Zoom indica em Celular e Smartphone

Zenfone 3 Zoom vs Zenfone Zoom: a nova versão vale a pena?

Veja as diferenças entre o Zenfone Zoom e sua nova versão, o Zenfone 3 Zoom.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

É verdade que tanto o Zenfone Zoom quanto o Zenfone 3 Zoom têm a câmera como principal atributo, mas não é só nisso que esses smartphones Asus se destacam, não, já que o desempenho, a tela, a bateria e vários outros pontos também são dignos de atenção.

Um ano após o lançamento da primeira versão, o Zenfone 3 Zoom chegou trazendo ainda mais pontos positivos, que vão deixar os amantes da fotografia bem satisfeitos. Fizemos um comparativo para você descobrir exatamente quais são esses pontos. Confira!

 

 

Zenfone 3 Zoom

Zenfone 3 Zoom

 

Zenfone Zoom

Zenfone Zoom

Tela

5,5" Full HD AMOLED

5,5" Full HD

Processador

Octa core (2.0GHz)

Quad core de até 2.5GHz

Memória RAM

3GB ou 4GB

4GB

Armazenamento

32GB, 64GB ou 128GB

32GB, 64GB ou 128GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 2TB)

Sim (até 128GB)

Conectividade

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Sim

Não

Câmera traseira

12MP

13MP

Filma em

4K

Full HD

Câmera frontal

13MP

5MP

Bateria

5.000 mAh

3.000 mAh

Zenfone 3 Zoom vem com câmera dupla e tecnologia SuperPixel

Para a segunda versão do Zenfone Zoom, a taiwanesa Asus fez alguns ajustes importantes nas suas câmeras, que são o principal destaque deste aparelho.

Agora com câmera dupla de 12MP, o Zenfone 3 Zoom consegue fotos ainda mais bacanas, mesmo quando submetidas ao zoom óptico de 2,3x ou ao digital de até 12x, além de ter autofoco melhorado e pixels maiores.

O sensor principal traseiro, o Sony IMX362, tem foco em resolução, mesmo em ambientes com baixa iluminação. Ele conta com 12MP, abertura de f/1.7 e ângulo aberto de 25mm, além de utilizar a tecnologia SuperPixel para conseguir imagens com mais luz e nitidez, e a estabilização óptica de imagem (OIS), para fotos com menos ruídos quando o alvo de captura estiver em movimento. O segundo sensor, com foco no zoom, tem 12MP de resolução, abertura de f/2.6 e ângulo de 59mm.

O Zenfone Zoom conta apenas com um sensor da Hoya, de 13MP, que não consegue capturar tanta luz do ambiente, mas que também tem boa estabilização de imagem (OIS) e foco automático laser. Ele até tem o zoom óptico com maior alcance, de até 3x, mas as outras qualidades da câmera do Zenfone 3 Zoom compensam essa diferença.

Outra vantagem do Zenfone 3 Zoom em relação ao Zenfone Zoom é que ele faz vídeos em 4K, além de ter estabilização eletrônica de imagem (EIS), que possibilita capturas quase sem borrões.

Câmera do Zenfone 3 Zoom

Câmera de selfie do Zenfone 3 Zoom também se sobressai

Alvo de muitas reclamações no lançamento da primeira versão do aparelho, a câmera frontal do Zenfone Zoom tem resolução de apenas 5MP, sem grandes atrativos. Para um smartphone intermediário essa é uma câmera "ok", mas, falando de um camera phone, como é o caso deste Zenfone, ela ficou devendo bastante.

Para o Zenfone 3 Zoom, a Asus escolheu o sensor Sony IMX214 de 13MP, com abertura de f/2.0, e ângulo de até 140° para o panorama de selfie. A câmera de selfie desse smartphone tem maior sensibilidade à luz, graças a tecnologia SuperPixel, mas ainda ficou devendo o flash frontal.

Smartphones intermediários com ótimo poder de fogo

Sobre o desempenho, é preciso levar em consideração que os dois smartphones possuem mais de uma configuração disponível no mercado.

O Zenfone 3 Zoom conta com o processador Qualcomm Snapdragon 625 em todas as versões, com 8 núcleos rodando a 2GHz. Já o Zenfone Zoom vem com o Intel Atom quad core, com velocidades que variam entre 1,8GHz e 2,5GHz, dependendo da capacidade de armazenamento que você escolher.

Todos performam bem na maioria das tarefas e, por causa dos 4GB de memória RAM, conseguem também um resultado muito satisfatório em multitarefas. Mas, vale dizer que os processadores Qualcomm são melhores aceitos no mercado de smartphones, e que, nesse caso específico, suportam melhores gráficos sem perder em velocidade. Dá até para abrir mão de 1GB de memória RAM, optando pela versão de 32GB de armazenamento, se você não quiser investir tanto, e ainda assim conseguir um desempenho excelente para o dia a dia.

Sobre o sistema operacional, mais uma vez a Asus não chegou com a versão mais recente no Zenfone 3 Zoom, que veio com o Android 6.0 Marshmallow, mas deve receber a atualização para a 7.0 Nougat antes do meio do ano. O Zenfone Zoom vem com a versão 5.0 Lollipop, mas pode atualizar para a versão Marshmallow sem grandes dificuldades.

Bateria de 5.000mAh do Zenfone 3 Zoom garante 2 dias de uso moderado

O Zenfone Zoom já tem uma excelente duração de bateria para o uso do dia a dia, com 3.000mAh que aguentam um dia inteirinho sem te deixar na mão. Agora, se você for usar as câmeras com mais frequência, o que é o propósito do aparelho, a autonomia deixa um pouco a desejar. A boa notícia é que esse modelo vem com carregador rápido, para você conseguir boa parte da bateria de volta em apenas alguns minutos.

Nesse ponto o Zenfone 3 Zoom foi além e trouxe uma bateria de 5.000mAh, uma das maiores capacidades do mercado e, ainda, fininha e sem alterar a estética do aparelho. De acordo com a Asus, o Zenfone 3 Zoom consegue aguentar mais de 40 dias em stand by ou até 6 horas de filmagens em 4K, resolvendo os problemas de autonomia que o modelo anterior poderia apresentar.

E outra coisa bem bacana do Zenfone 3 Zoom é que, além do carregamento rápido, ele tem carregamento reverso (OTG), que permite carregar outro aparelho usando o Zenfone 3 Zoom como fonte. Ah! E o adaptador OTG já vem com o aparelho.

Qualidade superior na tela do Zenfone 3 Zoom

Se a tela LED Full HD (1080x1920 pixels) do Zenfone Zoom já era bonita, a do Zenfone 3 Zoom, também Full HD, mas com tecnologia AMOLED, está ainda mais viva e cheia de detalhes. O display tem cores mais vibrantes e preto mais profundo, além de contraste e brilho bem balanceados.

Outro ponto a favor do Zenfone 3 Zoom é a proteção Corning Gorilla Glass 5 aplicada da tela, que supera a resistência contra quedas e arranhões da edição anterior.

No tamanho eles ficam empatados, ambos são smartphones com tela grande, de 5,5 polegadas. Mas é curioso comentar que o display do novo Zenfone Zoom ocupa mais espaço em relação ao tamanho do aparelho, o que a faz parecer ainda maior.

Design sofisticado do Zenfone 3 Zoom rende mais pontos ao aparelho

Bem parecido com outros smartphones da linha Zenfone 3, o Zenfone 3 Zoom também ficou à frente do seu modelo anterior quando o assunto é design.

Mais fino, leve e sofisticado, esse aparelho tem acabamento metálico em toda a carcaça, enquanto a primeira edição conta com a parte traseira em couro, mais frágil e com aparência bruta.

Além disso, os sensores das câmeras principais do novo modelo são bem mais discretos, mesmo sendo dois, do que o gigante sensor do primeiro Zenfone Zoom, que deixa a traseira do smartphone protuberante e ainda prejudica o peso. O Zenfone 3 Zoom, aliás, está 15 gramas mais leve do que o modelo anterior.

Zenfone 3 Zoom é dual chip e aceita cartão de memória de até 2TB

Uma novidade bacana que o Zenfone 3 Zoom trouxe foi a gaveta lateral, dual chip, ao invés do slot interno single chip do Zenfone Zoom. Isso significa que você não vai precisar "desmontar" o aparelho toda vez que for mexer no chip ou no cartão de memória, correndo o risco, até, de quebrar a capinha traseira.

Tudo bem que o Zenfone 3 Zoom é um smartphone dual chip com slot compartilhado, ou seja, que você precisa escolher entre usar dois chips ou um chip e um cartão de memória. Mas, ainda é melhor do que só poder usar uma operadora por vez como no Zenfone Zoom anterior.

Falando sobre o armazenamento, os dois smartphones vieram com as mesmas opções de capacidade: 32GB, 64GB e 128GB. A diferença fica na capacidade de expansão, que é de 128GB na versão anterior, contra 2TB do Zenfone 3 Zoom. Não que essa seja uma vantagem para o Zenfone Zoom novo, pois ainda não existem cartões de memória com tanta capacidade e 128GB já é uma expansão e tanto.

Conexões e diferenciais

Já era de se imaginar que, como um smartphone intermediário premium, o Zenfone 3 Zoom viesse com o leitor de digitais, comum na maioria dos aparelhos da categoria atualmente, para desbloquear o celular de forma rápida e segura.

Em contrapartida, a nova versão abandonou os atalhos na tela apagada presentes em toda a linha Zenfone 2, que permitia desbloquear a tela com dois toques, acessar rapidamente a câmera desenhando um "C" no display, entre outros.

Uma outra novidade bacana do Zenfone 3 Zoom é o conector USB Type-C, menor, mais prático e mais rápido na transferência de arquivos do que o Micro UBS presente no primeiro Zenfone Zoom.

Fora isso, o Zenfone 3 Zoom recebeu melhorias no Bluetooth, que agora é 4.2, mas ficou sem o NFC, o que foi um ponto negativo para o aparelho, já que essa tecnologia está cada vez mais comum e que a versão anterior tinha.

Zenfone 3 Zoom ou Zenfone Zoom: qual vale mais a pena?

Depois desse comparativo, não restam dúvidas de que a versão mais nova do Zenfone Zoom supera a versão anterior. O aparelho veio completamente remodelado de acordo com a necessidade, e críticas, dos usuários.

E mais, apesar de ser considerado por muitos um smartphone dentro da faixa dos intermediários, o aparelho tem configuração bem parruda, que atende também aos mais exigentes e disputa com muitos aparelhos top de linha por aí, sem custar tão caro.

Além do mais, dependendo da capacidade de armazenamento que você escolher, a diferença de preço entre eles não fica tão absurda assim, o que possibilita ter um smartphone mais recente, com um monte de melhorias.

Veja os preços do Zenfone 3 Zoom e do Zenfone Zoom de 32GB de armazenamento:

 

Confira também o review do Zenfone 3 Zoom no nosso canal do YouTube:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone