Zoom indica em Celular e Smartphone

Motorola One Hyper vs One Zoom: quais são as diferenças entre os celulares?

Comparativo detalha a ficha técnica dos celulares Motorola. Descubra qual tem o melhor custo-benefício para você.

Celular
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Motorola One Hyper ou One Zoom? Ambos os smartphones foram lançados em 2019 e integram a linha Motorola One, compartilhando portanto algumas características, como a tela Full HD+, o processador e a capacidade bateria.

A principal diferença entre os celulares fica para o conjunto fotográfico: com câmera quádrupla traseira, o One Zoom promete maior versatilidade; já o One Hyper inova com a câmera frontal “pop-up”, uma solução para aumentar o aproveitamento de tela, e traz sensor principal de 64 MP na parte de trás.

Mas, afinal, qual desses celulares é o melhor para o seu dia a dia? Para te ajudar a responder essa pergunta, montamos um comparativo de ficha técnica entre o One Hyper e o One Zoom. Confira a análise nas linhas a seguir.

Leia também: Melhor celular para selfie em 2020: modelos com câmera frontal boa

Motorola One HyperMotorola One HyperMotorola One Zoom Motorola One Zoom
Data de lançamento
dezembro de 2019 setembro de 2019
Tamanho da Tela
Total Vision de 6,5" (19:9) Max Vision de 6,4" (19:9)
Resolução da Tela
Full HD+ (2340 x 1080 pixels) Full HD+ (2340 x 1080 pixels)
Processador
Snapdragon 675 (octa-core de até 2 GHz) Snapdragon 675 (octa-core de até 2 GHz)
Memória RAM
4 GB 4 GB
Armazenamento
128 GB 128 GB
Memória expansível
Sim, até 1 TB Sim, até 1 TB
Câmera traseira
64 MP ( f/1.8) + 8 MP de 118° Ultra-wide 48 MP (f/1.7) + 16 MP (f/1.7) + 8 MP (f/1.7) + 5 MP (f/1.7)
Câmera frontal
32 MP (f/2.0) 25 MP (f/2.0)
Filma em
4K @ 30 fps 4K @ 30 fps
Bateria
4.000 mAh (carregador de 45 W) 4.000 mAh (carregador TurboPower)
Dual chip
Sim Sim
Acesso à Internet
Sim Sim
Sistema operacional
Android 10 Android 9 Pie
Leitor de digitais
Sim Sim
Reconhecimento Facial
Sim Sim
Carregamento sem fio
Não Não
Dimensões (A x L x E)
161,8 x 76,6 x 8,9 mm 158,7 x 75 x 8,8 mm
Peso
210 g 190 g
Cores
Azul Oceano, Vermelho Âmbar e Rosa Boreal Titanium, Bronze e Violet
Ver ofertas Ver ofertas

Câmera traseira: “Hiper-resolução” ou mais lentes?

Começando pelo conjunto de câmeras traseiras, o Motorola One Zoom chega com quatro lentes: uma com sensor principal de 48 MP e estabilização óptica (OIS), uma ultra-wide com sensor de 16 MP, uma telefoto com sensor de 8 MP (OIS) e uma de 5 MP para Modo Retrato (profundidade).

Já o Motorola One Hyper tem conjunto mais modesto, em termos de quantidade, com apenas duas lentes traseiras. No entanto, o sensor principal se destaca pela resolução de 64 MP, inédita em smartphones da marca. Segundo a fabricante, ele é capaz de registrar imagens com altíssimo nível de detalhes.

Motorola One Zoom Câmera quádruplaImagem: Motorola One Zoom tem câmera quádrupla traseira. Créditos: Ana Marques/Zoom

 

A tecnologia Quad Pixel, que combina quatro pixels em um para aumentar a sensibilidade à luz, está presente em ambos os smartphones, bem como o modo Night Vision, que otimiza as fotografias tiradas no escuro ou à noite.

Usuários que curtem tirar fotos em ambientes variados terão no Motorola One Zoom uma experiência mais completa, já que ele conta com a lente telefoto para zoom óptico de até 3x, sem perda de qualidade.

Se fotos de objetos ou paisagens distantes não são seu foco, a câmera do Motorola One Hyper tende a oferecer a melhor experiência por entregar sensor principal de maior resolução, conseguindo registros mais detalhados.

Câmera frontal: Motorola One Hyper se destaca com maior resolução e mecanismo retrátil

Para selfies, o Motorola One Hyper traz câmera frontal de 32 megapixels (f/2.0), contra 25 MP (f/2.0) do One Zoom. Ambos os modelos contam com tecnologia Quad Pixel também na câmera frontal.

A grande inovação fica por conta do sistema retrátil que faz a câmera se movimentar “para trás” da tela. Desse modo, o display não precisa contar com um notch, como o One Zoom, e ganha maior aproveitamento.

Motorola One Hyper Câmera pop-upImagem: Câmera pop-up do Motorola One Hyper com modo selfie ativado. Créditos: Ana Marques/Zoom

Design: One Hyper tem melhor aproveitamento de tela

A câmera “pop-up” do One Hyper elimina a necessidade do notch e, assim, sobra mais espaço para a tela. Essa é uma grande vantagem do ponto de vista do design, já que proporciona experiência mais imersiva, ideal para quem curte assistir a vídeos e jogar no celular.

Esse smartphone conta com um sistema de iluminação na parte traseira que se acende no momento em que está sendo carregado ou quando há novas notificações. Se o usuário não quiser luzes piscando, pode configurar o funcionamento deste sistema a partir das configurações do Android.

O One Zoom, por outro lado, conta com leitor de digitais sob a tela (no One Hyper ele fica na traseira), o que facilita o desbloqueio quando o celular sobre uma mesa ou preso em um suporte, no carro, por exemplo.

As opções de cores são Azul Oceano, Vermelho Âmbar e Rosa Boreal para o One Hyper; já o Motorola One Zoom é vendido nas versões Titanium, Violet e Bronze.

Motorola One Zoom coresImagem: Motorola One Zoom nas cores Bronze e Violet. Créditos: Ana Marques/Zoom

Tela: One Zoom leva vantagem com a tecnologia OLED

A tecnologia OLED proporciona imagens com cores vivas e contrastes profundos. Ela é utilizada no Motorola One Zoom – que foge à regra dos demais celulares da família Motorola One. O One Hyper, por sua vez, tem display IPS LCD, que é menos econômico do que o OLED e tem um preto mais puxado para o cinza.

A resolução, em ambos os casos, é Full HD+ (2340 x 1080 pixels), que entrega imagens com alto nível de detalhes. O One Hyper tem painel de 6,5 polegadas, e o One Zoom tem praticamente o mesmo tamanho: 6,4 polegadas. Os dois celulares têm o formato 19:9, que é mais largo do que o 21:9 visto no One Vision e no One Action.

Motorola One Zoom TelaImagem: Tela do Motorola One Zoom é OLED. Créditos: Ana Marques/Zoom

Memória não é problema nestes smartphones

Pense bem: se você fosse um engenheiro e estivesse criando smartphones que têm como público-alvo amantes de fotos e vídeos, certamente colocaria bastante memória para guardar todas as imagens feitas com a câmera do aparelho, certo? A Motorola acertou nesse ponto.

Ambos os modelos deste comparativo têm 128 GB de armazenamento, o que já é um espaço de memória bem satisfatório. Há ainda a possibilidade de expansão em até 1 TB via cartão microSD.

Desempenho intermediário premium

O processador também é o mesmo nos dois celulares: o Qualcomm Snapdragon 675, um chip octa-core com velocidade máxima de 2 GHz. Ele trabalha em conjunto com memória RAM de 4 GB. Essas especificações devem oferecer fluidez em navegação e velocidade na execução de tarefas.

A experiência com jogos também promete agradar, já que os smartphones são capazes de rodar títulos pesados, como PUBG Mobile e Free Fire, sem problemas.

Uma diferença entre eles é o sistema operacional de fábrica. O One Zoom, lançado em setembro, traz ainda o Android 9.0 Pie. Já o One Hyper, lançado em novembro, já sai da caixa com o novo Android 10.

Bateria: One Hyper vence em velocidade de carregamento

O Motorola One Hyper e o One Zoom empatam em capacidade de bateria: ambos contam com 4.000 mAh. A diferença é que o primeiro tem a possibilidade de carregamento mais rápido, já que ele vem com o carregador Hyper, que oferece até 12 horas de uso após ser conectado por 10 minutos na tomada.

O One Zoom também conta com carregamento rápido, proporcionado pelo o carregador TurboPower. O recurso promete 7 horas de uso após apenas 15 minutos de carga. Um pouco mais lento que o Hyper, mas ainda bastante satisfatório para a maioria dos consumidores comuns.

Motorola One Hyper BateriaImagem: Uso da bateria no Motorola One Hyper. Créditos: Ana Marques/Zoom

Preço e custo-benefício: qual é o smartphone ideal para você?

Definir qual é o melhor celular entre One Hyper e One Zoom é uma tarefa complicada. Se por um lado o One Hyper tem uma câmera principal com 64 MP, por outro as quatro câmeras do One Zoom entregam maior versatilidade. O primeiro tem maior aproveitamento de tela por não ter o notch, o segundo tem uma tecnologia superior de display, que consome menos bateria.

Ou seja, podemos considerar um empate na questão das fichas técnicas, mas aí entram outros fatores importantes: o preço e a sua necessidade.

O One Hyper é um lançamento mais recente e, por isso, ainda tem preço um pouco mais alto. Se você quer economizar e não liga tanto para uma tela com maior aproveitamento e carregamento “hiper-rápido”, escolha o One Zoom.

Compare os preços do Motorola One Hyper e Motorola One Zoom:

 

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone