Moto Z3 Play vs Moto Z: compare os celulares da linha Moto Z
Além de recursos exclusivos da marca, como o Moto Tela, um dos grandes atrativos da linha Moto Z da Motorola é o design modular, presente desde o primeiro Moto Z , de 2016, ao Moto Z3 Play, lançado em 2018. Mas será que o novo modelo intermediário da família consegue bater o smartphone que já foi carro-chefe da Motorola? Ou vale mais a pena aproveitar a queda de preço do modelo anterior, que tende a estar a um valor mais atrativo? Ficou na dúvida? Então, chega mais e confira o nosso comparativ

Além de recursos exclusivos da marca, como o Moto Tela, um dos grandes atrativos da linha Moto Z da Motorola é o design modular, presente desde o primeiro Moto Z, de 2016, ao Moto Z3 Play, lançado em 2018.
Mas será que o novo modelo intermediário da família consegue bater o smartphone que já foi carro-chefe da Motorola? Ou vale mais a pena aproveitar a queda de preço do modelo anterior, que tende a estar a um valor mais atrativo?
Ficou na dúvida? Então, chega mais e confira o nosso comparativo de ficha técnica antes de decidir qual celular comprar.
Leia também: Os Melhores Celulares Intermediários
Moto Z ganha em resolução de tela, mas Z3 Play tem o novo formato 18:9
O Moto Z3 Play, por ser um smartphone mais recente, conta com algumas características visuais que estão em alta na indústria de celulares, como a tela no formato 18:9 – mais alongado do que o tradicional 16:9 visto no Moto Z – e bordas bem finas ao redor do display.
Essas mudanças prometem melhorar a imersão na hora de assistir aos seus filmes e séries favoritos pelo telefone, e também acabam deixando a pegada do celular mais ergonômica, mesmo com telas grandes, de 6 polegadas, como é o caso do Z3 Play.

Um ponto não tão alto desse celular, porém, é a resolução, que é “apenas” Full HD+ (2160 x 1080 pixels). No Moto Z, ela é Quad HD (2560 x 1440 pixels), e o tamanho do display é 5,5 polegadas, o que se traduz em imagens mais nítidas e ricas em detalhes para o modelo mais antigo.
No design, o Moto Z3 Play se destaca por ter uma aparência mais sofisticada
O design modular se mantém na terceira geração da família Moto Z, mas o Z3 Play ganhou revestimento em vidro na traseira, o que deixa o telefone com uma aparência mais elegante. No Moto Z, a construção é em vidro na parte da frente e alumínio atrás.
A câmera saltada é uma marca (polêmica) que permanece dos smartphones da Motorola – o vão é necessário para encaixar os Moto Snaps. Ah, e o leitor de digitais, que no Moto Z é no painel frontal, no Z3 Play está na lateral do aparelho.

Dual camera com a possibilidade do “Modo Retrato” é trunfo do Moto Z3 Play
O “Modo Retrato”, efeito que desfoca o fundo da foto deixando um objeto ou pessoa em destaque, é uma das grandes sensações do momento no mundo dos smartphones. Com o Moto Z3 Play, é possível conseguir esse recurso de forma simples, já que ele é um celular com câmera dupla, que tem sensores de 12 MP e 5 MP.
No Moto Z, a câmera principal é única, e tem 13 MP com abertura de lente f/1.8, mas isso não deve ser um problema. É possível que, na prática, as fotos apresentem a mesma qualidade do Z3 Play, sendo muito boas em lugares bem iluminados e satisfatórias em ambientes mais escuros, como uma festa ou paisagens noturnas.

Na frontal, a superioridade do Moto Z3 Play é notável. O celular tem sensor de 8 MP para selfies e abertura de lente f/2.0. Já o Moto Z tem 5 MP (f/2.2), e não deve agradar tanto aos mais apaixonados por autorretratos.
Em termos de gravação de vídeos, ambos os telefones entregam a mesma qualidade, com resolução 4K (2160p) a 30 quadros por segundo (fps).
Processador do Moto Z3 Play garante maior desempenho na execução de tarefas
O Moto Z3 Play conta com o processador Snapdragon 636, ou seja, ele é um smartphone octa-core que tem quatro núcleos rodando à velocidade máxima de 1,8 GHz. Já o Moto Z é um celular quad-core, com o chip Snapdragon 820, com 2 núcleos a 1,8 GHz e 2 a 1,6 GHz.
Análises de desempenho feitas por sites especializados comprovaram que o Snapdragon 636 é capaz de bater o 820 na maioria dos casos, mesmo sendo um processador intermediário.
Isso quer dizer que, na prática, o Moto Z3 Play deve ter uma performance igual ou melhor à do Moto Z na hora de rodar apps e jogos pesados.
Para manter o desempenho e tornar a execução de tarefas mais fluida, o Z3 Play traz ainda memória RAM de 4 GB ou 6 GB, a depender da versão, enquanto o Moto Z tem memória RAM de 4 GB.

Você é do tipo acumulador? Gosta de manter suas fotos e vídeos sempre a um toque de distância? Então, a versão mais robusta do Moto Z3 Play foi feita para você!
São 128 GB de memória interna para guardar todos os seus arquivos e, se isso não for o suficiente, você também pode expandir o armazenamento com um cartão microSD (a Motorola fala em suporte a até 2 TB, embora essa capacidade ainda não esteja disponível no mercado).
Para os menos apegados, tanto o Moto Z quanto o Moto Z3 Play têm versões com armazenamento de 64 GB, com o mesmo suporte à cartão de memória de até 2 TB.
O Moto Z3 Play é um celular com Android 8 de fábrica e deve receber atualizações por mais tempo
Uma das grandes vantagens de ter um celular mais recente é que eles, geralmente, saem de fábrica com a última versão do sistema. Esse é o caso do Moto Z3 Play, um smartphone com Android 8.1 Oreo, plataforma que conta com recursos de otimização de bateria e melhorias para a segurança do usuário.
Já o Moto Z foi lançado em 2016 com o Android 6.0 Marshmallow, mas já recebeu atualizações e, hoje, também entra na lista dos celulares com o Oreo.
A dúvida que fica para o Moto Z é à respeito da próxima versão do sistema, o Android P, que deve ter sua versão final liberada em breve pelo Google – ela é praticamente garantida para o Moto Z3 Play.
Bateria deve resistir a um dia de trabalho com uso moderado nos dois aparelhos
.jpg)
O Moto Z3 Play tem um incremento de 400 mAh em relação ao Moto Z: o primeiro conta com 3.000 mAh de bateria e o segundo 2.600 mAh. Apesar dessa diferença, a autonomia não deve variar tanto, já que temos que considerar o aumento de tela do Z3 Play (que acaba gastando mais energia).
Ou seja, em ambos os celulares, deve ser possível executar alguns jogos, assistir a um episódio da sua série favorita e navegar nas redes sociais durante o dia, e ainda chegar em casa com alguma folga para evitar que o aparelho desligue pela falta de carga.
Ah, vale lembrar que os dois contam com a tecnologia TurboPower da Motorola de carregamento rápido, que fornece horas de bateria em apenas alguns minutos junto à tomada.
Apesar de ter sido carro-chefe da Motorola em 2016, o Moto Z não consegue bater de frente com o Moto Z3 Play. O modelo mais recente da linha Moto Z traz configurações interessantes e inovadoras vencem ou empatam com o veterano da família.
Desse modo, em 2018, é mais jogo optar pelo Moto Z3 Play para curtir tendências como câmera dupla e tela de bordas mínimas no formato 18:9 (Max Vision).
Compare os preços do Moto Z3 Play e do Moto Z:
Veja os nossos vídeos:
Leia também: