Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto G6 Plus vs Moto X4: qual é o melhor intermediário “premium” da Motorola?

Moto X4 ou Moto G6 Plus? Confira no Zoom qual desses smartphones Motorola ganha este duelo!

Moto G6 Plus vs Moto X4, Moto X4 ou Moto G6 Plus
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Se você está por dentro dos lançamentos de smartphones, já sabe que o Moto G6 Plus é um dos mais novos smartphones da linha Moto G, não é mesmo? E se você está pensando em comprar um smartphone Motorola pode ficar em dúvida se é melhor ficar com o Moto G6 Plus ou o Moto X4, lançado em 2017.

Os dois smartphones tem o visual caprichado, em vidro e metal, e têm uma performance parecida na hora de rodar aplicativos ou jogos. Ainda assim, o X4 tem algumas vantagens, como a certificação IP68 (à prova d'água) enquanto o Moto G6 Plus tem uma tela maior e recursos como a TV Digital.

E aí, ficou curioso para saber quem leva a melhor nesse duelo? Confira o nosso comparativo entre os dois modelos e descubra!

 

Moto G6 Plus

Moto G6 Plus

Moto X4

Moto X4

Tela 5.9" Full HD+ (2160 x 1080) IPS LCD 5.2" Full Hd (1920 x 1080) IPS LCD
Processador Octa-core de 2.2GHz (Qualcomm Snapdragon 630) Octa-core de 2.2GHz (Qualcomm Snapdragom 630)
Memória RAM 4GB 3GB
Armazenamento 64GB 32GB
Aceita cartão de memória Sim (até 128GB) Sim (até 128GB)
Acesso à internet 4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Dual chip Sim Sim (entrada híbrida)
Leitor de digital Sim Sim
NFC Sim Sim
Câmera traseira Dupla de 12MP (abertura de f/1.7) + 5MP (abertura de f/2.2)  
Câmera frontal 8MP (abertura de f/2.2) 16MP (abertura de f/2.0)
Filma em 4K (30FPS) 4K (30FPS)
Bateria 3.200 mAh 3.000 mAh

Certificação IP68 garante vitória do Moto X4 no design!

Começando pelo visual, os dois aparelhos têm o design que a Motorola vem adotando em seus aparelhos intermediários, com uma estrutura de vidro e metal na traseira e nas laterais. Ambos têm leitor biométrico na parte frontal, mas devido à tela maior, o Moto G6 Plus tem bordas menores e um sensor mais estreito.

Um ponto muito positivo aqui é que o Moto X4 é um celular com certificação IP68, o que significa que ele é resistente à água doce, até 1,5 metro, por trinta minutos. Já o Moto G6 Plus não pode ser mergulhado.

 Design do Moto X4

Display: Moto G6 Plus tem tela maior, na proporção 18:9

O Moto G6 Plus e o Moto X4 tem telas de boa qualidade, mas que são bem diferentes entre si.

Para começar, o Moto X4 tem uma tela IPS de 5.2" com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels), que reproduz imagens com bastante fidelidade de cores e bons níveis de brilho, mas é bem mais compacta em relação ao Moto G6.

Já o Moto G6 Plus tem uma tela IPS bem maior, de 5.9", na proporção 18:9, que é a mesma adotada no cinema. Por isso, ele é uma opção melhor para quem curte assistir filmes por streaming, por exemplo, já que não apresenta bordas pretas na tela.

Quanto à resolução, o Moto G6 Plus tem um display Full HD+ (2160 x 1080), com mais pixels para compensar a diferença no tamanho, e reproduz imagens de ótima qualidade.

Design Moto G6 Plus

Na performance a briga é boa, mas o Moto G6 Plus vence

Em relação ao desempenho, os dois modelos têm resultados semelhantes ao abrir aplicativos como redes sociais, mensageiros instantâneos e apps de fotos, por exemplo. Isso porque eles vêm equipados com o mesmo processador, o Qualcomm Snapdragon 630, com 2.2GHz, um chip intermediário de ótima performance.

E se você gosta de jogar pelo celular, pode ficar tranquilo! Os dois modelos rodam games como Fortnite Mobile e PUBG Mobile sem dificuldades.

As diferenças aqui ficam por conta da memória RAM e do armazenamento interno: o Moto G6 Plus vem com 4GB de RAM e 64GB de memória interna, o que garante mais espaço para armazenar fotos, vídeos e aplicativos.

Neste ponto, o Moto X4, sai perdendo, porque tem apenas 3GB de RAM e 32GB de armazenamento interno. Mas se você sentir falta de espaço, vale a pena investir em um cartão MicroSD, já que os dois modelos aceitam expansão de memória até 128GB.

Outra vantagem aqui é que o Moto G6 Plus já vem com o Android 8.0 (Oreo) de fábrica, enquanto o Moto X4 vem com o Android 7.0 (Nougat).

Os dois aparelhos mandam bem nas fotos, mas o Moto X4 leva vantagem

E para quem é fã de fotografia, ótimas notícias! Os dois aparelhos são celulares bons para fotos e mandam bem na hora de capturar imagens com boa definição e contraste.

O Moto G6 Plus tem um conjunto de câmeras traseiro de 12MP (com abertura focal de f/1.7) + 8MP (com abertura focal de f/2.2). Neste caso, o sensor secundário é monocromático e serve para auxiliar a câmera principal a fazer fotos mais nítidas, ou ainda usar o modo Retrato (com o fundo desfocado) além de fazer buscas no Google ou traduzir um texto.

O Moto X4 também têm câmera dupla, mas além de um sensor principal de 12MP e f/2.0, ele tem uma lente grande angular de 120º, que é ideal para paisagens bem amplas, já que é capaz de enquadrar muito mais pessoas ou objetos na foto. Vale destacar que o Moto X4 também tem o modo Retrato e os outros efeitos presentes no Moto G6 Plus.

E os fãs de selfies não vão se decepcionar também: o Moto G6 conta com um sensor de 8MP (f/2.2), que produz fotos bacanas, com ótima definição e sem "chuviscos" especialmente quando a iluminação está boa. Mas neste ponto o Moto X4 leva uma pequena vantagem, entregando selfies mais iluminadas, com cores mais vivas, graças à câmera de 16MP (f/2.0).

Mas vale ficar atento, porque o sensor frontal do Moto X4 tem dificuldade para encontrar o foco de perto, então é importante esticar o braço para conseguir focar.

E não podemos esquecer dos vídeos, não é mesmo? Aqui eles são iguais, já que tanto o Moto G6 quanto o Moto X4 filmam em 4K a 30 quadros por segundo, ou em Full HD, a 60 quadros por segundo. Os dois modelos também contam com estabilização digital, que ajuda a deixar suas gravações menos tremidas.

Carregamento rápido está presente nos dois modelos

Com 3.200 mAh de capacidade de bateria, o Moto G6 Plus alcança uma autonomia um pouco melhor que a do Moto X4, que tem 3.000 mAh.

Segundo a Motorola, tanto o Moto G6 Plus quanto o Moto X4 são capazes de aguentar um dia inteiro longe das tomadas para quem usar o celular de forma moderada, ou seja, sem abusar do GPS, brilho no máximo ou reprodução de vídeos por streaming.

Ambos vêm com conector USB Tipo-C e carregador TurboPower de 15W, o que dá uma boa ajuda quando você precisar de uma dose extra de energia durante o dia.

Recursos adicionais: TV Digital é ponto positivo para o Moto G6 Plus

E para quem passa muito tempo no transporte público, é fã das novelas do momento ou não aguenta perder um jogo do time do coração, a TV Digital, presente somente no Moto G6 Plus, é uma grande mão na roda!

TV no Moto G6 Plus

Além disso! Tanto o Moto G6 Plus quanto o Moto X4 vêm com rádio FM e giroscópio, e permitem que você use aplicativos de realidade aumentada, como Pokémon Go, por exemplo. Ainda assim, ponto para o Moto G6 em recursos extras!

E aí? Qual smartphone vale mais a pena: Moto X4 ou Moto G6 Plus?

Quem sai vencedor deste duelo é o Moto G6 Plus! Isso porque a Motorola fez bem o dever de casa, e o novo aparelho se sai melhor na tela, adotando um padrão mais recente, tem uma boa vantagem na performance e no armazenamento. De quebra, o Moto G6 Plus ainda vem com TV Digital, o que pode ser um ótimo diferencial se você curte assistir à telinha.

Agora, o Moto X4 também tem suas vantagens, principalmente em relação à certificação às câmeras e a certificação à prova d'água, que pode salvar os mais desastrados. Como ele foi lançado antes do Moto G6 Plus, ele pode ser uma boa opção para quem quer economizar.

Compare os preços do Moto G6 Plus e do Moto X4

 

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone