Zoom indica em Celular e Smartphone

Zenfone Zoom ou Galaxy S7: qual smartphone top de linha comprar?

Descubra qual destes smartphones leva a melhor no nosso comparativo.

zenfone zoom vs galaxy s7, galaxy s7 vs zenfone zoom
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

No primeiro semestre de 2016 muitos smartphones foram lançados. E os aparelhos top de linha de duas marcas importantes marcaram presença: o Zenfone Zoom, da Asus, e o Galaxy S7, da sul-coreana Samsung.

Que o sucessor do Galaxy S6 seria bom, isso a gente já sabia. Mas e o novo aparelho da Asus, será que esta aposta da empresa taiwanesa está à altura de outros aparelhos top de linha?

Para descobrir, fizemos um comparativo entre estes dois celulares. Confira!

 

 

 Zenfone Zoom

Zenfone Zoom

 


Galaxy S7

Tela

5.5” com resolução Full HD

5.1” com resolução Quad HD

Processador

Quad Core de 2.3GHz ou

Quad Core de 2.5GHz

Octa Core de 2.3GHz

Memória RAM

4GB

4GB

Armazenamento

64GB ou 128GB

32GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 128GB)

Sim (até 200GB)

Conectividade

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Não

Não

Câmera traseira

13MP

12MP

Filma em

Full HD

4K

Câmera frontal

5MP

5MP

Bateria

3.000mAh

3.000mAh

Design atraente e telas de alta resolução

Logo de cara, quando pegamos os dois smartphones na mão, podemos notar uma boa diferença. A principal delas é a traseira de couro legítimo do Zenfone Zoom, que chama à atenção e dá ao aparelho uma pegada mais firme.

O Zenfone Zoom é muito bonito, fato. Mas por causa de sua câmera, que vamos falar mais pra frente, ele ficou um pouco mais pesado do que o normal, e com traseira protuberante.

Só para você ter uma ideia, o ele pesa 185gr, contra 152gr do Galaxy S7. Não é muita diferença, verdade, mas se você se preocupa com o peso e a espessura, esse pode ser um ponto contra o Zenfone Zoom.

Zenfone Zoom e Galaxy S7 lateral

Em compensação, no design, nenhum desses aparelhos deixa a desejar. O Zenfone Zoom tem bordas arredondadas e corpo único de metal, muito bonito. Já o Galaxy S7, tem a tela fundida no corpo metálico, que deixa o aparelho mais uniforme.

Em relação à tela, os dois contam com proteção Corning Gorilla Glass 4, a mais resistente do mercado contra arranhões e impactos. Mas quando falamos de resolução, as coisas são um pouco diferentes.

O Zenfone Zoom é um smartphone com tela grande de 5,5 polegadas e com resolução Full HD (1920x1080). Já o Galaxy S7 tem a tela um pouco menor (5,1 polegadas), mas com resolução Quad HD, que é melhor do que a do Zenfone Zoom, pois são 2560x1440 pixels.

Se pensarmos somente em números, o Galaxy S7 ganha de lavada do Zenfone Zoom no quesito tela, mas podemos dizer que essa diferença não vai ser tão notada nas atividades do dia a dia. Na prática, o Zenfone Zoom apresenta resultados igualmente satisfatórios.

O que faz a diferença nesse caso é a tecnologia da tela. Temos o display IPS LCD do Zenfone Zoom, contra o display Super AMOLED do Galaxy S7, que é mais brilhante e tem cores mais vivas.

E como um "extra", o Galaxy S7 tem proteção contra água e poeira. Ele até recebeu o selo IP68, que garante sua imersão em até 1,5 metro de profundidade, por até 30 minutos.

Zenfone Zoom e Galaxy S7 têm desempenhos dignos de aparelhos top de linha

Como beleza não é tudo, vamos falar agora do que interessa: o desempenho desses dois aparelhos. Mas antes de qualquer coisa, é preciso dizer que existem duas versões do Zenfone Zoom: uma com processador quad core rodando a 2,3GHz, que é o Zenfone Zoom de 64GB; e uma versão com processador quad core rodando a 2,5GHz, o Zenfone Zoom de 128GB de memória interna. Vamos comparar aqui a versão de 64GB, ok?

Por serem aparelhos top de linha, tanto o Zenfone Zoom quanto o Galaxy S7 rodam bem os aplicativos de seu sistema operacional, inclusive aqueles mais avançados, como jogos, por exemplo. Neste caso, as diferenças ficam nos detalhes, já que ambos são equipados com bons processadores e 4GB de memória RAM para garantir a fluidez.

Mas, o processador octa core do Galaxy S7 acabou fazendo a diferença na hora de medir o desempenho do aparelho e rendeu pontos a mais para ele em testes de benchmark (que avaliam a performance dos aparelhos).

Além disso, enquanto o Zenfone Zoom vem com a versão do Android 5.0 (Lollipop), o Galaxy S7 já vem com a versão mais atual de fábrica, o Android 6.0 (Marshmallow). Mas este não é de fato um problema, pois a empresa taiwanesa deve liberar em breve a atualização para o Zenfone.

Smartphones com bom armazenamento e possibilidade de expansão

No armazenamento, a diferença entre estes dois modelos pode ser facilmemte notada. Enquanto o Zenfone Zoom chegou ao mercado com as opções de 64GB ou 128GB de memória interna (como já foi dito aqui antes), o Galaxy S7 só chegou em solo brasileiro na versão de 32GB.

Em compensação, ambos os smartphones oferecem a possibilidade de expansão, sendo que smartphone Asus tem memória expansível de até 128GB e o smartphone Samsung em questão, suporta um cartão de memória de até 200GB, o que é uma inovação no mundo dos celulares.

Mas vamos ser bem sinceros, um cartão de memória de 200GB tem o preço tão elevado que quase não é utilizado por aqui. Sendo assim, podemos dizer que o Zenfone Zoom se deu bem no quesito armazenamento.

Na bateria, tudo igual: 3.000mAh

É isso mesmo, os dois smartphones comparados aqui têm a mesma capacidade de bateria. Mas, se formos avaliar minuciosamente, não é só a quantidade de mAh que conta.

O Galaxy S7, por exemplo, tem hardware pensado para otimizar o potencial da bateria, assim ela pode durar muito mais tempo, mesmo quando você realizar tarefas que exijam muito da autonomia do aparelho. Outro ponto relevante é que o Galaxy S7 tem tecnologia de carregamento rápido, que de acordo com a Samsung completa uma carga em apenas 1 hora e meia.

Já o Zenfone Zoom não fica muito atrás nesse quesito, pois mesmo não tendo as mesmas características que o Galaxy S7, conta com uma ferramenta de gerenciamento de energia para te ajudar a usar a capacidade da melhor forma. Ah! E ele também conta com tecnologia de carregamento rápido, que completa a carga em apenas 1 hora.

Sobre a bateria, o Galaxy S7 ficou um pouquinho a frente do top de linha da Asus. E para quem costuma jogar com frequência e quer um smartphone livre de tomadas, esse pode ser um ponto crucial. Sem contar que o Galaxy S7 conta com o Game Loucher que, além de ajudar você a organizar seus jogos, serve como um painel para ajustar as definições e economizar bateria.

Galaxy S7 é bom para jogos

Na hora da foto, Zenfone Zoom mostra a que veio

Quando o assunto é fotografia, pode-se dizer que o Zenfone é superior ao Galaxy S7 em alguns aspectos. E ele não recebeu o nome "Zoom" atoa, já que este é um dos seus grandes diferenciais.

Isso porque, além de vir com um sensor de 13MP, ele conta com zoom óptico de 3x, pouco comum em smartphones. Ele oferece qualidade bem superior na hora de ampliar a imagem, pois aproxima o alvo através de um conjunto de 10 lentes, ao contrário do tradicional zoom digital, que estica a foto e faz com que ela tenha menor qualidade.

Outro ponto importante é a estabilização óptica de 4 eixos do Zenfone, que dá mais estabilidade na hora da fotografia e evita tremidos. Um dos motivos por ele ser tão bom no fim das contas.

Zenfone Zoom tem estabilização óptica de 4 eixos

Em todo o caso, os dois aparelhos são bons smartphones para fotos, pois quando comparamos imagens sem zoom, o resultado é muito parecido. O Galaxy S7 também tem um sensor muito bom, de 12MP com tecnologia dual pixel, que melhora a qualidade do foco e a nitidez da imagem, além de uma lente com abertura de f/1.7 para captura de luminosidade.

Na parte de software de câmera, o Zenfone Zoom oferece diversos modos como Manual, muito bom para fazer fotos únicas, e também outros como o Super Resolução. O Galaxy S7, por sua vez, conta com a Motion Photo, que grava um pequeno vídeo antes de cada clique, com o modo de Lapso de Tempo e o Motion Panorama, para capturar uma cena ampla com todos os detalhes.

Sobre a câmera frontal não existem muitas surpresas. As duas fabricantes optaram por manter os 5MP tradicionais, que também fazem fotos com qualidade e entregam bons resultados.

4G e NFC não podiam ficar de fora

Falando sobre outros recursos que também são importantes para um smartphone top de linha hoje em dia, temos nos dois modelos a internet 4G, 3G e Wi-Fi, e também o Bluetooth e o NFC. Este último podendo ser utilizado no Galaxy S7 para pagamentos diretamente do smartphone através do Samsung Pay.

Só fique atento ao último detalhe: eles não são smartphones dual chip, então se este é um ponto importante para você, talvez seja melhor pensar em algum outro modelo.

No fim das contas, qual dos dois smartphones leva a melhor aqui?

Quando comparamos dois smartphones tão bons, o desempate fica por conta dos detalhes, não é mesmo? E é exatamente o que acontece aqui.

Apesar de o Zenfone Zoom ser um aparelho muito bom, o Galaxy S7 ganha por pouco. Nele podemos encontrar um desempenho um pouco superior e com melhor autonomia de bateria, além de um design muito bacana e câmeras que entregam excelentes resultados quando comparadas a outros modelos. E mais, o Galaxy S7 ainda é resistente à água e a poeira, e se você gosta de tela grande, pode optar pelo Galaxy S7 Edge, que conta com 5,5 polegadas assim como o Zenfone Zoom.

Agora, se você é fã de fotografia e quer um celular voltado para essa finalidade, o Zenfone Zoom sem dúvidas é uma boa opção. Tudo bem que ele consome um pouco mais de bateria por causa da câmera, e que o tamanho e peso ficaram um pouco prejudicados por isso também. Mas pensando em um "câmera phone" ele se saiu muito bem e superou as expectativas.

Veja preços do Zenfone Zoom e do Galaxy S7

 

 

Leia também: Zenfone Zoom vs Zenfone 2: descubra qual o melhor celular Asus

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone