Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto G6 vs Moto G5S Plus: qual tem o melhor custo/benefício?

Quem vence o duelo entre Moto G6 e Moto G5S Plus? Confira!

Moto G6 vs Moto G5S Plus
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Se você está pensando em comprar um celular intermediário de bom desempenho, duas boas opções para se considerar são o Moto G6 e o Moto G5S Plus. Ambos são parte da linha Moto G, que faz um sucesso enorme no Brasil devido ao ótimo custo/benefício.

Como os dois celulares Motorola são bem atuais e estão na mesma faixa de preço, pode surgir a dúvida: vale a pena investir no modelo mais novo, ou o Moto G5S Plus ainda vale mais a pena? Para responder a esta pergunta, preparamos um comparativo completo entre os dois modelos. Confira!

 

Moto G6

 

Moto G6

Moto G5S Plus

Moto G5S Plus

Tela 5.7" Full HD+ (2160 x 1080 pixels) IPS 5.5" Full HD (1920 x 1080 pixels) IPS
Processador Octa-core de 1.8GHz (Qualcomm Snapdragon 450) Octa-core de 2.0GHz (Qualcomm Snapdragon 625)
Unidade de processamento gráfico (GPU) Adreno 506 Adreno 506
Memória RAM 3GB 3GB
Sistema operacional de fábrica Android 8.0 (Oreo) Android 7.1.1 (Nougat)
Armazenamento interno 32GB 32GB
Aceita cartão de memória Sim (até 256GB) Sim (até 128GB)
Acesso á internet 4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Dual Chip Sim Sim (entrada híbrida)
Leitor de digitais Sim Sim
NFC Não Sim
TV digital Não Sim
Rádio FM Sim Sim
Câmera frontal 8MP (abertura f/2.0) 8MP (abertura f/2.0)
Câmera traseira 12MP + 5MP (abertura f/1.8) 13MP + 13MP (abertura f/2.0)
Filma em Full HD (60fps) 4K (30fps)
Bateria 3.000 mAh 3.000 mAh

Design metálico no Moto G5S Plus contra vidro do Moto G6

Começando pelo visual dos aparelhos, já temos aqui uma das maiores diferenças entre os dois modelos. O Moto G5S Plus tem acabamento metálico por todo o aparelho, com entalhes chanfrados nas laterais e uma saliência considerável na câmera traseira.

Já o Moto G6 tem um revestimento em vidro bem mais sofisticado, parecido com o que a Motorola adotou em smartphones mais "premium", como o Moto X4. Ele também conta com bordas menores e a saliência na câmera traseira, que é um pouco disfarçada usando a capinha que vem com o aparelho.

Moto G6

Só o Moto G6 tem tela em proporção 18:9

Outro ponto em que o Moto G6 leva vantagem sobre o Moto G5S Plus é na tela, que é um dos principais destaques desta nova geração. Seguindo a tendência dos smartphones top de linha, o Moto G6 conta com uma painel IPS de 5.7" na proporção 18:9, com resolução Full HD+ (2160 x 1080 pixels).

Por ter o display mais esticado, o Moto G6 é uma opção melhor para quem curte assistir a filmes e séries pelo celular, já que filmes gravados neste formato não exibem bordas pretas nas laterais.

Esta foi uma evolução bacana se comparada ao Moto G5 Plus, que tem uma tela IPS de 5.5 polegadas com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels), mas ambos contam com cores bem vivas e uma boa nitidez.

Moto G5S Plus tem vantagem no desempenho

Se por fora o Moto G6 leva a melhor com facilidade, por dentro a disputa é bem mais acirrada. Isso porque o Moto G5S Plus vem equipado com o processador Qualcomm Snapdragon 625 de 2.0GHz e 3GB de memória RAM, que resultam em um conjunto um pouco mais rápido do que o Moto G6, que também tem 3GB de RAM, mas usa o chipset Qualcomm Snapdragon 450 de 1.8GHz.

Moto G5S Plus

Na prática, os dois aparelhos dão conta de rodar aplicativos como o Facebook, Instagram, apps de mensagens instantâneas com tranquilidade, e podem rodar até mesmo games um pouco mais pesados, como PUBG Mobile, por exemplo, desde que você não abuse dos gráficos.

Outro fator para levar em consideração é que o Moto G6 vem com o sistema operacional Android Oreo (8.0) de fábrica, e tem atualização garantida para o Android P, que deve ser lançado em 2019. Já o Moto G5S Plus vem de fábrica com o Android Nougat (7.1.1) e ainda não recebeu atualizações para o mais novo Android.

Boas câmeras nos dois aparelhos, mas Moto G6 leva a melhor

Uma das características mais legais do Moto G5S Plus foi o primeiro smartphone Motorola a receber um sistema de câmeras duplas, com um sensor traseiro de 12MP + 5MP e abertura focal de f/2.0. Esse sistema permite alguns recursos bem interessantes, como o famoso modo Retrato (com o fundo desfocado) e a Cor Seletiva, em que você deixa apenas uma cor destacada e o restante da imagem em preto e branco.

Todos estes recursos foram mantidos no Moto G6, que de quebra ganhou uma lente de 12MP + 5MP de f/1.8,que tem um desempenho parecido durante o dia e ainda captura fotos com mais nítidas quando a iluminação está baixa. E vale também mencionar que outros recursos foram adicionados, como a Smart Cam, que é capaz de buscar imagens na internet ou interpretar QR Codes.

Já nas câmeras frontais, temos um empate entre os dois aparelhos, que contam com sensores de 8MP e flash, e fazem fotos legais para compartilhar nas redes sociais, por exemplo.

Bateria e armazenamento são semelhantes

Assim como o Moto G5S Plus, o Moto G6 vem com uma bateria de 3.000 mAh, que é suficiente para um dia inteiro de uso, desde que você não exagere no uso de games, GPS ou vídeos em streaming, por exemplo.

Moto G6

Quanto ao armazenamento, os dois modelos vem com 32GB de memória interna e podem receber expansão via cartão MicroSD. Mas vale ficar atento: a bandeja do Moto G5S Plus é híbrida, o que significa que você tem que escolher se quer usar cartão de memória ou um segundo chip de operadora.

Recursos extras: TV Digital é exclusividade do Moto G5S Plus

Neste quesito, temos outra disputa acirrada. O Moto G5S Plus é um smartphone com TV Digital, o que é ótimo para quem fica muito tempo no trânsito ou não perde uma partida do time do coração.

Já o Moto G6 aposta no reconhecimento facial como uma alternativa segura para desbloquear o telefone, e pode acessar aplicativos via comando de voz, como na Siri, do iPhone.

E assim como outros smartphones da Motorola, os dois modelos já vem com as Moto Ações, que permitem acessar rapidamente a câmera e a lanterna, ou controlar os botões virtuais do aparelho através do leitor biométrico.

E aí? Qual smartphone vale mais a pena?

Podemos dizer que quem leva a melhor neste duelo é o Moto G6! Isso porque ele tem um design mais refinado, tem mais funções na câmera e manda bem na reprodução de filmes ou séries, graças à tela mais moderna. Ele também tem um desempenho de respeito, e permite que você use dois chips de operadora e um cartão MicroSD simultaneamente, o que é ótimo para quem tem dois números.

Agora, o Moto G5S Plus não fica para trás não, e é um bom aparelho para quem prefere um celular um pouco mais "parrudo" para jogar, por exemplo, ou para quem faz questão de ter um celular com TV Digital. Ele também tem boas câmeras e tem um ótimo custo/benefício, e pode ser uma boa opção se você quer economizar.

Confira o nosso vídeo:

Veja preços do Moto G6 e do Moto G5S Plus:

 

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone