Moto G7 vs Motorola One: descubra qual celular tem o melhor custo/benefício

Com câmera dupla e ficha técnica intermediária, smartphones Motorola disputam a sua preferência.

Moto G7 vs Motorola One: descubra qual celular tem o melhor custo/benefício
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Dois smartphones intermediários da Motorola duelam quesito a quesito para se manter entre as melhores opções de custo/benefício da marca. Moto G7 e Motorola One guardam características parecidas em desempenho, com diferenças marcantes em sistema operacional e câmeras.

Para facilitar a sua compra, montamos um comparativo completo de ficha técnica e preço entre os dois modelos. Avalie as suas necessidades de uso e confira qual o melhor celular para você.

a partir de:R$ 1.124,10

a partir de:R$ 1.124,10

Data de lançamento
Fevereiro de 2019
Outubro de 2018
Tamanho da Tela
6,24 polegadas Max Vision (19:9)
5,9 polegadas Max Vision (19:9)
Resolução da Tela
Full HD+ (2270 x 1080 pixels)
HD+ (1520 x 720 pixels)
Processador
Snapdragon 632 octa-core de até 1,8 GHz
Snapdragon 625 octa-core de até 2 GHz
Memória RAM
4 GB
4 GB
Armazenamento
64 GB
64 GB
Memória expansível
Sim, até 512 GB
Sim, até 256 GB
Câmera traseira
Dupla de 12 MP (f/1.8) + 5 MP (f/2.2)
13 MP (f/2.0) + 2 MP (f/2.4)
Câmera frontal
8 MP (f/2.2)
8 MP (f/2.2)
Filma em
4K a 30 fps
4K a 30 fps
Bateria
3.000 mAh
3.000 mAh
Dual chip
Sim
Sim
Acesso à Internet
4G, 3G e Wi-Fi
4G, 3G e Wi-Fi
Sistema operacional
Android 9.0 Pie
Android One 8.1.0 (Oreo), com atualização para Android One 9.0 Pie
Leitor de digitais
Sim
Sim
Reconhecimento Facial
Sim, 2D
Sim, 2D
Scanner de íris
Não
Não
Resistência à água e poeira
Não
Não
TV Digital
Não
Não
Dimensões
157 x 75,3 x 7,92 mm
149,5 x 72,2 x 7,97 mm
Peso
174 g
160 g
Cores
Preto e branco
Preto e branco
Ofertas
Ver preçosVer preços

Design do Motorola One foge do padrão da marca

Com bordas arredondadas e um jeitão de iPhone X, o Motorola One quebrou alguns paradigmas da marca, principalmente se observarmos as principais linhas anteriores da empresa, como a Moto Z, ou a própria Moto G.

A traseira é feita em vidro e as bordas frontais lembram muito o celular da Apple, com o notch (aquele recorte que abriga alguns sensores de áudio e vídeo e a câmera). No final das contas, o Motorola One ficou bem elegante.

Motorola One

Traseira do Motorola One tem câmera dupla na posição vertical – Foto: Zoom

Já o Moto G7 segue um pouco o padrão dos irmãos mais novos. A traseira também ganhou vidro, mas o notch superior vem em formato de gota, o que garante um espacinho a mais para a tela.

As câmeras na parte traseira também vêm dispostas de maneira diferente. Se o Motorola One aposta em uma organização vertical no canto superior, o G7 centraliza os sensores e mantém um padrão estético visto em diversos aparelhos da empresa.

Moto G7 tem mais qualidade em resolução de tela

Com 6,24 polegadas e resolução Full HD+ (2270 x 1080 pixels), o Moto G7 vai bem quando o assunto são conteúdos em altíssima definição. A tela traz a tecnologia Max Vision e trabalha bem com cores e contrastes.

Moto G7

Moto G7 tem notch em formato de gota – Foto: Ana Marques/Zoom

Já o Motorola One vem com 5,9 polegadas e resolução HD+ (1520 x 720 pixels). O display IPS LCD até responde bem a conteúdos em alta definição, mas fica um pouco atrás do G7 nesse quesito.

Para uma utilização básica, podemos dizer que as duas telas vão entregar um bom desempenho. Para os mais exigentes, vale investir no G7, com mais resolução e polegadas no pacote.

Desempenhos parecidos entre o Moto G7 e o Motorola One

Os dois smartphones carregam processadores Snapdragon de oito núcleos. O G7 traz um Snapdragon 632, com 1,8 GHz de velocidade máxima, ligeiramente mais avançado do que o Snapdragon 625 presente no One, o que deve fornecer mais agilidade ao membro da família Moto G.

Na memória RAM, há um empate: ambos trazem 4 GB. Essa estrutura vai segurar bem as tarefas cotidianas, como jogos leves e intermediários, vídeos ou redes sociais.

Motorola One

Motorola One é recomendado para jogos leves – Foto: Zoom

Lembre-se apenas que se o intuito for trabalhar com vários apps abertos ou rodar jogos pesados em configuração máxima, ambos os modelos podem deixar um pouquinho a desejar.

Bastante espaço para arquivos

Com duas boas capacidades de armazenamento, Moto G7 e o Motorola One não devem dar dor de cabeça no quesito espaço. Mesmo que 64 GB não sejam uma disponibilidade enorme, ela vai dar conta do recado para você utilizar os apps mais famosos de redes sociais ou delivery sem problemas.

Ah, é sempre bom lembrar que você ainda pode expandir esse espaço via micro cartão SD nos dois smartphones.

Câmera dupla do Moto G7 é mais avançada

O Moto G7 tem câmera dupla e se sai bem em efeitos e resolução. Você tem um sensor de 12 MP e outro de 5 MP. Com eles, é possível brincar com os filtros nativos da marca e fazer fotos em profundidade com boa qualidade. As aberturas ficaram com f/1.8 e f/2.2 respectivamente.

O Motorola One também tem câmera dupla, mas com sensores de 13 MP e 2 MP. Nas aberturas, ele também fica em desvantagem, com f/2.0 e f/2.4, o que indica um desempenho pior em ambientes com pouca luz.

Moto G7

Moto G7 tem câmera traseira dupla – Foto: Ana Marques/Zoom

Na câmera frontal, os dois smartphones têm 8 MP. Contudo, o Motorola One vem com flash LED, ótima pedida para as fotos noturnas ou na balada.

Capacidade de bateria é a mesma nos dois smartphones

O Moto G7 e Motorola One contam com 3.000 mAh de bateria, que devem aguentar bem uma jornada de trabalho. Além disso, os dois têm carregamento TurboPower, que promete até 8 horas de autonomia com 15 minutos de tomada.

O grande destaque do Motorola One está no Android “Puro”

É impossível negar que o grande chamariz por trás do Android One seja justamente o sistema Android One, chamado pelo próprio Google de Android "Puro". Isso significa que você terá um sistema operacional mais limpo visualmente. Ele não vem com nenhum aplicativo extra e as integrações com os programas Google são bem mais fluidas e rápidas. Aliás, o smartphone como um todo fica mais leve, já que vem apenas com o necessário.

Outro detalhe bacana é que você também recebe atualizações do sistema em primeira mão e com maior periodicidade. Isso, além de deixar o celular mais seguro, é uma ótima notícia para desenvolvedores que precisam testar apps no Android.

Motorola One

Motorola One tem Android One – Foto: Zoom

Já o Moto G7 vem com Android 9.0 Pie e algumas modificações nativas feitas pela fabricante. Isso não prejudica o desempenho geral do smartphone e você não deve ter grandes problemas para navegar no sistema.

Recursos extras e conectividade

Como esperado, os dois smartphones da Motorola vem com compatibilidade com redes 3G e 4G. Além disso, trazem entradas USB-C, além da conexão 3,5 mm para fones de ouvido (aquela tradicional, P2).

O sensor de digitais está presente no pacote tanto do G7, quanto do One. No mais, você tem acelerômetro (bacana para jogos) e a opção dual chip, para trabalhar com duas operadoras simultâneas.

Veredito final: Moto G7 ou Motorola One?

Apesar das configurações de hardware parecidas, o Moto G7 é um aparelho mais novo no mercado em relação ao Motorola One. Isso deve deixar o sistema mais rápido e mais seguro para rodar alguns apps complexos ou trabalhar em multitarefas.

Podemos dizer que se o sistema Android One não enche os seus olhos, o Moto G7 vai entregar melhor performance de maneira geral.

Por outro lado, é consenso de mercado que você terá nos dois aparelhos ótimas pedidas na linha intermediária, com um desempenho até um pouco acima da média geral dos concorrentes de mesmo preço.

Encontre as melhores ofertas para o Moto G7 e o Motorola One no Zoom:

Aproveite e confira o Dando um Zoom e o Review em 1 Minuto:

Leia também: