV). Como as telas são do mesmo tamanho, mas a resolução do Moto E de 960x540 é um pouco maior do que a do Lumia 630 (854x480), o resultado é melhor no celular Motorola.

Smartphones básicos, câmeras também

Como foi dito, o preço mais em conta normalmente indica que algumas características não receberam tanta atenção. No caso no Moto E e do Lumia 630, isso é reparado nas câmeras, que não são muito boas, e fazem aquelas fotos mais básicas para postar em redes sociais.

Aliás, no Lumia 630, é uma só câmera, na parte traseira do aparelho, de 5MP e com algumas funções que até compensam a ausência de flash, mas fotos em lugares muito escuros não vão sair legais.

O Moto E não chegou a desistir da câmera frontal (que facilita selfies e conversas por vídeo), mas manteve sua resolução a mais básica possível: VGA. A câmera traseira também vem com 5MP e sem flash, com a mesma tentativa de recuperar essa ausência pelas opções de configuração de fotos.

Nokia Lumia 630 tem preços mais baixos. Vale apostar?

Deu para perceber que as versões mais completas do Moto E 2ª Geração se saem melhor em alguns pontos importantes, como internet 4G, melhor imagem, câmera frontal e mais espaço de armazenamento. Ele conta, ainda, com outras funções bem práticas para o dia a dia, como alguns comandos de voz e gestos e a visualização de notificações sem precisar desbloquear o aparelho.

Mas, quando consideramos o principal em um smartphone simples, ou seja, se ele se sai bem na hora de rodar aplicativos, sem travamentos e lentidão, o Lumia 630 não fica devendo nada, e é encontrado por preços mais baixos.

Por isso, na hora de investir em um deles, observe quais destes pontos são realmente importantes para você e para o seu dia a dia.

 

Tem muito mais produtos no Zoom! Pesquise e compare preços.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone