Zoom indica em Celular e Smartphone

Motorola One vs Moto G6 Plus: Qual celular tem a melhor ficha técnica?

Será que o Android One e o visual do iPhone X são páreos para o desempenho do Moto G6 Plus?

Motorola One vs Moto G6 Plus
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Com o lançamento do Motorola One, a marca faz a estreia do Android One no Brasil, nova versão do sistema operacional que foca nas ferramentas e inovações do Google.

Apesar do visual premium, semelhante ao do iPhone X, a ficha técnica e o preço do Motorola One o colocam no segmento de smartphones intermediários, assim como o Moto G6 Plus – um celular com câmera dupla e desempenho interessante.

Mas será que o novo celular da Motorola é capaz de bater de frente com o "irmão" da linha Moto G? A resposta você encontra no comparativo a seguir!

Motorola OneMotorola OneMoto G6 PlusMoto G6 Plus
Data de lançamento
Outubro de 2018 Maio de 2018
Tamanho da Tela
5,9 polegadas 5,9 polegadas
Resolução da Tela
HD+ (1520 x 720 pixels) 19:9 Full HD+ (2160 x 1080 pixels) 18:9
Processador
Qualcomm Snapdragon 625 Octa-core de 2,6 GHz Qualcomm Snapdragon 630 Octa-core de 2,2 GHz
Memória RAM
4 GB 4 GB
Armazenamento
64 GB 64 GB
Memória expansível
Sim, microSD de 256GB Sim, microSD de 256GB
Câmera traseira
Dupla: 13MP (f/2.0)+ 2MP (f/2.4) Dupla: 13MP (f/2.0)+ 2MP (f/2.4)
Câmera frontal
8MP (f/2.0) 8MP (f/2.2)
Filma em
4K @ 30 fps 4K @ 30 fps
Bateria
3.000 mAh 3.200 mAh
Dual chip
Sim Sim
Acesso à Internet
4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth 4.2 e NFC 4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth 5 e NFC
Sistema operacional
Android One 8 (Oreo) Android One 8 (Oreo)
Leitor de digitais
Sim Sim
TV Digital
Não Sim
Dimensões
149,5 x 72,2 x 7,97 mm 159,9 x 75,5 x 7,99 mm
Peso
160 g 165 g
Rádio FM
Não Sim
Cores
Preto e branco Índigo e Topázio
Ver ofertas Ver ofertas

Moto G6 sai na frente em desempenho

Ambos os celulares contam com processadores intermediários com oito núcleos. No entanto, apesar de mais recente, o Motorola One traz um chipset antigo (Snapdragon 625), ficando em desvantagem em relação ao Moto G6 Plus, que tem um Snapdragon 630.

Em termos gerais, o SD 630 do Moto G6 Plus permite uma maior otimização da bateria, além de ter melhor desempenho em memória. Por isso, esse modelo é o mais indicado para quem costuma usar apps mais exigentes e jogos de complexidade intermediária. Vale ressaltar que nenhum dos dois é indicado para games muito pesados.

A quantidade de memória RAM é a mesma nos dois modelos: 4 GB. Isso indica que os dois devem ter boa performance com apps em segundo plano, além de fluidez no funcionamento do sistema.

Já no armazenamento, temos outro empate – ambos contam com 64 GB, ou seja, bastante espaço para guardar seus arquivos, fotos e vídeos sem precisar ter preocupações com memória lotada.

Android One, só no Motorola One

A Motorola sempre apostou no chamado Android "Puro", como o próprio Moto G6 Plus, que usa o Android 8 (Oreo) com poucas alterações feitas pela marca. Mas o Moto One atinge um novo patamar com o Android One, nova versão do sistema operacional sem nenhuma modificação visual ou aplicativos extras instalados.

Android One 

O objetivo é oferecer integração completa com inovações e ferramentas da Google, como a proteção do antivírus Google Play Protect, o gasto energético otimizado e a praticidade de apps como o Google Fotos, os únicos pré-instalados no celular.

Essa versão do sistema também conta com atualizações mais rápidas e frequentes. Como prova, o Motorola One foi o primeiro smartphone a começar a receber o Android 9.0 Pie no Brasil.

Tela com notch ou em alta definição?

Os dois smartphones contam com tela de 5,9 polegadas – o que é bem legal para quem curte mais espaço para navegar ou reproduzir filmes e jogos. Porém, há diferenças importantes no formato e resolução do display.

Enquanto o Motorola One chega como mais um celular com notch – aquela aba no alto da tela que guarda alguns dos sensores do aparelho, semelhante à do iPhone X – e resolução HD+, o Moto G6 Plus mantém a testa, mas compensa a experiência com uma tela Full HD+, que proporciona imagens mais definidas.

Moto G6 Plus Tela 

No formato, o One segue o 19:9, ainda mais alongado do que o 18:9 visto no Moto G6 Plus. Ambos devem entregar uma imersão interessante para conteúdo audiovisual, mas alguns apps mais antigos (ainda não adaptados ao novo padrão), podem aparecer cortados, bem como alguns vídeos do Instagram Stories gravados em celulares com tela 16:9.

Sem "calombo": Motorola One tem visual moderno

Presente nos smartphones da Motorola desde o lançamento da linha Moto G5, o famoso "calombo" da câmera traseira, em formato circular, não aparece no Motorola One. Em vez disso, o smartphone conta com a câmera dupla disposta na posição vertical, no canto do aparelho.

O revestimento é feito em vidro nos dois smartphones, o que confere um aspecto sofisticado, mas também é um sinal de alerta para os mais desastrados – vale a pena investir em uma capinha para proteger o celular!

Em termos de cores, o Moto One está disponível em preto ou branco, enquanto o Moto G6 Plus pode ser encontrado em tons de índigo (preto azulado) ou topázio (prata).

Câmera do Moto G6 Plus tem resultados melhores à noite

Com câmera dupla de 12 MP (f/1.7) + 5 MP (f/2.2), o Moto G6 Plus tem melhor taxa de entrada de luz, o que oferece melhores resultados em ambientes escuros e fotos noturnas, enquanto a câmera dupla do Motorola One tem 13 MP (f/2.0) + 2 MP (f/2.4).

Moto G6 Plus Câmera 

Ambos os celulares são compatíveis com o Modo Retrato – que desfoca o fundo das imagens, deixando uma pessoa ou objeto em destaque no primeiro plano – e com outros recursos provenientes do sistema dual camera, como o preto e branco seletivo e o cor em destaque.

TV Digital é exclusividade do Moto G6 Plus

Caso você queira alguma de entretenimento opção além dos aplicativos de vídeos e filmes em streaming, vale saber que o Moto G6 Plus tem TV digital integrada, com acesso aos canais digitais da TV aberta para ver na palma da sua mão e sem gastar internet móvel.

Ah, o modelo também tem rádio FM, que não aparece no Motorola One.

Carregamento rápido disponível nos dois smartphones Motorola

A duração de bateria deve ser semelhante nos dois modelos, apesar da diferença de 200 mAh na capacidade de carga. Isso porque o Motorola One, apesar de ter um processador menos eficiente, conta com o sistema de otimização de gasto energético do Android One.

Motorola Bateria

Mas a boa notícia nesse quesito é o sistema de carregamento rápido disponível no Moto One e no Moto G6 Plus que, segundo a marca, oferece até seis horas de funcionamento com cerca de 20 minutos na tomada.

Moto One ou Moto G6 Plus: qual smartphone Motorola comprar?

O melhor celular, nesse caso, vai depender das suas prioridades como usuário. O Motorola One é um smartphone indicado para quem gosta de inovação em design e não quer esperar muito por atualizações de software. Ele dá conta de apps de e-mail, redes sociais e streaming de música sem grandes problemas.

No entanto, esse modelo tem desempenho inferior ao rival quando o assunto é execução de jogos e conjunto de câmeras. Por isso, se a aparência é o de menos para você, talvez seja melhor investir no Moto G6 Plus, que apesar do design menos atraente, tem uma ficha técnica mais potente.

Confira as ofertas do Motorola One e Moto G6 Plus:



Leia também:

Mais sobre o /deumzoom:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone