Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto Z2 Play vs Moto Z3 Play: descubra qual é o melhor celular Motorola

Com câmera dupla e tela de bordas mínimas, Moto Z3 Play chega para inovar a linha de smartphones avançados da Motorola.

Moto Z2 Play vs Moto Z3 Play
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O Moto Z2 Play ganhou um sucessor: o Moto Z3 Play – lançamento que tem a missão de inovar a linha de celulares Motorola trazendo a câmera dupla e a tela com bordas mínimas para o universo dos smartphones avançados da marca.

Sem grandes novidades em memória RAM e armazenamento, trocar o Moto Z2 Play pelo Z3 Play pode ser uma dúvida para muitos consumidores que focam em economizar. Esse é o seu caso? Então, antes de comprar, confira o nosso comparativo e descubra qual dos celulares é o mais indicado para você.

Leia também: Os 25 melhores celulares e smartphones em 2018

 

 

Moto Z2 Play

Moto Z2 Play

Moto Z3 Play

Moto Z3 Play

Tela 5.5 polegadas Super AMOLED Full HD (1920 x 1080 pixels) 6 polegadas Super AMOLED Full HD + (2160 x 1080)
Processador Snapdragon 626, 8 núcleos de até 2.2 GHz Snapdragon 636, 8 núcleos de até 1.8 GHz
Memória RAM 4GB 4GB ou 6GB
Armazenamento 64GB 64GB ou 128GB
Conectividade 4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Aceita cartão de memória Sim, até 2TB Sim, até 2TB
Dual chip Sim Sim
Resistente à água e poeira Resistente a respingos Resistente a respingos
Leitor de digital Sim Sim
Câmera traseira 12MP (abertura f/1.7) Dupla 12MP + 5MP (abertura f/1.7 e f/2.2)
Câmera frontal 5MP (abertura f/2.2) 8MP (abertura f/2.0)
Filma em Ultra HD 4K a 30 fps Ultra HD 4K  30 fps
Bateria 3.000 mAh 3.000 mAh

Moto Z3 Play mantém design da linha, mas tem nova posição para leitor de digitais

O design do Moto Z3 Play segue o padrão da linha, já adotado no Moto Z2 Play. Em ambos os modelos, é possível notar a câmera saltada e o encaixe para os Moto Snaps (acessórios que adicionam funções ao celular). A construção é feita em metal, o que garante um visual mais elegante.

Algumas diferenças ficam por conta da tela no novo formato 18:9 do Moto Z3 Play (assunto que detalharemos mais à frente). Desse modo, o leitor de digitais, que ficava na parte da frente com o Moto Z2 Play, passa para a lateral do smartphone no modelo mais recente – uma saída interessante da Motorola, visto que algumas fabricantes optam por realocar o leitor na traseira, o que atrapalha os usuários que usam os celulares em cima da mesa ou presos a algum suporte, como os usados em carros.

Moto Z3 Play

Mais imersão: Moto Z3 Play tem tela alongada e maior, sem perder nitidez

Assistir aos seus filmes e séries favoritos deve ser uma experiência ainda melhor no Moto Z3 Play. O celular adota a tendência da tela com bordas mínimas e formato alongado – o que aumenta a sensação de imersão ao reproduzir vídeos e jogos no smartphone. Essa fórmula ainda permite aumentar o tamanho do display sem impactar muito no tamanho final do telefone. O resultado é um telão de 6 polegadas Full HD+ (2160 x 1080 pixels) que não atrapalha a pegada no dia a dia.

No Moto Z2 Play, porém, a tela não decepciona: são 5,5 polegadas e resolução Full HD (1920 x 1080 pixels), boas configurações para assistir ao seu conteúdo preferido. Nesse modelo, o formato é o tradicional 16:9, comum na maioria dos celulares e monitores.

Moto Z3 Play

Nos dois casos, a tela promete ótimo desempenho. A densidade de pixels, que indica o nível de nitidez que o display pode oferecer, é bastante semelhante: 401 ppi para o Z2 Play e 403 ppi para o Moto Z3 Play. Além disso, a tecnologia Super AMOLED usada nos dois painéis promete cores vivas e contrastes intensos.

Câmera dupla do Moto Z3 Play faz fotos com fundo desfocado e reconhece objetos

As fotos com fundos desfocado (Modo Retrato) viraram febre nas redes sociais – até o Instagram embarcou na ideia com um recurso de software. No Moto Z3 Play, a tarefa é realizada com a câmera dupla traseira, que tem sensores de 12 MP e 5 MP e abertura de lente f/1.7 e f/2.2, respectivamente.

Na prática, você deve conseguir fotos incríveis em locais iluminados, e um bom resultado mesmo em ambientes mais escuros, como em boates, festas de aniversário e durante à noite.

Moto Z3 Play

No Moto Z2 Play, não há o efeito de desfoque de forma nativa. Mas a câmera principal tem as mesmas especificações: 12 megapixels e abertura f/1.7. Ou seja, as fotos comuns, sem o Modo Retrato, devem ser tão boas quanto as do Moto Z3 Play.

Outro destaque do Z3 Play é o uso de inteligência artificial, que permite apontar a câmera para um objeto ou lugar para exibir informações relacionadas.

Para os apaixonados por selfies, a Motorola também trouxe melhorias. No Moto Z3 Play, a resolução passa de 5 MP na câmera frontal para 8 MP. A quantidade de megapixels interfere diretamente no tamanho das imagens, quanto mais megapixels, maior é a foto, e melhor ela é para edição.

Moto Z2 Play

Além disso, a abertura de lente aumentou de f/2.2, no Moto Z2 Play, para f/2.0 no Moto Z3 Play. Isso quer dizer que o modelo mais recente deve entregar resultados melhores do que o antecessor em ambientes com luz baixa.

A gravação de vídeos permanece a mesma: Ultra HD 4K a 30 fps – especificações que prometem imagens de alta qualidade e devem agradar mesmo aos usuários mais exigentes.

Processador do Moto Z3 Play faz melhor gerenciamento de bateria e tem maior velocidade de download

O Moto Z2 Play tem processador Snapdragon 626, de 8 núcleos e velocidade máxima de 2,2 GHz. Já o Moto Z3 Play recebeu o Snapdragon 636, que também é um processador octa-core, mas com velocidade máxima de 1,8 GHz.

Porém, é bom ter cuidado para não se enganar ao comparar esses números: o Snapdragon 636 do Z3 Play ganha do processador do Z2 Play em velocidade de download e também tem melhor gerenciamento de energia, o que permite prolongar a vida útil da bateria do celular.

Moto Z3 Play

Na memória RAM, o Moto Z2 Play tem 4 GB, assim como a versão regular do Moto Z3 Play, o que ajuda na fluidez para rodar jogos e aplicativos pesados. De modo geral, os dois modelos devem atender bem a quem precisa de um desempenho intermediário/avançado. Há ainda a versão especial de 6 GB do Moto Z3 Play, que promete ainda mais fôlego na execução de tarefas.

Moto Z3 Play tem versão turbinada com mais espaço para arquivos

A quantidade de memória interna é a mesma para o Moto Z2 Play e na versão regular do Moto Z3 Play: 64 GB. Com esse armazenamento, é possível salvar fotos e vídeos à vontade, sem precisar se preocupar tanto com lotação. O Z3 Play, no entanto, recebeu uma edição especial com quantidade de armazenamento de 128 GB, uma ótima opção quem não quer ter dor de cabeça com memória cheia.

E se, mesmo assim, você precisar de mais espaço para os seus arquivos, é só inserir um cartão de memória – no papel, o Moto Z2 Play e o Moto Z3 Play são compatíveis com microSD de até 2 TB, mesmo que estes ainda não estejam disponíveis no mercado. Hoje, você encontra cartões de até 400 GB para expandir a memória do smartphone.

Recursos extras com os Moto Snaps

Ambos os celulares têm compatibilidade com os Moto Snaps, os acessórios modulares da fabricante que adicionam funções extras. Assim, você pode adquirir um módulo com mais bateria (Power), um de câmera instantânea (Polaroid Insta-Share Printer) e até transformar o smartphone em um videogame portátil com o Moto Snap Gamepad.

Moto Snaps no Moto Z3 Play

 

Android atualizado tanto no Moto Z2 Play quanto no Moto Z3 Play

Apesar de sair de fábrica com o Android 7.1.1 Nougat, o Moto Z2 Play já pode ser atualizado para o Android 8 Oreo, versão mais recente do sistema operacional do Google, que também está presente no Moto Z3 Play.

Nesse quesito, ambos os aparelhos irão atender bem suas necessidades, entregando os recursos mais atuais, como a otimização de bateria e a função soneca para notificações, que silencia os lembretes por um determinado período.

Ambos os celulares têm bateria que dura o dia todo

Com 3.000 mAh, o Moto Z2 Play e o Moto Z3 Play prometem resistir a um dia inteiro longe das tomadas. Os celulares também são compatíveis com a tecnologia de recarga rápida da Motorola e vêm com carregador Turbo Power de 15 W, capaz de fornecer até 7 horas de uso com apenas 15 minutos ligado à rede elétrica.

Moto Z3 Play

Afinal, vale a pena trocar o Moto Z2 Play pelo Moto Z3 Play?

Se você preza por inovação, o Moto Z3 Play é uma ótima pedida. O celular segue as maiores tendências do mercado de smartphones: tela 18:9 com bordas mínimas, câmera dupla e inteligência artificial. Porém, vale ressaltar que essas não são características necessárias para um bom funcionamento, elas estão mais relacionadas ao estilo de uso. Então, a escolha vai depender do seu propósito com o celular.

Com o Moto Z2 Play, você consegue tirar ótimas fotos e executa apps mais pesados sem grandes problemas. Se a tela em um novo formato e as fotos com fundo desfocado não são prioridades, o modelo de 2017 tende a entregar um melhor custo-benefício.

Confira os preços do Moto Z2 Play e do Moto Z3 Play


Leia também

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone