Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto G7 Power vs Moto G7 Play: entenda a diferença na ficha técnica dos celulares

Versão Power é a nova aposta da Motorola para bateria de longa duração. Descubra o que muda.

Celular
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Em fevereiro, a Motorola anunciou a nova linha Moto G7, e dessa vez com uma novidade: a variante Moto G7 Power que é a nova aposta da marca para bateria de longa duração. Até a sexta geração, era a versão Play que vinha com a missão de aguentar bastante tempo longe das tomadas.

Então, o que muda com a chegada dos novos celulares? Leia o nosso comparativo de ficha técnica entre o Moto G7 Power e o Moto G7 Play e descubra!

 

Moto G7 PowerMoto G7 PowerMoto G7 PlayMoto G7 Play
Data de lançamento
Fevereiro de 2019 Fevereiro de 2019
Tamanho da tela
6,2 polegadas 19:9 5,7 polegadas
Resolução da tela
HD+ (1520 x 720 pixels) HD+ (1512 x 720 pixels)
Processador
Snapdragon 632 octa-core de 1,8 GHz Snapdragon 632 octa-core de 1,8 GHz
Memória RAM
3 GB 2 GB
Armazenamento
32 GB 32 GB
Aceita cartão de memória
Sim, até 512 GB via microSD Sim, até 512 GB via microSD
Câmera traseira
12 MP (f/2.0) 13 MP (f/2.0)
Câmera frontal
8 MP (f/2.2) 8 MP (f/2.2)
Filma em
4K a 30 fps 4K a 30 fps
Bateria
5.000 mAh 3.000 mAh
Dual chip
Sim Sim
Acesso à internet
4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Sistema operacional
Android 9 Pie Android 9 Pie
Leitor de digitais
Sim Sim
Reconhecimento facial
2D 2D
Scanner de íris
Não Não
Resistência à água e poeira
Não Não
TV Digital
Sim Não
Dimensões
159,4 x 76 x 9,3 mm 147,3 x 71,5 x 7,99 mm
Peso
193 g 149 g
Cores
Azul Navy (azul) e Lilac (lilás) Índigo (azul) e Ouro (dourado)
Ver ofertas Ver ofertas

Tamanho não é documento

Para começar, vamos falar das telas. Os dois celulares têm painéis com tecnologia IPS (uma variação da tela LCD) e resolução HD+. A diferença fica por conta das polegadas: o Moto G7 Power tem tela maior com 0,5 polegadas de diferença para o Play (cerca de 1,3 centímetros).

Outra semelhança entre os dois modelos é a presença do notch, que é aquela área na parte frontal que acomoda a câmera e sensores. Em ambos os smartphones, o entalhe tem formato retangular.

Design segue a linha Motorola

O Moto G7 Play é o menor e mais leve dos telefones da nova linha da Motorola. Para quem não gosta de celulares grandes, essa é uma característica relevante, já que o G7 Power é significativamente mais volumoso. Como falaremos mais a frente, a bateria é o grande diferencial do Moto G7 Power, e isso faz com que o peso dele chegue a quase 200 g, além de ser maior e mais espesso.

 Moto G7 Play OuroMoto G7 Play na cor Ouro – Foto: Ana Marques/Zoom

Os novos celulares não fogem muito do desenho dos antigos. No entanto, a traseira do Moto G7 Power em um plástico que lembra vidro é mais sofisticada. A versão Play tem material opaco que dá a impressão de um celular mais barato.

O Moto G7 Power só foi disponibilizado, inicialmente, em uma cor (Azul Navy), mas segundo a Motorola, deve ser vendido na opção Lilac (lilás) até o Dia das Mães. Já o Moto G7 Play vem em duas opções (Índigo e Ouro).

Se você é apaixonado por fotografia, não vai gostar muito das câmeras

Por incrível que pareça, o Moto G7 Play leva uma pequena vantagem em relação aos megapixels. Enquanto o G7 Power possui uma câmera traseira de 12 MP e a frontal de 8 MP, o G7 Play tem a mesma câmera selfie e melhora em 1 MP a sua outra câmera. Lembrando que isso não reflete na qualidade das fotos, como você pode ver nesse artigo.

A abertura de lente f/2.0 das câmeras principais deixa bastante a desejar, nos dois aparelhos, já que proporciona pouca entrada de luz, o que tende a gerar fotos com muito ruído. A situação piora nas frontais com f/2.2. Para compensar, o Moto G7 Play é o único da linha que possui flash frontal físico, que ilumina mais em ambientes escuros.

Moto G7 PowerCâmera traseira única do Moto G7 Power – Foto: Ana Marques/Zoom

Os dois modelos possuem câmeras únicas e lentes SLR, que significam uma foto bem básica e satisfatória para quem usa a ferramenta cotidianamente. Para quem gosta muito de fotografia e deseja fotos em excelente qualidade, os dois celulares não oferecem o padrão desejado.

A vantagem do Moto G7 Power nesse quesito fica por conta das funções oferecidas como o efeito cinematograph, que produz movimentos nas fotos tiradas e estabilização digital (EIS). Ambos os celulares possuem o famoso Modo Retrato e opção de usar a câmera em modo manual.

Desempenho é satisfatório para os dois modelos, mas o Power leva vantagem

Tanto o G7 Play quanto o G7 Power não são máquinas de desempenho. Os dois possuem o mesmo processador Snapdragon™ 632, de oito núcleos e velocidade máxima de 1,8 GHz, e 32 GB de memória interna.

A diferença fica na memória RAM. O Moto G7 Power conta com 3 GB de RAM e o G7 Play, 2 GB. Ou seja, o desempenho do Power deve ser melhor no que diz respeito ao processamento de multitarefas, no funcionamento do celular com mais aplicativos abertos e no aproveitamento melhor da duração da bateria.

Sistema operacional é mesmo para toda a nova geração da Motorola

Os dois celulares usam o Android 9.0 Pie como sistema operacional. Entre os destaques da versão, estão recursos como bateria adaptável e navegação por gestos. Além disso, o Android 9 conta com os recursos de Bem-estar Digital, que têm o objetivo de diminuir o vício em estar conectado ao smartphone.

Bem-estar digitalBem-estar digital no Moto G7 Power – Foto: Ana Marques/Zoom

Bateria é com o G7 Power

Chegamos à maior e principal vantagem do Moto G7 Power, não só em relação ao G7 Play, mas também frente a todos os modelos da nova linha, que têm uma bateria de 3.000 mAh.

O Moto G7 Power, por sua vez, tem capacidade de carga de 5.000 mAh, que durou 40 horas de uso moderado em nossos testes. Além disso, o Moto G7 Power vem com carregador TurboPower para recargas rápidas (8h de bateria em 15 minutos). A capacidade de bateria deste modelo é uma vantagem enorme para quem deseja um celular que tenha bateria de longa duração. O G7 Play não traz recarga rápida.

Moto G7 PowerMoto G7 Power de frente – Foto: Ana Marques/Zoom

Versão econômica ou bateria de longa duração?

Os dois telefones possuem muitas coisas em comum como o sistema operacional, o mesmo processador e funções como o leitor de impressão digital na parte traseira e o desbloqueio facial 2D.

A diferença maior está no que você procura em um celular. O G7 Play é o modelo mais econômico e faz disso seu carro-chefe. Ele vai te oferecer o básico das tarefas cotidianas com um desempenho normal para redes sociais, navegação em internet e fotos com qualidade razoável.

O Moto G7 Power tem a bateria como seu principal destaque. Para quem está em busca de uma celular com bateria de longa duração, a Motorola traz uma opção interessante e com um custo em conta. O desempenho do telefone e, principalmente, a câmera não são grandes coisas, mas suprem as necessidades primárias bem. Outra característica do Power: é o único da linha que possui TV Digital.

É importante lembrar, ainda, que os aparelhos foram lançados recentemente. Isso faz com que os custos se mantenham no preço sugerido por um tempo e tendem a cair após alguns meses.

Confira as melhores ofertas do Moto G7 Power e do Moto G7 Play aqui, no Zoom:

 

Aproveite e confira o Review em 1 Minuto do Moto G7 Power no Zoom:

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone