Zoom indica em Celular e Smartphone

Zenfone 4 Selfie vs Zenfone Selfie: o que mudou no novo celular para selfies da Asus?

Confira as principais diferenças entre o Zenfone 4 Selfie e o Zenfone Selfie e descubra se o novo aparelho vale a pena.

zenfone 4 selfie vs zenfone selfie, zenfone 4 selfie e zenfone selfie
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Um dos novos smartphones da linha Zenfone 4 é o Zenfone 4 Selfie, que promete fazer muito sucesso com os amantes de fotografia, especialmente devido às câmeras frontais. O aparelho é uma versão atualizada do Zenfone Selfie, lançado em 2015, que conquistou muita gente por combinar bom desempenho com um ótimo conjunto de câmeras.

Para te ajudar a decidir se vale a pena comprar um Zenfone 4 Selfie ou trocar seu Zenfone Selfie para a versão mais recente, fizemos um comparativo entre os dois modelos. Confere aí!

 

Leia também: Melhores celulares Asus Zenfone do ano

 

Zenfone 4 Selfie

Zenfone 4 Selfie


Zenfone Selfie

Zenfone Selfie

Tela 5.5" HD (1.280x720) IPS LCD 5.5" Full HD (1.920x1.080) IPS LCD
Processador Octa-core de 1.4GHz (Qualcomm Snapdragon 430) Octa-core de 1.4GHz (Qualcomm Snapdragon 615)
GPU Adreno 505 Adreno 405
Memória RAM 4GB 3GB
Armazenamento 64GB (expansível até 2TB) 32GB (expansível até 64GB)
Acesso à internet 3G, 4G e Wi-Fi 3G, 4G e Wi-Fi
Aceita cartão de memória Sim Sim
Dual chip Sim Sim
Leitor biométrico Sim Não
Rádio FM Sim Sim
Câmera traseira 16MP (abertura de f/2.0) 13MP (abertura de f/2.0)
Câmera frontal 20MP+8MP (abertura de f/2.0) 13MP (abertura de f/2.0)
Filma em Full HD Full HD
Bateria 3.000 mAh 3.000 mAh

Mudança positiva na organização dos botões físicos

No design, ambos são consistentes com o padrão de bordas arredondadas adotado pela Asus nos celulares intermediários. Uma diferença entre os dois aparelhos é na organização dos botões físicos: no Zenfone Selfie, o botão de desbloqueio é na parte de cima, e os botões de volume ficam na traseira, embaixo da câmera. Como o aparelho tem uma tela grande, fica um pouco difícil usá-los com uma só mão.

Zenfone Selfie

Já no design do Zenfone 4 Selfie, a Asus aprendeu com os erros e decidiu ser conservadora: os botões de volume e de desbloqueio foram para a lateral direita, em uma posição mais acessível. O dispositivo também ficou mais leve e fino, com linhas arredondadas bem acentuadas, e ganhou um leitor de digitais na parte da frente, no lugar do botão home.

Outra diferença é no acabamento da traseira, que era de plástico fosco no Zenfone Selfie e passou a ser de metal escovado na nova versão, o que garante uma ótima "pegada" e um visual mais premium. Ponto para o Zenfone 4 Selfie!

Zenfone 4 Selfie

A tela do Zenfone Selfie tem mais definição

Os dois modelos são smartphones com tela grande, com display IPS de 5.5 polegadas. Mas o Zenfone Selfie leva vantagem sobre o sucessor na qualidade das imagens, porque ele é um celular com tela Full HD (1920x1080), enquanto o Zenfone 4 Selfie tem apenas resolução HD (1280x720).

Isso quer dizer que você consegue visualizar imagens mais nítidas no Zenfone Selfie. Nesse quesito, o display do Zenfone 4 Selfie pode deixar um pouco a desejar, reproduzindo imagens menos detalhadas.

Vale mencionar que ambos têm tela com proteção Gorilla Glass 4, que evita riscos, arranhões e outros danos causados por pequenas quedas.

Menos velocidade, mas mais memória RAM e armazenamento no Zenfone 4 Selfie

Em questão de velocidade de processamento, o Zenfone Selfie também se sai melhor que o Zenfone 4 Selfie. Apesar de ser um modelo anterior, ele tem um processador mais robusto, o Snapdragon 615, que garante mais velocidade na hora de abrir os aplicativos. O Zenfone 4 Selfie vem equipado com o Snapdragon 430, um processador mais básico, mas com desempenho bacana, especialmente ao executar as tarefas do dia a dia, como redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas e apps de fotos.

Quanto à memória RAM, o Zenfone Selfie tem 3GB, o suficiente para manter vários aplicativos abertos em segundo plano, ou para usar com tranquilidade o multitarefas do Android. Já o Zenfone 4 Selfie vem em duas versões: a mais avançada, que usamos no comparativo, tem 4GB, o que dá bastante fluidez quando você alterna entre tarefas e permite que você mantenha mais aplicativos abertos simultaneamente.

E para quem guarda muita coisa no celular, como fotos, músicas e vídeos, uma boa notícia! Nas versões mais avançadas, o Zenfone 4 Selfie vem com memória interna de 64GB, o dobro do Zenfone Selfie, que tem 32GB. E, como o modelo anterior, ele aceita cartão de memória MicroSD (vendido separadamente) para expandir a memória do aparelho, então você pode guardar muita coisa no smartphone.

Entrada para dois cartões de operadora foi mantida

Um detalhe que vale a pena mencionar é que ambos são smartphones Dual Chip, e permitem que você use dois números de operadora diferentes no mesmo aparelho. E nada de bandeja híbrida, em que você tem que optar por um cartão SIM ou pelo cartão de memória, como em alguns aparelhos mais novos: são três slots separados, então você pode aproveitar tanto a expansão de memória, quanto o segundo chip.

Nas câmeras, o Zenfone 4 Selfie mostra para o que veio

O Zenfone 4 Selfie pode ser um celular mais básico que o antecessor na tela e no desempenho, mas quando o assunto é fotografia, a coisa muda de figura. Ele é um dos primeiros smartphones com câmera dupla frontal do mercado, e vem equipado com um sistema que impressiona bastante: o sensor principal, de 20MP com lente de f/2.0, tira fotos com ótima qualidade e cores bem naturais. E a segunda lente é uma grande angular de 120°, ideal para selfies em grupo, porque graças ao ângulo bem aberto da lente, fica bem fácil enquadrar muitas pessoas na foto.

Câmera Frontal do Zenfone 4 Selfie

Ele também é um smartphone com flash LED frontal, para dar uma força na iluminação quando a luz do ambiente não está ideal. E isso tudo com um excelente sistema de pós-processamento de imagens, capaz de corrigir imperfeições na pele e produzir fotografias com efeito Retrato, que ficou famoso no iPhone 7 Plus. O resultado são fotos com qualidade de estúdio, muito detalhadas e iluminadas.

E a câmera traseira do Zenfone 4 Selfie também não faz feio: com um sensor de 16MP e capacidade de ajustes manuais no modo Profissional, você pode controlar o balanço de branco, a exposição, o ISO e até a velocidade do obturador. São opções de sobra para você tirar fotos excelentes.

Essa foi uma mudança e tanto em relação às câmeras do Zenfone Selfie, que por um bom tempo foi o melhor smartphone para selfies, capaz de fazer ótimos cliques tanto na câmera frontal quanto na câmera traseira, ambas com sensor de 13MP e lente de f/2.0. É bem legal ver que as câmeras dos smartphones Asus foram capazes de evoluir tanto em tão pouco tempo, tanto no hardware como no pós-processamento das fotos.

Para quem gosta de gravar vídeos, os dois aparelhos filmam em Full HD (1920x1080), mas o Zenfone 4 Selfie ganhou um novo truque. Estamos falando do modo Beauty, que realiza o processamento em tempo real do vídeo, removendo imperfeições do rosto, até mesmo durante livestreams do Instagram e do Facebook.

Câmera do Zenfone 4 Selfie

E a melhor bateria, Zenfone Selfie ou Zenfone 4 Selfie?

Devido à tela mais simples e ao processador com melhor gerenciamento de energia, o Zenfone 4 Selfie acaba levando a melhor nesse quesito, mesmo mantendo a capacidade de 3.000 mAh do modelo anterior.

Com uso intermediário, ele tem autonomia suficiente para ficar longe das tomadas durante um dia inteiro, e você ainda deve chegar em casa com um pouco de bateria, se não abusar de vídeos por streaming e dos apps que consomem muita energia.

O veredito: o Zenfone 4 Selfie vale a pena?

Mesmo sendo o sucessor do Zenfone Selfie, o Zenfone 4 Selfie tem uma proposta um pouco diferente. Enquanto o "irmão mais velho" é um smartphone intermediário focado em desempenho e equipado com uma ótima câmera frontal, o Zenfone 4 Selfie é um celular básico, que não tem o foco em performance, mas surpreende com um conjunto de câmeras muito bom.

Sendo assim, se você é um aficionado por fotografia, mas não quer gastar muito em um celular top de linha para tirar boas fotos, o Zenfone 4 Selfie vale a pena. Agora, se você já tem um Zenfone Selfie e está pensando em trocar de aparelho, pode não valer a pena escolher o Zenfone 4 Selfie, já que ele não oferece tantas vantagens em relação ao modelo anterior. Nesse caso, você pode optar pelo Zenfone 4 Selfie Pro, um celular da Asus que tem um hardware mais potente e câmeras ainda melhores, por exemplo.

Compare os preços do Zenfone 4 Selfie e do Zenfone Selfie:

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone