Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto Z2 Play vs Moto Z Play: veja as diferenças no comparativo

Saiba tudo sobre o Moto Z Play e o Moto Z2 Play na nossa comparação.

Moto Z2 Play vs Moto Z Play
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Duas versões da linha de smartphone Motorola conhecidas como intermediários premium, Moto Z2 Play e Moto Z Play se enfrentam em uma comparação, para te ajudar a entender as diferenças entre eles e saber se vale a pena trocar o modelo antigo pelo mais recente, ou ainda qual deles vale mais o investimento.

Já adiantando, claro que o Moto Z2 Play traz melhorias em relação ao Moto Z Play. Mas para ser mais fino, acabou sacrificando a bateria, por exemplo. E como as mudanças de um modelo para o outro não são tão radicais assim, o Moto Z Play continua uma boa opção de compra, principalmente se seu preço estiver bem abaixo do Moto Z2 Play. Confira a batalha e compare os preços do Moto Z Play e do Moto Z2 Play:

 

Moto Z2 Play

Moto Z2 Play

Moto Z Play

Moto Z Play

Tela

5,5'' Full HD

5,5'' Full HD

Processador

Octa core de 2,2GHz

Octa core de 2GHz

Memória RAM

4GB

3GB

Armazenamento

64GB

32GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 2TB)

Sim (até 2TB)

Acesso à internet

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Sim

Sim

Leitor de digital

Sim

Sim

NFC

Sim

Sim

Câmera frontal

5MP

5MP

Câmera traseira

12MP

16MP

Filma em

4K

4K

Bateria

3.000 mAh

3.510 mAh

Design parecido, com materiais e espessuras diferentes

Colocando o Moto Z Play e o Moto Z2 Play lado a lado, a gente logo percebe que eles são bem parecidos, até nas dimensões. Por exemplo, os dois têm 15,6cm de altura e 7,6cm de largura, mas na espessura é que tem uma diferença, já que o Moto Z2 Play é mais fino, como 0,6cm, enquanto o Moto Z Play tem 0,7cm.

Também, não poderiam ser muito diferentes mesmo, já que, quando o Moto Z Play foi lançado, a Motorola prometeu que os Moto Snaps seriam compatíveis com pelo menos mais duas gerações do smartphone, para cativar o público e não fazer ninguém precisar trocar os módulos toda vez que comprar um Moto Z Play novo.

Então, sim, os Moto Snaps que servem para o Moto Z Play também podem ser usados no Moto Z2 Play, possibilitando tornar o celular um projetor, uma caixa de som potente, ou até dar uma turbinada na câmera com a ajudinha dos módulos da marca, que são vendidos separadamente ou em pacotes promocionais junto com o aparelho.

Moto Z Play e Moto Z2 Play são compatíveis com módulos

Mas voltando ao design dos smartphones Motorola comparados aqui, outra diferença fica por conta do material usado, sendo vidro no Moto Z Play e metal no Moto Z2 Play, o que deixou a versão mais recente com uma cara mais premium. Ah, e o Moto Z2 Play também é mais leve, com 145g, enquanto o Moto Z Play tem 165g.

Telas praticamente iguais em ambos os smartphones

Quando o assunto é tela, na comparação entre Moto Z Play e Moto Z2 Play temos praticamente um empate. Ambos celulares com tela grande, de 5,5 polegadas, eles também têm tela com resolução Full HD, que é muito boa, e resulta em uma densidade elevada de pixels: 401 pixels por polegada (ppi). Porém, vale destacar que a tela do Moto Z2 Play tende a ser mais brilhante.

Agora, o que pode fazer diferença é a possibilidade de usar as funções dos botões virtuais no sensor de impressão digital do Moto Z2 Play, o que acaba liberando mais espaço na tela, dando a sensação de que ela é maior.

Por falar nisso, é bom destacar que tanto o Moto Z Play quanto o Moto Z2 Play são celulares com leitor de digital, permitindo que você desbloqueie o smartphone por biometria.

Além disso, ambos são celulares resistentes à água, contando com um revestimento que repele o líquido. Outra proteção presente nos dois modelos é o Gorilla Glass, presente nas telas para evitar arranhões e outros danos.

Moto Z2 Play larga na frente com mais RAM e processador mais moderno

Matando logo a curiosidade de muitos: sim, o Moto Z2 Play é mais potente que o Moto Z Play. Mas a diferença não chega a ser tanta assim quando o assunto é processador.

Isso porque o Moto Z Play é equipado com o processador Qualcomm Snapdragon 625, sendo um celular octa core de 2GHz, enquanto o Moto Z2 Play traz a versão mais recente do chipset, o Snapdragon 626, que também é octa core, mas de 2,2GHz, e que consegue ser 10% mais veloz.

Ah, e eles também rodam com a mesma unidade de processamento gráfico, a Adreno 506, que ajuda na hora de jogar e assistir a vídeos, por exemplo.

Na memória RAM, 1GB a mais do Moto Z2 Play pode fazer a diferença para quem adora usar vários apps ao mesmo tempo. Para ser mais específico, são 4GB de RAM no Z2 Play e 3GB no Z Play.

Sendo assim, embora o Moto Z2 Play seja mais veloz, a diferença no desempenho para a versão anterior não é tão grande assim. Então, para quem já tem o Moto Z Play, talvez o upgrade de celular só por esse motivo não seja vantajoso.

Dobro de armazenamento no Moto Z2 Play

Outro detalhe que pode fazer você querer comprar o Z2 Play, ou trocar a versão anterior do celular por ele, é o armazenamento.

Tudo bem que os dois aceitam cartão de memória de até 2TB, mas para quem não quer depender de um microSD, vale a pena escolher o Moto Z2 Play, que tem capacidade de 64GB, o dobro do encontrado no Moto Z Play (32GB).

Câmeras melhoradas e com flash frontal duplo no Moto Z2 Play

Moto Z2 Play tem câmera boa

No quesito câmera, vale destacar que ambos são celulares bons para fotos em suas faixas de preço. Agora, já era mesmo de se esperar que o Moto Z2 Play viesse com algumas melhorias.

E uma delas foi na câmera frontal, que agora conta com flash duplo, para balancear melhor as cores e evitar aquele efeito "estourado". Do outro lado, temos o Moto Z Play, que também é um celular com flash frontal, só que simples, com apenas 1 LED.

Fora isso, a resolução das duas câmeras frontais é a mesma (5MP), assim como a abertura (f/2.2) e, sem flash, elas entregam resultados bem semelhantes.

Já na câmera traseira, pode parecer que a redução de pixels no Moto Z2 Play com relação ao Moto Z Play significa um retrocesso, mas não é bem assim. Isso porque, na verdade, a quantidade de pixels não interfere na qualidade da imagem apresentada. E, convenhamos, uma foto de 12MP já é grande o suficiente para imprimir e até para fazer ampliações.

Na prática, as imagens feitas com a câmera traseira do Moto Z2 Play tendem a ter menos ruídos, principalmente as feitas em ambientes com pouca luz, já que sua abertura é f/1.7, o que permite a entrada de mais luz pela lente. Do outro lado, temos o Moto Z Play com f/2.0.

Outras tecnologias que ajudam a melhoria nas fotos do Moto Z2 Play são a Dual Autofocus Pixels+, em vez do Foco Automático por Detecção de Fase (PDAF) encontrado no Moto Z Play.

Sobre os vídeos, ambos são celulares que filmam em 4K com 30 quadros por segundo (fps), enquanto os filmes em Full HD são feitos com 30 fps no Moto Z Play, e 60 fps no Moto Z2 Play.

Suporte para dois chips tanto no Moto Z Play quanto no Moto Z2 Play

E mais um ponto em comum entre o Moto Z2 Play e o Moto Z Play é que ambos são celulares dual chip. E o melhor de tudo é que eles contam com 3 slots: 2 para chips e 1 para cartão de memória, para você poder usar tudo ao mesmo tempo!

Bateria com mais capacidade no Moto Z Play

Moto Z Play tem bateria de longa duração

Se tem um ponto em que, sem dúvidas, o Moto Z Play leva vantagem, é a bateria. Com 3.510 mAh, a Motorola promete até 45 horas de uso misto, e até 8 horas a mais de uso depois de 15 minutos de carga, graças ao carregador rápido TurboPower.

Já no Moto Z2 Play, que precisou sacrificar a bateria para ficar mais fino, são 3.000 mAh. E a Motorola nem se comprometeu a dizer quantas horas ela deve durar, atentando-se apenas a afirmar que o smartphone aguenta um dia inteiro de uso. E com 15 minutos de carga com o TurboPower, são 7 horas a mais de uso moderado.

Qual é melhor: Moto Z Play ou Moto Z2 Play?

Você deve ter percebido que, no geral, o Moto Z2 Play é melhor que o Moto Z Play. Agora, se a bateria com maior capacidade é um fator decisivo para você, saiba que o Moto Z Play ainda é um ótimo celular, e acaba sendo bastante parecido com o seu sucessor em quase todos os quesitos.

Além disso, se o Moto Z Play estiver com um preço bem mais em conta que o Moto Z2 Play, a vantagem pode ser ainda maior. Mas, se os dois estiverem na mesma faixa de preço, vale a pena investir um pouco mais para levar o Moto Z2 Play.

E se você é daqueles que prefere comprar sempre no smartphone mais novo, certamente o Moto Z2 Play é uma excelente escolha entre os aparelhos intermediários mais avançados, principalmente por ser dual chip, ter 64GB de armazenamento, suporte a módulos, boas câmeras e tela de qualidade.

Veja preços do Moto Z2 Play e do Moto Z Play:

 

Aproveita e dá uma olhadinha no nosso vídeo no YouTube:

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone