Zoom indica em Celular e Smartphone

Xiaomi Mi A2 vs Pocophone F1: android puro ou custo/benefício?

Smartphones da Xiaomi tentam agradar os consumidores em busca de custo/benefício.

Celular
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A procura por smartphones da Xiaomi vêm crescendo a cada ano que passa, com vários aparelhos já consolidados no mercado, a companhia foca em trazer ótimo custo/benefício e várias opções para diversas necessidades.

O Pocophone F1 e o Xiaomi Mi A2 são a prova clara de que a empresa investe pesado em smartphones extremamente competitivos sem abrir mão de um bom preço.

É importante saber que a Xiaomi não está no Brasil de forma oficial desde 2017, todos os modelos de smartphones vendidos no país são importados, sendo assim, a única garantia que você pode ter pelos smartphones são dos revendedores, a Xiaomi não conta com assistência técnica no país e isso precisa ser esclarecido antes de prosseguirmos com o comparativo.

Acompanhe a ficha técnica do Pocophone F1 e do Xiaomi Mi A2 logo abaixo:

Pocophone F1Pocophone F1Xiaomi Mi A2Xiaomi Mi A2
Data de lançamento
Agosto de 2018 Julho de 2018
Tamanho da Tela
6.18 polegadas 5.99 polegadas
Resolução da Tela
Full HD+ (1080x2246) Full HD+ (1080x2160)
Processador
Qualcomm Snapdragon 845 octa-core (4x 2.8GHz 4x 1.8GHz) Qualcomm Snapdragon 660 octa-core (4x 2.2GHz 4x1.8GHz)
Memória RAM
6 GB 4 GB ou 6 GB
Armazenamento
64 GB ou 128 GB 32 GB, 64 GB e 128 GB
Memória expansível
Sim, microSD até 256 GB Não
Câmera traseira
12 MP (f/1.9) + 5 MP (F/2.0) 12 MP (f/1.8) + 20 MP (f/1.8)
Câmera frontal
20 MP (f/2.0) 20 MP (f/2.2)
Filma em
4K, 30fps 4K, 30fps
Bateria
4000 mAh 3010 mAh
Dual chip
Sim (Híbrido) Sim
Acesso à Internet
3G, 4G, Wi-Fi, Bluetooth 5.0 3G, 4G, Wi-Fi, Bluetooth 5.0, infravermelho
Sistema operacional
Android 8.1 MIUI v9.6 Oreo Android 8.1 One Oreo
Leitor de digitais
Sim Sim
TV Digital
Não Não
Rádio FM
Sim Não
Dimensões
155.5 x 75.2 x 8.8mm 158.7 x 75.4 x 7,3mm
Peso
182 gramas 168 gramas
Cores
Graphite Black, Steel Blue, Rosso Red e Armored Edition Gold, Lake Blue e Black
Ver ofertas Ver ofertas

Dois smartphones de design fino, porém a câmera do Mi A2 é saltada demais

Os dois smartphones apresentam uma ótima construção. O Pocophone F1 sai melhor no quesito design porque apesar de ter corpo em plástico, o smartphone tem o seu conjunto de câmeras melhor posicionado para dentro do aparelho.

O Xiaomi Mi A2 é mais fino que o Pocophone F1, em consequência disso, o Mi A2 tem suas câmeras mais expostas sendo obrigatório o uso de capinha e muito cuidado por parte do usuário ao colocar o smartphone em qualquer superfície.

Ambos aparelhos apresentam o sensor de impressões digitais na parte traseira, permitindo bordas mais finas na frente do celular e consequentemente uma tela com maior proporção entre o corpo do smartphone.

O Pocophone F1 é construído em plástico e está disponível nas cores: graphite black, steel blue, rosso red e armored; enquanto o Xiaomi Mi A2 tem seu corpo em alumínio e está disponível nas cores: gold, lake blue e black .

Pocophone F1 vs Xiaomi Mi A2Corpo do Pocophone F1 é de plástico / Reprodução

Tela com notch ou sem?

Apesar de ter sido lançado em 2018, o Xiaomi Mi A2 não conta com a presença do polêmico entalhe (notch) na parte superior central da maioria dos smartphones lançados no ano.

A questão nesse quesito é totalmente opcional, pois, os dois smartphones contam com telas IPS LCD que trabalham em resolução Full HD+ e utilizam do formato 18:9 nas telas.

Ou seja, o critério de escolha se deve unicamente pelo fato do usuário preferir ou não o entalhe. Vale citar que no caso do Pocophone F1, a Xiaomi dá a opção de preencher os lados do notch para simular a ausência do entalhe, sendo assim, é justo dizer que tempos o nosso primeiro empate técnico do comparativo!

Pocophone F1 vs Xiaomi Mi A2

Veja também: Conheça opções de celulares com notch para comprar no Brasil

O Pocophone se destaca no quesito câmeras por utilizar inteligência artificial

O Xiaomi Mi A2 tem um conjunto de câmeras muito competente para o segmento que ele se encontra. Equipado com uma câmera frontal de 20 MP de abertura f/2.2 o smartphone dificilmente vai deixar o usuário na mão quando o assunto for selfies em locais com boa luz.

O Pocophone F1 traz um conjunto duplo de câmeras na parte traseira com 12 MP + 5 MP e uma câmera frontal de 20 MP.

Os dois aparelhos gravam em até 4K de resolução a 30 quadros por segundo ou 240 quadros por segundo em slow-motion.

É interessante notar que apesar das semelhanças entre os dois smartphones, o Pocophone F1 se destaca por ter um processador de top de linha e fazer uso de inteligência artificial, se sobressaindo em comparação ao Mi A2 no pós-processamento das imagens.

Pocophone F1 vs Xiaomi Mi A2Xiaomi Mi A2 tem câmera dupla sobressalente na parte traseira / Reprodução

Leia também: Os Melhores Celulares com Câmera Dupla

O Pocophone F1 tem ficha técnica de smartphones top de linha

Quando o assunto é desempenho, não há dúvidas que o Pocophone F1 é o melhor smartphone desse comparativo.

Equipado com o processador Qualcomm Snapdragon 845, 6 GB de memória RAM com opções de 64 GB ou 128 GB de armazenamento, é evidente que o Pocophone F1 tem desempenho de sobra para qualquer tarefa do dia a dia e até mesmo para jogar os games mais pesados da Play Store.

Apesar do Xiaomi Mi A2 não ter uma ficha técnica tão avançada como o Pocophone F1, é importante dizer que as características técnicas do aparelho são muito competitivas para o segmento intermediário.

O Xiaomi Mi A2 vem equipado com o processador Qualcomm Snapdragon 660, opções de 4 GB ou 6 GB de memória RAM e com armazenamento de 32 GB, 64 GB ou 128 GB sem expansão com cartão microSD.

Pocophone F1 vs Xiaomi Mi A2Pocophone F1 tem o mesmo processador do Galaxy S9 e LG G7 / Reprodução

Veja também: Os Melhores Celulares Custo/Benefício

Android puro ou totalmente modificado?

A Xiaomi é conhecida por modificar totalmente as versões do Android que vem de fábrica dos seus aparelhos. Utilizando a MIUI, que é uma interface desenvolvida pela própria Xiaomi, o Pocophone F1 vem com o Android Oreo 8.1 modificado pelo sistema da fabricante.

Segundo a Xiaomi, a MIUI é capaz de otimizar o software de fotografia, melhorar o gerenciamento de bateria e trazer maior fluidez na navegação pelo o sistema.

Ao contrário do Pocophone F1 e da própria filosofia da Xiaomi, o Mi A2 vem equipado com o sistema Android One Oreo 8.1, que se trata de uma parceria com a Google para disponibilizar o sistema Android para alguns fabricantes sem modificações ou com o mínimo delas.

Nesse quesito, temos outro empate técnico. Usar ou não o Android puro é uma questão pessoal e que divide opiniões pelo fato dos dois modelos de sistema terem pontos positivos e negativos.

Qual celular comprar: Xiaomi Mi A2 ou Pocophone F1?

É evidente que o Pocophone F1 é o aparelho mais rápido e com os melhores recursos desse comparativo. Com ficha técnica mais avançada e competindo de frente com aparelhos top de linha, o Pocophone F1 é a melhor opção de smartphone Android com preço de celulares do segmento Intermediário Premium.

Já o Pocophone F1 é a melhor relação custo/benefício nesse comparativo, pois, aparelhos das grandes marcas com as mesmas configurações do Pocophone não são encontrados por menos de R$ 2.500,00 no mercado brasileiro, enquanto o smartphone da Xiaomi pode ser encontrado bem mais barato que isso se você comparar os preços no Zoom!

Seria injusto dizer que o Xiaomi Mi A2 não é uma boa opção de smartphone. Ele é sim. Com a sua ficha técnica para o segmento intermediário, a Xiaomi apresenta um incrível smartphone para aqueles que não querem gastar tanto mas que não vão abrir mão de qualidade.

Compare os preços:

 

 

 

 

Confira as nossas análises em vídeo:

 

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone