Zoom indica em Celular e Smartphone

Zenfone 3 Zoom vs Zenfone 3: conheça as diferenças entre os smartphones Asus

Veja a comparação entre o Zenfone 3 Zoom e o Zenfone 3 e decida qual deles tem a configuração ideal para você.

zenfone 3 zoom vs Zenfone 3, zenfone 3 vs zenfone 3 zoom, zenfone 3 zoom ou zenfone 3, zenfone 3 ou zenfone 3 zoom
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Fizemos um comparativo entre o Zenfone 3 Zoom e o Zenfone 3 para mostrar as principais diferenças entre os smartphones Asus dessa nova geração, e te ajudar a escolher qual deles atende melhor às suas necessidades.

De um lado temos o Zenfone 3 Zoom, um camera phone com configuração potente, bateria de longa duração e, como o nome já entrega, câmeras com zoom óptico de longo alcance e funções muito bacanas.

Do outro, o Zenfone 3, disponível em três versões para quem quer um smartphone com boa configuração intermediária, sem investir alto: a primeira com tela de 5,2 polegadas, 2GB de RAM e 16GB de armazenamento, a segunda com tela de 5,2 polegadas, 3GB de RAM e 32GB de armazenamento, e, por fim, uma terceira versão mais potente, com tela grande de 5,5 polegadas, 4GB de RAM e espaço interno de 64GB.

 

 

Zenfone 3 Zoom

Zenfone 3 Zoom

 

Zenfone 3

Zenfone 3

Tela

5,5" Full HD AMOLED

5,2" ou 5,5" Full HD IPS

Processador

Octa core (2.0GHz)

Octa core (2.0GHz)

Memória RAM

3GB ou 4GB

2GB, 3GB ou 4GB

Armazenamento

32GB, 64GB ou 128GB

16GB, 32GB ou 64GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 2TB)

Sim (até 2TB)

Conectividade

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Sim

Sim

Câmera traseira

12MP (SuperPixel)

16MP

Filma em

4K

4K

Câmera frontal

13MP

8MP

Bateria

5.000 mAh

2.650 mAh ou 3.000 mAh

Zenfone 3 Zoom tem acabamento metálico e proteção Gorilla Glass 5

Começando pelo design, os dois aparelhos se parecem muito de frente, mas, na realidade, eles são bem diferentes. Isso porque o Zenfone 3 tem traseira em vidro, enquanto o Zenfone 3 Zoom tem acabamento em metal, que escorrega menos nas mãos e é mais resistente.

As telas também são bem parecidas, com resolução Full HD, com 1920x1080 pixels. A diferença é que o Zenfone 3 utiliza um display IPS, enquanto o Zenfone 3 Zoom vem com tela AMOLED, que consome menos energia e apresenta cores mais vivas. Mas não é nada que faça tanta diferença assim.

Agora, o que vai fazer diferença é a proteção da tela. O Zenfone 3 Zoom é um dos primeiros aparelhos do mercado a vir com o Corning Gorilla Glass 5, muito mais resistente do que as versões anteriores. O Zenfone 3 conta apenas com a proteção mais comum do mercado, a Corning Gorilla Glass 3.

Fora isso, ambos contam com o leitor biométrico e as câmeras na parte de trás. Sendo que no Zenfone 3 Zoom são dois sensores ao invés de um. Mas vamos falar disso mais adiante.

Smartphones são equipados com o mesmo modelo de processador

Dois smartphones potentes em desempenho, tanto o Zenfone 3 Zoom quanto o Zenfone 3 vêm equipados com o processador Qualcomm Snapdragon 625, um modelo intermediário octa core (2.0GHz), que oferece boa velocidade aos aparelhos na hora de executar as principais tarefas do dia a dia.

A diferença vai ficar por conta da memória RAM, que varia de 2GB a 4GB, dependendo do modelo que você escolher. Essa, por sinal, foi uma grande sacada da empresa taiwanesa para conquistar diversos públicos, desde aqueles que querem configurações mais simples a aqueles que precisam de mais poder de fogo.

O Zenfone 3, por exemplo, oferece uma versão mais básica, com 2GB de memória RAM, boa para quem não costuma usar muitos aplicativos ao mesmo tempo e que precisa de um modelo mais básico (e mais barato). Mas também conta com duas versões "mais avançadas", de 3GB e 4GB de memória RAM, para entregar melhor desempenho em multitarefas e em aplicativos mais pesados.

Já o Zenfone 3 Zoom oferece apenas versões com 3GB e 4GB de memória RAM, pois se trata de um smartphone que, por causa da câmera, precisa de um pouco mais de memória.

Resumindo, qualquer um dos modelos é capaz de rodar com eficiência os aplicativos mais usados, como os de redes sociais e mensagens, por exemplo. Mas se você precisa de uma configuração mais potente, eles oferecem versões que chegam perto da configuração top de linha de muitos aparelhos por aí.

Armazenamento compatível com a sua necessidade

No armazenamento a coisa é bem parecida, há versões para todos os perfis. Se você precisa de um smartphone mais básico, o Zenfone 3 de 16GB de armazenamento tem espaço suficiente apenas para os aplicativos mais comuns e algumas fotos e músicas.

Mas se esse espaço for pouco para você, há também o Zenfone 3 de 32GB e o Zenfone 3 de 64GB. Lembrando que a memória RAM varia de acordo com os modelos.

Com o Zenfone 3 Zoom acontece o mesmo, mas com versões com maior capacidade de armazenamento. Tem o Zenfone 3 Zoom de 32GB, o Zenfone 3 Zoom de 64GB e o Zenfone 3 Zoom de 128GB.

Independentemente da capacidade, todos os modelos aceitam cartão de memória de até 2TB, mesmo que não exista nenhum MicroSD com tanto espaço assim ainda.

Zenfone 3 Zoom para quem gosta de fotografar

Como já era de se esperar, a principal diferença entre esses dois smartphones é em relação às câmeras.

O Zenfone 3 Zoom tem câmera dupla, ou seja, duas câmeras principais com resolução de 12MP e recurso SuperPixel, que oferece imagens mais nítidas, independentemente da luz do ambiente.

Uma das câmeras tem lente de 25mm e abertura de f/1.7. Já a outra, tem 59mm e consegue um zoom óptico de até 2,3x, assim você tem mais possibilidades de fotos e ângulos com amplitude maior do que câmeras comuns.

O Zenfone 3 Zoom ainda tem flash Dual LED, foco laser automático e estabilização óptica de imagem. Então, se você curte fotografia, o Zenfone 3 Zoom pode ser a melhor escolha.

A câmera do Zenfone 3 também é boa, mas voltada para o uso do dia a dia. São 16MP, foco laser automático e estabilização óptica de imagem. A abertura de f/2.0 é que deixa um pouco a desejar na hora de tirar fotos em ambiente menos iluminados, já que não captura tanta luz quando a do Zenfone 3 Zoom.

Na câmera frontal, o Zenfone 3 Zoom também se sai melhor. Ele conta com um sensor de 13MP (f/2.0), enquanto o Zenfone 3 vem com câmera de 8MP (f/2.0) para as suas selfies. E o mais legal é que o Zenfone 3 Zoom consegue fazer selfie panorâmica de até 140°, contra 84° do Zenfone 3, ou seja, vai caber mais gente na sua foto.

Fora isso, ambos filmam em 4K e contam com estabilização eletrônica de imagens para fazer vídeos com menos ruídos.

A bateria de sobra do Zenfone 3 Zoom também é destaque

Outro ponto que se sobressai no Zenfone 3 Zoom é sua bateria "parruda" de 5.000mAh. É uma das maiores capacidades do mercado atualmente, e garante boas horas de uso, inclusive, de filmagens. De acordo com a Asus, ela dá conta de gravar até 6 horas em 4K, o que é muita coisa mesmo.

E um detalhe bacana desse smartphone é que ele vem com tecnologia de carregamento reverso (OTG), para você carregar outros dispositivos usando a bateria do Zenfone 3 Zoom. E o adaptador já vem junto com o aparelho na caixa.

A bateria do Zenfone 3 não é tão boa assim, mas as duas versões, com 2.650mAh e 3.000mAh, dão conta de um dia inteiro de uso moderado sem o menor problema. Aliás, as baterias dos aparelhos Zenfone costumam ter boa autonomia, de um modo geral.

Zenfone 3 Zoom e Zenfone 3 empatam em outros pontos

Nas conexões eles são bem parecidos e contam com internet 4G, 3G e Wi-Fi, além do Bluetooth, claro.

Também são smartphones dual chip, o que é uma notícia bacana, já que a versão anterior do Zenfone 3 Zoom só suportava um chip.

Vale destacar, no entanto, que eles possuem slot híbrido. Isso significa que você precisa optar por expandir a memória ou usar o chip de uma segunda operadora.

Os smartphones também vêm com conector USB Type-C, que não tem lado específico de encaixe e que transfere arquivos mais rápido.

Afinal, qual o melhor para você: Zenfone 3 Zoom ou Zenfone 3?

Como já vimos, o hardware desses dois aparelhos é praticamente igual. Isso quer dizer que, tanto com o Zenfone 3 quanto com o Zenfone 3 Zoom, você vai conseguir realizar as tarefas que precisar, basta escolher a versão com memória RAM e armazenamento mais adequada para o seu dia a dia.

O que vai ditar qual é o Zenfone ideal para você, então, são os outros pontos.

Para quem curte fotografia e quer mais possibilidades, o Zenfone 3 Zoom é equipado com câmera dupla SuperPixel e consegue fotos com até 2,3x de zoom óptico, sem perder qualidade. Isso sem falar da bateria de longa duração, com 5.000mAh de capacidade, e da tela Full HD com proteção Corning Gorilla Glass 5, ainda mais resistente do que as anteriores.

Agora, se você só usa a câmera do celular para fotos corriqueiras, o Zenfone 3 pode ser uma boa pedida, já que suas câmeras fazem ótimas fotos para postar nas redes sociais, por exemplo, e ele é um smartphone um pouco mais barato.

Se por um outro lado você já tem o Zenfone 3 e pensou em trocar pelo Zenfone 3 Zoom, melhor esperar a próxima versão do aparelho para fazer a troca.

Veja detalhes sobre o Zenfone 3 Zoom no nosso canal do YouTube:

Veja os preços do Zenfone 3 Zoom e do Zenfone 3 de 32GB:

 

Leia também:

 

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone