Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto G7 vs Galaxy J8: qual é o melhor celular intermediário?

Motorola e Samsung disputam a sua preferência; descubra qual smartphone tem a melhor ficha técnica.

Moto G7
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O Moto G7 e o Galaxy J8 são celulares intermediários da Motorola e da Samsung indicados para usuários que querem um bom desempenho, mas não podem gastar muito. Apesar estarem no mesmo segmento, existem algumas diferenças na ficha técnica e no preço que podem ser decisivas na hora da compra.

Se você está em dúvida entre um dos modelos, acompanhe o comparativo de especificações a seguir e descubra qual é o melhor smartphone para o seu dia a dia.

Moto G7Moto G7Galaxy J8Galaxy J8
Tela
6,24 polegadas Max Vision 6 polegadas Infinity Display
Processador
Qualcomm Snapdragon 632 octa-core de até 1,8 GHz Qualcomm Snapdragon 450 octa-core de até 1,8 GHz
Memória RAM
4 GB 4 GB
Armazenamento
64 GB 64 GB
Resolução da Tela
Full HD+ HD+
Conexões
4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Dual chip
Sim Sim
Peso
174 g 177 g
Câmera frontal
8 MP 16 MP
Câmera traseira
Dupla de 12 MP + 5 MP Dupla de 16 MP + 5 MP
Sistema operacional
Android 9 Pie Android 8 Oreo
Bateria
3.000 mAh 3.500 mAh
Dimensões
157 x 75,3 x 7,92 mm 159,2 x 75,7 x 8,2 mm
Cores
Polar (branco) e Ônix (preto) Preto, violeta e prata
Ver ofertas Ver ofertas

Moto G7 entrega imagens mais nítidas, mas J8 tem cores mais vivas

As 6,24 polegadas de display do Moto G7 ocupam boa parte da tela, que é protegida pelo vidro Gorilla Glass 3. Embora tenha resolução Full HD+, a tela LCD apresenta problemas no contraste: o preto não é tão profundo quanto nos painéis Super AMOLED. Ou seja, a qualidade é comprometida pela falta de equilíbrio das cores.

A tecnologia Super AMOLED do Galaxy J8 promete cores vivas e equilibradas, mesmo com menor resolução. E o tamanho não é tão diferente: 6 polegadas. Ambos contam com bordas mínimas, para melhor aproveitamento do display.

No final das contas, as duas telas têm seus prós e contras, ficando a gosto do freguês escolher entre maior nitidez ou cores mais vibrantes.

Moto G7

Visual premium é com o Moto G7

Se você procura um celular com aparência mais elegante, irá encontrar no Moto G7 uma bela traseira em vidro e cores sóbrias (preto e branco). O smartphone ainda conta com o notch, que pode até não agradar a todos, mas virou tendência na indústria mobile depois que apareceu no iPhone X. No G7, porém, ele está mais discreto, em formato de gota d’água.

O Galaxy J8, por sua vez, não apresenta uma câmera traseira saltada como os atuais modelos da Motorola, mas tem traseira em plástico, um material menos sofisticado. Um destaque do aparelho da Samsung é a cor violeta, que pode agradar aos usuários que gostam de fugir das opções mais tradicionais.

A saída de som do Motorola é na parte inferior esquerda, podendo ser facilmente abafado ao manusear, principalmente quando usado na horizontal. A Samsung pensou nisso e colocou o alto-falante na lateral do smartphone.

Galaxy J8

O Galaxy J8 é indicado para quem ama selfies; Moto G7 para quem quer gravar vídeos

A Samsung continua investindo nas selfies. A câmera frontal do J8 tem sensor de 16 MP, abertura de lente f/1.9 e um flash para melhores resultados. Essas configurações trazem bons resultados de fotos em locais bem iluminados, e quebram um bom galho quando as condições de luz não são favoráveis. O Moto G7 fica com sensor 8 MP (f/2.2), por isso deixa a desejar nas fotos noturnas e em locais escuros.

Na traseira, os dois aparelhos têm câmera dupla. Os sensores de 16 MP (f/1.9) e 5 MP da câmera traseira do Galaxy J8 permitem reproduzir o efeito de fundo (Modo Retrato). Em comparação com o Moto G7, que traz 12 MP (f/1.8) + 5 MP, o J8 realiza recortes mais precisos.

Quanto às filmagens, o celular da Motorola vence. O J8 filma em Full HD (1080p) em 30fps e não tem estabilização óptica de imagens, enquanto que o Moto G7 filma em 4K em 30fps e conta com a OIS para evitar trepidações.

Galaxy J8

Galaxy J8 pode ter maior autonomia de bateria, mas o G7 carrega mais rápido

Com 3.500 mAh e uma tela mais econômica, é possível que o Galaxy J8 tenha a melhor autonomia de bateria entre os modelos, aguentando bem a uma jornada de trabalho com uso moderado. Porém, existe um fator que prejudica o celular da Samsung: ele pode demorar mais de duas horas para conseguir carga completa.

A sua porta USB dificulta uma carga mais veloz e o carregador que acompanha o aparelho é de 7.5V. Já o Moto G7 possui um carregador TurboPower, assim os 3.000 mAh recarregam mais rapidamente.

Galaxy J8

Moto G7 tem melhor desempenho

Mesmo que não seja um smartphone indicado para games pesados, o processador Snapdragon 632 aliado à memória RAM de 4 GB não geram travamentos ou lentidão na maioria dos apps do dia a dia.

Não é possível dizer o mesmo do J8, pois ele pode apresentar quedas de fps, já que o Snapdragon 450 tem processamento um pouco inferior.

Mas a diferença não é tão grande: os 4GB de memória RAM do aparelho Samsung permitem utilizar dois aplicativos simultaneamente.

Embora ambos os smartphones tenham 64 GB de memória interna, o Moto G7 é recomendado para usuários que gostam de bastante espaço para armazenamento, pois ele é expansível até 512 GB por um cartão microSD. O J8 expande até “somente” 256 GB.

Moto G7

Extras: J8 traz reconhecimento facial; Moto G7 tem Android mais “puro”

O sensor de impressões digitais segue firme e forte na traseira de ambos os aparelhos, mas o J8 traz o reconhecimento facial como diferencial, melhorando a velocidade de desbloqueio do aparelho. Vale ficar atento: ainda que seja um recurso interessante, a própria Samsung reconhece que pode haver falhas.

O Android 8 que vem no aparelho tem foco na segurança e proteção de arquivos. Outro diferencial da Samsung é a assistente virtual Bixby. Com esse recurso é possível criar lembretes, comandos de voz e outras funcionalidades.

O Moto G7 vem com o Android 9 Pie trazendo um recurso interessante para as fotografias. É possível acrescentar pessoas, personagens e demais elementos nas suas fotos e vídeos através do Google Playground.

Moto G7

O software do Google também é preocupado com o seu “Bem-estar digital”, te permitindo colocar as luzes do celular em tons de cinza para não te atrapalhar a pegar no sono e reduzir notificações.

Outros destaques do Moto G7 são seus sensores de movimento presentes desde gerações anteriores. Balançar e chacoalhar ativam a câmera e flash do celular, graças ao acelerômetro presente nele.

Afinal, qual é o melhor: Samsung Galaxy J8 ou Motorola Moto G7?

A ficha técnica de ambos celulares se aproxima no quesito hardware e dimensão: ambos com 4GB de memória RAM, 64GB de armazenamento interno e feitos para duas mãos. Os diferenciais estão nas câmeras e desempenho.

Devido ao chipset mais avançado, o Moto G7 oferece melhor performance na execução dos aplicativos mais pesados, melhor display para assistir vídeos em full HD e carregamento mais rápido. O Android 9 Pie traz recursos muito legais que podem melhorar a experiência com o smartphone.

O Galaxy J8 é ligeiramente melhor em fotos e na duração da bateria, apesar do carregamento mais lento. Vale a pena levar um aparelho que possui baixo custo e uma qualidade de fotografias acima da média.

Se você não se importa com menor qualidade de display e sim com as fotografias, o Galaxy J8 é uma excelente opção para quem quer levar do melhor por um menor preço. No entanto, se seu objetivo é curtir jogos de complexidade intermediária e ter um celular com visual mais sofisticado, o Moto G7 é a opção recomendada.

Confiras as melhores ofertas do Moto G7 e Galaxy J8 no Zoom:

 

Aproveite e assista o Review em 1 Minuto do Galaxy J8:

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone