Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto X4 vs Galaxy S7: qual smartphone vale mais a pena comprar?

Motorola e Samsung estão em disputa neste comparativo. Veja qual atende celular melhor as suas necessidades!

moto x4 vs galaxy s7
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Com as fabricantes lançando smartphones com especificações técnicas cada vez mais parecidas, fica difícil escolher entre as opções de celulares intermediários, como o Moto X4, e tops de linha, como o Galaxy S7.

Se você está interessado em um desses, mas está na dúvida de qual a melhor opção, até por conta dos preços muito próximos, chega mais e confira o nosso comparativo para descobrir qual deles vale mais a pena de acordo com o seu uso!

 

Leia também: Melhores Celulares Custo/Benefício

 

Motorola Moto X4

Moto X4

Samsung Galaxy S7

Galaxy S7

Tela 5.2" Full HD (1080x1920 pixels) IPS LCD 5.1" Quad HD (2560x1440 pixels) Super AMOLED
Processador Octa-core de 2.2GHz (Qualcomm Snapdragon 630) Octa-core de 2.3GHz (Samsung Exynos 8890)
Unidade de processamento gráfico (GPU) Adreno 508 Mali-T880
Memória RAM 3GB 4GB
Armazenamento 32GB (expansível até 2TB) 32GB (expansível até 256GB)
Acesso à internet 3G, 4G e Wi-Fi 3G, 4G e Wi-Fi
Aceita cartão de memória Sim Sim
Dual chip Sim Não
Leitor de digital Sim Sim
Resistência à água Sim (certificação IP68) Sim (certificação IP68)
TV digital Não Não
Rádio FM Sim Não
NFC Sim Sim
Câmera traseira 12MP + 8MP (abertura de f/2.0 e f/2.2) 12MP (abertura de f/1.7)
Câmera frontal 16MP (abertura de f/2.0) 5MP (abertura de f/1.7)
Filma em 4K (30 FPS) 4K (30 FPS)
Bateria 3.000 mAh 3.000 mAh
Sistema operacional Android 7.1.1 (Nougat) Android 6.0 (Marshmallow)
Proteção Corning Gorilla Glass Corning Gorilla Glass 4
Peso 163g 152g

Galaxy S7 é um top de linha que merece respeito!

Quando o assunto é desempenho, não há dúvidas que entre um top de linha, como o Galaxy S7, e um intermediário, como o Moto X4, o smartphone da Samsung leva a melhor.

Mesmo lançado em 2016, o Galaxy S7 é mais potente que o Motorola, possui mais quantidade de memória RAM (4GB) e um processador mais veloz, com clock de 2.3GHz, além de uma placa gráfica potente, capaz de rodar sem dificuldades aplicativos e jogos pesados de realidade aumentada, como Pokémon GO.

Sobre o sistema operacional, o Galaxy S7 vem com o Android 6.0 (Marshmallow) instalado de fábrica, versão anterior à 7.1.1 (Nougat) do Moto X4. Mas não se preocupe, pois a atualização de software já está disponível para download aqui no Brasil.

Câmera dupla do Moto X4 não é páreo para o Galaxy S7

Chegamos a um ponto que merece bastante atenção. Por mais que a tendência do momento sejam os smartphones com câmera dupla, como o Moto X4, a presença de uma segunda lente não torna o aparelho melhor que o Galaxy S7 na hora de tirar fotos e gravar vídeos.

O S7 tem maior abertura focal, de f/1.7, nas câmeras traseira e frontal, o que garante fotos mais nítidas e cheia de detalhes que o Moto X4, principalmente à noite e em ambientes com pouco luz. Sem falar na estabilização ótica (OIS), superior a digital do smartphone da Motorola, que ajuda a não deixar as imagens e vídeos com aquele efeito tremido.

Samsung Galaxy S7

É importante destacar que o Moto X4 é um dos poucos celulares com flash LED frontal atualmente no mercado. Ah, e ele também tira selfies panorâmicas de até 120°, para você não deixar escapar ninguém ou nenhuma paisagem nas fotos.

No mais, os dois smartphones têm vários recursos em comum, como a gravação em resolução 4K a 30 frames por segundo (FPS), foco automático e o modo HDR, por exemplo.

Tamanho e peso iguais, mas telas diferentes

Aqui temos mais uma vitória para o Galaxy S7. Apesar de, na prática, terem praticamente o mesmo tamanho e peso do Moto X4, o smartphone da Samsung se destaca em vários pontos.

A tela do S7 tem resolução Quad HD, ótima para assistir a vídeos no YouTube e séries na Netflix, por exemplo, além de ser Super AMOLED, que reproduz melhor as cores que a LCD do Moto X4. Além disso, o Galaxy conta com a quarta geração do Gorilla Glass, que protege não só contra arranhões, mas quedas também.

Apesar das diferenças, os dois aparelhos têm o sensor biométrico localizado na parte frontal e contam com a certificação IP68, sendo resistentes à respingos e até a mergulhos acidentais na água.

Empate técnico na bateria e armazenamento

Tanto o S7 quanto o X4 são equipados com 3.000 mAh de bateria, ambas com suporte ao sistema de carregamento rápido. No armazenamento interno, eles também compartilham do mesmo tamanho: 32GB para guardar músicas, fotos, vídeos e outros arquivos.

A diferença, no entanto, é que a memória disponível para utilização é maior no Galaxy S7 (24.5GB), isso porque a Motorola dedica um grande espaço para armazenar o sistema operacional e aplicativos nativos, por exemplo.

Por outro lado, há a possibilidade de expandir a memória do Moto X4 em até 2TB via cartão de memória, enquanto no Galaxy S7 essa opção fica restrita a 'apenas' 256GB.

Moto X4 impressiona nos recursos extras

O critério de desempate aqui são dois recursos muito importantes presentes no Moto X4 e que fazem bastante falta no S7: o Rádio FM e a capacidade dual chip. Ah, o smartphone da Motorola ainda tem entrada USB Type-C, que permite conectar o cabo no celular sem se preocupar com qual lado encaixar.

Mas se você não liga muito para essas características, o Galaxy tem como diferencial a compatibilidade com a ferramenta de pagamentos Samsung Pay, disponível apenas nos aparelhos da fabricante.

Sobre a conectividade, tanto o Galaxy S7 quanto o Moto X4 tem recursos como NFC, Bluetooth 4.2, além do leitor biométrico, giroscópio e o sensor de proximidade, por exemplo.

Moto X4 Recursos Extras

Mas então, qual é melhor comprar: o Moto X4 ou Galaxy S7?

A resposta para essa pergunta é simples: o Galaxy S7! Assim como o Galaxy S7 Edge, o smartphone lançado em 2016 é um excelente investimento para quem busca por um celular bom para jogos, câmera e tela de ótima qualidade, repleto de recursos e com um preço mais em conta que o Galaxy S8, atual modelo top de linha da Samsung.

Agora, se a câmera dupla e recursos como o Rádio FM, por exemplo, são muito importantes para você, o Moto X4 é uma excelente opção de smartphone intermediário é uma excelente opção no seu segmento.

Compare os preços do Moto X4 e do Galaxy S7:

 


Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone