Moto G6 vs Moto G6 Play: qual vale mais a pena?

Moto G6 ou Moto G6 Play? Descubra quem leva a melhor no comparativo.

Moto G6 vs Moto G6 Play: qual vale mais a pena?
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

A linha Moto G é queridinha pelos brasileiros por oferecer smartphones intermediários de bom desempenho e bom custo/benefício. Com o lançamento da sexta geração em 2018, três novos aparelhos entraram para a família, entre eles o Moto G6 e o Moto G6 Play.

Apesar de os dois aparelhos terem o visual muito semelhante, o Moto G6 leva a melhor no desempenho e na tela, enquanto o Moto G6 Play é mais focado na capacidade de bateria.

E se você está curioso para ver de perto todas as diferenças entre os dois ou está pensando em comprar o Moto G6 ou o Moto G6 Play e ainda não decidiu qual vale mais a pena, confira o nosso comparativo e tire todas as suas dúvidas!

a partir de:R$ 1.099,99

a partir de:R$ 1.110,00

Data de lançamento
Abril de 2018
Maio de 2018
Tamanho da Tela
5.7"
5.7"
Resolução da Tela
Full HD+ (2160 x 1080) IPS LCD
HD+ (1440 x 720) IPS LCD
Processador
Octa-core de 1.8GHz (Qualcomm Snapdragon 450)
Octa-core de 1.4GHz (Qualcomm Snapdragon 430)
Memória RAM
3 GB
3 GB
Armazenamento
32 GB
32 GB
Memória expansível
Sim (até 256GB)
Sim (até 256GB)
Câmera traseira
Dupla de 12MP (abertura de f/1.8) + 5MP (abertura de f/2.2)
13MP (abertura de f/2.0)
Câmera frontal
8MP (abertura de f/2.2)
8MP (abertura de f/2.2)
Filma em
Full HD (30FPS)
Full HD (30FPS)
Bateria
3.000 mAh
4.000 mAh
Dual chip
Sim
Sim
Acesso à Internet
4G, 3G e Wi-Fi
4G, 3G e Wi-Fi
Sistema operacional
Android 8.0 (Oreo)
Android 8.0 (Oreo)
Leitor de digitais
Sim
Sim
Ofertas
Ver preçosVer preços

A linha Moto G está de cara nova

Falando sobre o visual dos aparelhos, tanto o Moto G6 quanto o Moto G6 Play têm um design caprichado, com poucas bordas e vidro curvo em toda a traseira, o que lembra bastante a aparência do Moto X4.

A principal diferença entre os dois modelos fica por conta do leitor de digitais: no Moto G6 Play, ele fica na traseira, sob o logo da Motorola. Já no Moto G6, ele fica embaixo da tela, e permite fazer gestos para substituir os botões virtuais, como no Moto G5S e o Moto G5S Plus.

Moto G6 e Moto G6 Play

Moto G6 tem uma resolução maior que o Moto G6 Play

Os dois smartphones vêm com painel IPS de 5.7 polegadas em proporção 18:9, que é mais "esticado". Esse formato é bastante utilizado no cinema, então é ótimo para ver filmes por streaming sem cortes nas laterais, por exemplo, ou navegar nas redes sociais.

Ainda assim, o Moto G6 se sai melhor na reprodução das imagens por ter resolução Full HD+ (2160 x 1080 pixels), enquanto o irmão mais novo tem apenas resolução HD+ (1440x720 pixels).

Essa diferença garante mais nitidez e uma melhor capacidade de reprodução de detalhes no Moto G6, que é uma opção mais interessante para quem curte assistir filmes e séries pelo celular, por exemplo.

Processador do Moto G6 é mais esperto e veloz

Quando o assunto é desempenho, o Moto G6 Play também fica em desvantagem. Ele vem com o processador Qualcomm Snapdragon 430 octa-core de 1.4GHz, semelhante ao adotado no Moto G5S, e 3GB de memória RAM. Sendo assim, é mais indicado para quem usa o celular para atividades mais básicas, como redes sociais, aplicativos de mensagens e fotos e até alguns jogos casuais.

Já o Moto G6 tem recursos para agradar quem quer um pouco mais de desempenho do smartphone: no conjunto tempos o chip Qualcomm Snapdragon 450 com oito núcleos e 1.8GHz de velocidade, com 3GB de RAM.

Tela do Moto G6

Com isso, o Moto G6 tem um desempenho melhor ao abrir e rodar aplicativos, o que pode ser decisivo para quem curte jogar games um pouco mais pesados, por exemplo.

Ah! Vale mencionar que os dois modelos têm 32GB de memória interna, o que é suficiente para você não se preocupar ao guardar fotos e vídeos ou ainda baixar vários aplicativos. Os dois modelos também aceitam expansão com cartão de memória MicroSD (vendido separadamente) de até 256GB.

Tudo igual nas selfies, mas na câmera principal a vitória é do Moto G6

E para quem curte tirar selfies para as redes sociais, os dois aparelhos contam com câmeras frontais semelhantes, de 8MP, abertura focal de f/2.2 e flash. Ambos fazem cliques de boa qualidade, com cores bem realistas, especialmente quando há bastante luz disponível.

Já na câmera traseira, o Moto G6 Play é mais modesto, e conta com um sensor de 12MP (f/2.0), enquanto o Moto G6 tem uma câmera dupla de 12MP (f/1.8) + 5MP (f/2.2), sendo que o sensor secundário é monocromático, e trabalha em conjunto com a lente principal para deixar as fotos com mais nitidez.

Graças às lentes mais claras, o Moto G6 se sai melhor nas fotos, e consegue entregar fotos com mais definição mesmo quando as condições de luz não estão ideais.

Bateria é o grande trunfo do Moto G6 Play

Temos aqui o grande destaque do Moto G6 Play, que vem com 4.000 mAh, contra 3.000 do Moto G6. Essa diferença pode representar uma boa vantagem em autonomia para o Moto G6 Play, já que ele conta com um processador e tela mais econômicos.

Camera do Moto G6 Play

Na prática, a Motorola afirma que o Moto G6 deve aguentar um dia inteiro de uso, já o Moto G6 Play pode ficar longe das tomadas por bem mais tempo. Os dois modelos vêm com carregador TurboPower, de 15W, que carrega o celular mais rapidamente.

Concluindo: Moto G6 Play ou Moto G6?

O vencedor deste duelo é o Moto G6! O modelo leva a melhor sobre o "irmão mais novo" em diversos pontos, como a tela, processamento e as câmeras. Por isso, se você está decidido a investir em um smartphone intermediário mais completo, o Moto G6 é uma opção mais completa.

Agora, se você quer um smartphone Motorola e a prioridade para você é a duração de bateria, o Moto G6 Play também é uma boa opção! Apesar de não alcançar os recursos do Moto G6, ele tem um desempenho bacana, e é uma opção para quem quer um celular mais barato.

Veja preços do Moto G6 e do Moto G6 Play:

Leia também: