A Samsung anunciou, em agosto, o lançamento do Galaxy Note 9 – o celular que vem com a caneta S Pen mais inteligente –, e a dúvida que ficou para muita gente é: qual o preço e o que ele tem diferente em relação ao Galaxy S9 Plus, o celular mais avançado da linha Galaxy S?

Se você também não sabe qual dos smartphones poderosos é o melhor para comprar, basta dar uma lida no nosso comparativo de ficha técnica e descobrir as melhores ofertas aqui no Zoom! Vamos lá?!


Leia também: Celular Samsung com Tela Infinita: qual modelo comprar no Brasil?

 

Galaxy Note 9

Galaxy Note 9

Galaxy S9 Plus

Galaxy S9 Plus

Tela 6,4 polegadas Quad HD+ (2960 x 1440 pixels) Super AMOLED 6,2 polegadas Quad HD+ (2960 x 1440 pixels) Super AMOLED
Processador Qualcomm Snapdragon 845 octa-core de até 2,8 GHz Qualcomm Snapdragon 845 octa-core de até 2,8 GHz
Memória RAM 6 GB ou 8 GB 6 GB
Armazenamento interno 128 GB ou 512 GB 128 GB
Aceita cartão de memória Sim, microSD de até 512 GB Sim, microSD de até 400 GB
Conectividade 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 5.0 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 5.0
Dual chip Sim Sim
Leitor de impressões digitais Sim Sim
Reconhecimento facial Sim Sim
Resistência à água e poeira Sim (IP68) Sim (IP68)
Câmera traseira Dupla: grande angular de 12MP (abertura variável f/1.5 ou f/2.4) + teleobjetiva de 12MP (f/2.4) Dupla: grande angular de 12MP (abertura variável f/1.5 ou f/2.4) + teleobjetivade 12MP (f/2.4)
Câmera frontal 8MP (f/1.7) 8MP (f/1.7)
Filma em 4K a 60fps; Super Slow Motion (960fps) em HD (720p) 4K a 60fps; Super Slow Motion (960fps) em HD (720p)
Bateria 4.000 mAh 3.500 mAh
Caneta eletrônica (S Pen) Sim Não
Dimensões (altura x largura x espessura) 161,9 x 76,4 x 8,8 mm 158,1 x 73,8 x 8,5 mm
Peso 201 g 189 g
Sistema operacional de fábrica Android 8.1 Oreo Android 8.1 Oreo

No design e ergonomia, o Galaxy S9 Plus leva vantagem

A primeira conclusão sobre o Galaxy Note 9 é: ele não cabe em qualquer bolso! E não estamos falando somente do tamanho.

O preço de lançamento desse celular no Brasil é bem salgado: nada menos que R$ 5.499 sugeridos pela Samsung em seu site oficial. É claro que você encontra ofertas melhores no varejo, mas não espere nada por menos de R$ 4 mil tão cedo.

Galaxy Note 9 Design

Voltando ao design propriamente dito, o Note 9 vai incomodar quem tem mãos pequenas, ou mesmo que curte a digitação com uma mão só. Isso porque ele é um smartphone grande e espesso, apesar das bordas mínimas. Ah, e pesado também! São 201 gramas de smartphone para carregar pra lá e pra cá. Vai encarar?

O S9 Plus, por sua vez, tem um corpo mais enxuto, apesar da tela grande. Por isso, deve ser uma opção melhor para quem ficou assustado com as dimensões do modelo acima. O peso dele fica em 189 g.

Galaxy S9 Plus Design

Ambos os smartphones contam ainda com o leitor de digitais posicionado na parte de trás do aparelho, logo abaixo da câmera (e não mais ao lado dela, como era nos Galaxy Note 8 e S8), evitando assim marcas de dedo na lente.

'Tela Infinita' de verdade: ponto para o Galaxy Note 9

Nesse quesito, não tem pra ninguém! O Galaxy Note 9 tem tela de 6,4 polegadas para você assistir aos seus filmes preferidos na Netflix com resolução Quad HD+ (2960 ×1440 pixels). Ou seja, quem optar por esse smartphone terá uma telona com imagens ricas e bem detalhadas ao alcance das suas mãos.

Galaxy Note 9 Tela

O Galaxy S9 Plus não fica tão atrás assim. São 6,2 polegadas, com a mesma resolução do Note 9. A tecnologia usada nas duas telas é a Super AMOLED, conhecida por ter cores bem vivas, com contrastes intensos, e por gastar menos energia.

Ah! Vale lembrar que ambos os displays são construídos no formato 18,5:9, mais alongado do que o antigo 16:9 – a ideia é que esse padrão dê maior imersão para aproveitar melhor o conteúdo audiovisual no celular.

Câmera com abertura de lente variável é destaque nos dois modelos

Tanto o Galaxy Note 9 quanto o Galaxy S9 Plus entregam fotos incríveis com a tal câmera reimaginada, que nada mais é do que uma câmera com lente de abertura variável.

E o que isso significa? Bom, é bem simples: em ambientes escuros, você pode usar a abertura f/1.5 para captar mais luz e fazer fotos melhores. Já em locais amplamente iluminados, ou mesmo ao ar livre durante o dia, você pode definir a abertura f/2.4 para capturar imagens com maior riqueza de detalhes.

Galaxy S9 Plus Câmera

Ambos os modelos são celulares com câmera dupla, sendo uma das lentes grande angular – que permite registrar paisagens e monumentos sem cortar nenhuma parte da foto – e a outra teleobjetiva.

Com o sistema dual camera, você pode também pode pode usar o Modo Retrato (que a Samsung chama de Live Focus – ou "Foco Dinâmico", em português) para desfocar o fundo das fotos, deixando um objeto ou pessoa em destaque.

Para selfies, novamente, as mesmas configurações: câmera frontal de 8 MP com abertura f/1.7, que deve entregar ótimos resultados mesmo à noite ou em locais com pouca luz.

A gravação de vídeos é feita em 4K nos dois smartphones, e eles também têm o modo super slow motion para filmar em câmera lenta com resolução HD (720p) a 960 quadros por segundo.

Máximo poder de fogo: Galaxy Note 9 tem versão com memória RAM de 8 GB

Os dois celulares trazem em seu interior o processador Snapdragon 845, o mais poderoso da Qualcomm, que tem 8 núcleos e chega a 2,8 GHz.

No S9 Plus, ele trabalha em conjunto com memória RAM de 6 GB, entregando uma ótima performance mesmo nas tarefas mais exigentes.

Galaxy S9 Plus Memória RAM

O Galaxy Note 9 tem duas versões, uma delas com 6 GB de RAM e outra com 8 GB. Travamentos? Não com esse smartphone!

No armazenamento, o Note 9 também sai na frente. Ele é vendido com memória interna de 128 GB ou 512 GB. Já o Galaxy S9 Plus tem 128 GB de espaço para arquivos.

E se isso não for o suficiente para você, ainda há a possibilidade de expandir o armazenamento via cartão microSD (de até 512 GB no Note 9 e 400 GB no S9 Plus).

Bateria de respeito: Galaxy Note 9 tem capacidade para até 4.000 mAh

Para quem tem a rotina muito agitada, e não pode nem pensar em ficar sem celular durante o dia, o Galaxy Note 9 é a opção ideal.

O carro-chefe da Samsung tem capacidade para até 4.000 mAh, contra 3.500 mAh do Galaxy S9 Plus. Ou seja: ele mantém você conectado o tempo todo, sem preocupações.

Recursos extras: mais funções para a S Pen

A caneta eletrônica da Samsung, que é exclusiva da linha Galaxy Note, ficou mais útil com o lançamento do Note 9. Agora ela pode ser usada como controle remoto para tirar selfies, passar músicas no Spotify ou pausar um vídeo na Netflix, por exemplo.

Galaxy Note 9 Caneta S Pen

A conexão é feita via Bluetooth e o alcance é de até 10 metros em espaço aberto (sem paredes ou móveis), de acordo com a Samsung.

Outro recurso extra que é comum aos dois celulares é o My Emoji (ou AR Emoji). A tecnologia usa reconhecimento facial para recriar sua expressão em avatares 3D personalizados.

Mas, afinal, quem vence essa batalha? Galaxy Note 9 ou Galaxy S9 Plus

Em configurações de hardware e processamento, o Galaxy Note 9 é imbatível! Ele tem altíssimo poder de fogo – praticamente um computador de bolso – e vai proporcionar velocidade máxima para todas as tarefas. É realmente um celular para não se preocupar com aqueles engasgos do dia a dia!

Mas até aí, o S9 Plus não fica muito atrás. Apesar de não ter a versão com 8 GB de RAM, o modelo mais avançado da linha Galaxy S é mais do que o suficiente para a maioria dos usuários (mesmo os mais exigentes).

A conclusão parece difícil, mas, na verdade, ela é até bem simples: se você trabalha com o celular, e precisa dele para realizar tarefas complexas, mexer em planilhas, rodar aplicativos muito complexos e armazenar muitos arquivos pesados, como fotos e vídeos, o Note 9 (512 GB/8 GB) é o celular ideal.

Porém, se você é exigente, mas tem uma rotina menos intensa, o Galaxy S9 Plus poderá suprir sua demanda sem problemas. Ele é um celular muito poderoso, com a mesma câmera e processador do Note 9, e como foi lançado há mais tempo, já é encontrado com umas ofertas bem mais interessantes!

Compare preços e encontre as melhores ofertas para o Galaxy Note 9 e Galaxy S9 Plus aqui no Zoom!

Smartphone Samsung Galaxy Note 9 SM-N9600Z 128GB

Smartphone Samsung Galaxy Note 9 SM-N9600Z 512GB

Smartphone Samsung Galaxy S9 Plus SM-G9650 128GB


Leia também: