Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto X vs Moto G: qual o melhor Motorola de 2ª Geração?

Confira as diferenças entre o Moto X e o Moto G e escolha o seu smartphone Motorola.

Moto X vs Moto G
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A primeira geração do Moto X e do Moto G marcou a retomada dos smartphones Motorola ao competitivo mercado de celulares.

Para a segunda geração, a marca caprichou ainda mais e, claro, deu certo! Moto X e Moto G 2ª Geração são verdadeiros sucessos, ocupando a lista dos mais buscados aqui no Zoom por bastante tempo.

Cada um é indicado para um determinado público. E se você ainda não sabe qual é o ideal para você, confira o comparativo entre o Moto X e o Moto G:

 

Moto X
2ª Geração

Motorola Moto X 2ª Geração

Moto G
2ª Geração

Motorola Moto G 2ª Geração

Tela 5,2'' Full HD 5'' HD
Processador Quad core 2,5GHz Quad core 1,2GHz
Memória RAM 2GB 1GB
Conectividade 4G, 3G e Wi-Fi 3G e Wi-Fi ou
4G, 3G e Wi-Fi
Armazenamento 32GB 8GB ou 16GB
Aceita cartão de memória Não Sim (até 32GB)
Dual chip Não Sim
Câmera traseira 13MP 8MP
Câmera frontal 2MP 2MP
Filma em 4K HD

Telas de qualidade de ambos os lados: HD no Moto G e Full HD no Moto X

De frente, o Moto X 2º Geração e o Moto G são bem parecidos. Mas o Moto X é um pouquinho maior e seu corpo, com borda metálica, é mais bem acabado que o do Moto G.

Veja preços no Moto X e do Moto G

Quanto à qualidade dos displays, o Moto G 2ª Geração não decepciona, já que tem tecnologia IPS e oferece boas cores e amplo ângulo de visão. Agora, o Moto X realmente entrega um resultado melhor, com tela AMOLED que apresenta mais brilho e cores mais vivas que a do Moto G.

A resolução do Moto X também é superior: Full HD com densidade de 424 pixels por polegada (ppi), enquanto a do Moto G é HD com 294 ppi. Porém, em nenhum dos dois vai dar para ver os pixels.

Além disso, tanto o Moto G quanto o Moto X contam com a proteção contra arranhões Gorilla Glass 3.

Conheça as diferentes versões do Moto G

O Moto X tem uma única versão, com 32GB de memória interna e internet 4G, mas o Moto G tem algumas variações de modelo. O mais famoso é o Moto G DTV Colors, que é um celular com TV digital, 16GB de armazenamento e ainda vem com uma capinha turquesa.

Tem ainda o Moto G 4G que, claro, é um smartphone com 4G, e vem com 16GB de espaço interno. Por fim, um Moto G mais em conta, só com 3G mesmo e 8GB de armazenamento.

Moto X e Moto G são bastante fluidos, mas Moto X tem mais potência

Depois do sucesso da 1ª geração do Moto G, a Motorola resolveu manter o mesmo processador no Moto G 2ª Geração: o Qualcomm Snapdragon 400, que é quad core e tem velocidade de 1,2GHz. Já a GPU é a Adreno 305, também a mesma que vinha na versão anterior do aparelho.

Para a 2ª geração do Moto X, a marca fez mudanças no hardware, e agora o aparelho traz o Snapdragon 801, que é quad core com 2,5GHz, e a Adreno 330, uma evolução da GPU do modelo anterior.

Com a configuração do Moto G, dá para rodar praticamente qualquer aplicativo e até alguns jogos, mas os mais pesados com certeza vão rodar com mais fluidez no Moto X, que tem processamento superior ao Moto G. Além disso, o Moto X traz 2GB de RAM, enquanto o Moto G tem 1GB, ou seja, na multitarefa o Moto X também se sai melhor.

No quesito conectividade, quase empate

Quando o assunto é acesso à internet, o Moto X leva ligeira vantagem por ter 4G. Tudo bem que o Moto G tem uma versão com 4G, mas os outros modelos são smartphones com 3G.

No mais, os dois são equipados com Bluetooth 4.0, mas só o Moto X traz NFC, que é aquela tecnologia que permite usar o smartphone como cartão de crédito.

Fotos boas nos dois aparelhos, vídeos em 4K no Moto X

Para fotos casuais ou para publicar na internet, é difícil dizer se o melhor é o Moto X ou o Moto G. Tudo bem que a câmera do Moto X tem 13MP e a do Moto G tem 8MP, mas elas têm praticamente os mesmos recursos, como HDR, foto panorâmica e detector de face.

Na prática, o Moto X entrega imagens com mais detalhes e cores mais vivas, mas tende a granular as fotos. Ou seja, mesmo com mais megapixels, ela tem seus pontos positivos e negativos.

Mas para quem curte fazer vídeos, o Moto X pode ser mesmo a melhor escolha, já que ele é um smartphone que filma em 4K, enquanto o Moto G filma em HD.

Recursos do Moto X são destaque

Aqui, o Moto X mostra sua superioridade. Ainda falando sobre a câmera, para ativar rapidamente a do Moto X é bem fácil: basta virar o aparelho de um lado ao outro que a câmera abre.

O Moto X também tem comando de voz, para fazer pesquisas no Google, traçar rotas e até fazer ligações, enviar mensagens ou abrir algum aplicativo.

E uma novidade da 2ª Geração do Moto X é que nele dá para personalizar a frase que ativa o comando de voz. Ah, ele também é equipado com comando de gestos, que serve para silenciar chamadas, por exemplo.

As notificações ainda aparecem na tela do Moto X, e para vê-las, basta passar a mão por cima do aparelho. Enquanto isso, o Moto G só pisca um LED na frente do aparelho quando há alguma notificação.

Custo/benefício é com o Moto G; mais recursos a um preço em conta: Moto X

Você deve ter percebido que, no geral, o Moto X é superior ao Moto G. Mas isso não quer dizer que o melhor seja o Moto X, já que isso depende muito mais do uso que você vai fazer do aparelho.

Por exemplo, se você não quer gastar tanto com um smartphone, mas precisa que ele seja fluido e dê conta de realizar praticamente todas as atividades, o Moto G pode ser o melhor celular para você. Isso sem falar que ele é um smartphone dual chip e ainda tem espaço para cartão de memória; recursos não oferecidos pelo Moto X.

Porém, para quem quer um aparelho que tenha funções extras como comando de voz, tenha tela de altíssima resolução e câmera que filma em 4K, o Moto X pode agradar. Tudo bem que ele é mais caro que o Moto G, mas comparando com modelos de outras marcas que oferecem as mesmas vantagens, seu preço é um dos mais em conta.

 

E aí, deu para saber se, para você, o melhor é o Moto X ou o Moto G? Então, continue no Zoom para ver mais produtos e comparar os preços antes de comprar.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone