Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto G4 vs Galaxy J5 2016: compare estes smartphones com bom custo/benefício

Na disputa entre Moto G4 e Galaxy J5 2016, escolha o melhor smartphone para você!

moto g4 vs galaxy j5 2016, galaxy j5 2016 vs moto g4
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O Moto G chegou à 4ª Geração, mostrando todo o seu potencial. Mas existem outras fabricantes que também oferecem smartphones com bom custo/benefício. Uma delas é a Samsung, que já anunciou o lançamento do Galaxy J5 2016.

Sendo assim, Galaxy J5 2016 ou Moto G4? Para ajudar na escolha do melhor smartphone para você, preparamos este comparativo. Confira:

Leia também: Galaxy J5 2016 vs Galaxy J5 2015: descubra o que mudou

 

 

Moto G4

Moto G4

 

Galaxy J5 2016
Galaxy J5 2016

Tela

5.5" Full HD (1920 x 1080 pixels)

5.2" HD (1280 x 720 pixels)

Processador

Octa core de 1.5GHz

Quad core de 1.2GHz

Memória RAM

2GB

2GB

Armazenamento

16GB

16GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 128GB)

Sim (até 128GB)

Conectividade

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Sim

Sim

TV Digital

Sim

Não

Câmera traseira

13MP

13MP

Filma em

Full HD

Full HD

Câmera frontal

5MP

5MP

Bateria

3.000 mAh

3.100 mAh

Moto G4 tem resolução Full HD, mas Galaxy J5 2016 ganha em design

Temos aqui dois smartphones com tela grande e que entregam bons resultados de imagem. Mas a diferença está na tela com maior resolução do Moto G4. Nele encontramos 5,5 polegadas e resolução Full HD, o que o coloca como o melhor neste quesito.

No entanto, a tela de 5,2 polegadas com resolução HD do Galaxy J5 2016 é suficientemente grande e também tem boa qualidade, já que conta com tecnologia Super AMOLED, com cores mais vivas e ótimo contraste.

No visual, o Moto G4 ganhou uma repaginada e ficou bem mais fino, mesmo sendo maior do que a versão anterior. Um ponto positivo é que a fabricante conservou a resistência à água. Por outro lado, manteve o acabamento em plástico que pode não agradar muito.

Já o J5 2016 manteve o seu design praticamente intacto, mas apostou em um acabamento metálico para dar um toque sofisticado ao aparelho, o que funcionou muito bem, pois ele realmente está bem mais bonito.

Design Galaxy J5 2016

No desempenho, ponto para o Moto G4

Apesar de ambos serem smartphones com 2GB de memória RAM, a Samsung não inovou quando se trata de poder de processamento. O Galaxy J5 2016 continuou com um processador de quatro núcleos (1,2GHz), contra o novo processador de oito núcleos do Moto G4 (1,5GHz).

Neste caso, o smartphone Motorola se saiu melhor, pois ele consegue ser mais veloz do que o novo Galaxy J5 na hora de rodar aplicativos um pouco mais pesados. Além disso, não podemos esquecer que ele vem com o Android puro, e por isso tem um desempenho bem mais fluido do que o de outros aparelhos com interface modificada, como é o caso do J5.

Mas não pense que o Galaxy J5 2016 faz feio na hora de executar os programas. Ele também dá conta de rodar praticamente todos os aplicativos do sistema operacional Android sem problemas.

O Moto G4 e o Galaxy J5 2016 empatam em armazenamento

Ambos contam com 16GB e aceitam cartão de memória de até 128GB. Um espaço compatível com o propósito dos dois celulares, que permite armazenar muitas fotos, músicas e apps.

Caso este espaço não te atenda, vale ficar de olho também na versão de 32GB do Moto G4 Plus, um outro aparelho presente na linha Moto G4 lançada este ano. Além do maior armazenamento, esse aparelho conta com leitor biométrico e uma câmera principal de 16MP.

Leia também: Moto G4 vs Moto G4 Plus: veja as diferenças e descubra qual é melhor

Suporte para dois chips e internet 4G não podiam ficar de fora

O Moto G4 e o Galaxy J5 2016 continuam sendo smartphones dual chip, o que agrada bastante, pois assim é possível aproveitar as vantagens de diferentes operadoras.

Outro detalhe importante é o acesso à internet rápida 4G, presente em boa parte dos smartphones atualmente. Entre outras conexões, estão o Wi-Fi e o Bluetooth.

Smartphones que também mandam bem na hora da foto

Se fossemos falar apenas da resolução das câmeras, estes dois smartphones ficariam empatados. Mas é importante que você saiba: não é só a quantidade de megapixels que conta. E a gente explica o porquê.

No sensor principal, tanto o Moto G4 quanto o Galaxy J5 2016 contam com 13MP, mas o que acontece é que como o J5 2016 tem abertura da lente de f/1.9, contra f/2.0 do Moto G4, ele consegue capturar mais luz do ambiente e fazer fotos um pouco mais nítidas e claras.

Em compensação, o Moto G4 tem flash LED duplo com equilíbrio de cores para você fazer fotos com resultado bem mais próximo do real. Já o J5 conta com flash comum, que tende a dar um tom único de cor para as fotos, que podem ficar amareladas, por exemplo, ou esbranquiçadas.

Outro ponto a favor do Moto G4 são os modos de câmera. Com o recurso Melhor Foto, por exemplo, o sensor tira várias fotos antes e depois do clique, e sugere para você a foto mais bacana.

O Modo Profissional, por sua vez, é bom para você ajustar o balanço de branco, o ISO e outros detalhes importantes para fazer imagens únicas.

Moto G4 Câmera

Fora isso, as duas câmeras filmam em Full HD e contam com recursos como o foco automático e atalho rápido para a câmera.

Falando da câmera frontal, é o J5 2016 que se destaca. E já se destacava antes, em sua versão anterior. Isso porque ele é um smartphone com flash frontal, para você fazer selfies à vontade, mesmo em ambientes pouco iluminados.

A câmera frontal deste smartphone Samsung também conta com abertura de f/1.9, contra f/2.2 da câmera frontal do Moto G4. O resultado: selfies muito mais claras, nítidas e de boa qualidade com o Galaxy J5 2016.

Concluindo, a câmera principal do Moto G4 se sai melhor, mas quando partimos para a câmera frontal, é o J5 2016 que leva vantagem.

Bateria de sobra para você não ficar na mão

A bateria de um smartphone é sempre um assunto polêmico, pois se você usa muito o seu celular, principalmente com apps mais pesados, a tendência é ela acabar no meio do dia. É por isso que a cada lançamento as fabricantes estão se preocupando em aumentar a autonomia dos aparelhos, investindo em baterias parrudas que prometem aguentar mais tempo.

Foi o que aconteceu com estes modelos. O Moto G4 conta com 3.000mAh de capacidade e o J5 2016, com 3.100mAh. A diferença entre eles é pequena, e o que acaba importando no final das contas é que ambas vão aguentar um dia inteiro de uso moderado.

Mas, para quem usa muito o celular e corre o risco de ficar sem bateria, o Moto G4 tem um destaque extra. Ele veio equipado com um carregador rápido de 10 W para te socorrer quando a bateria acabar, garantindo mais carga em menos tempo.

Moto G4 vem com TV Digital e o J5 vem com NFC

Se você busca por entretenimento, vai gostar de saber que o Moto G4 é um smartphone com TV Digital. Assim você acompanha, de onde estiver, os seus programas favoritos.

Por outro lado, ele ficou devendo o NFC, presente apenas no Galaxy J5 2016. Este recurso é bom para transferir arquivos entre dispositivos sem usar cabos. Além disso, também é fundamental para uma função chamada Samsung Pay, em que você efetua pagamentos utilizando o seu celular.

Qual smartphone tem o melhor custo/benefício, afinal?

Se você quer comprar um bom aparelho, com ótimos recursos e um preço bacana, indicamos o Moto G4.

Este aparelho conta com TV Digital, tem uma tela maior e com melhor resolução, além de ser resistente à água e vir com carregador rápido. Além disso, quando o assunto é desempenho, o Moto G4 também promete muito mais do que o seu concorrente.

Agora, de uma maneira um pouco mais conservadora, o Galaxy J5 2016 também fez um bom trabalho. A Samsung preferiu não arriscar tanto e manteve a sua fórmula de sucesso: câmera de selfie de ótima qualidade, bom desempenho e um design quase premium. Então, se estes pontos são mais importantes para você, pode apostar no Galaxy J5 2016.

Veja preços do Moto G4 e do Galaxy J5 2016

 

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone