Entenda antes de comprar em Console de Video Game

Como comprar o videogame ideal para você?

Vai comprar um videogame? Então saiba como escolher o ideal para sua diversão.

Comprar videogame
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Com tantos recursos, um videogame não serve apenas para jogar. Os consoles mais modernos são verdadeiros núcleos de entretenimento pessoal e possuem múltiplas funções. Então, se você está pensando em comprar um videogame, vai encontrar vários modelos com diversos recursos, que entregam muita interatividade.

Escolha seu videogame

Os videogames de hoje, ao mesmo tempo que divertem, ajudam na concentração, desenvolvem o raciocínio e ainda distraem a cabeça depois de um dia pesado. Isso sem falar no quanto os jogos foram evoluindo com o passar dos tempos. Ao comprar um videogame mais moderno, o que você vai perceber é que os jogos compatíveis com esses consoles tem os gráficos de alta qualidade, para você se sentir mesmo como se estivesse "dentro do jogo".

E por falar em jogos, alguns games até ajudam a aprender uma língua estrangeira, outros estimulam o exercício físico. Há modelos, ainda, que permitem navegar na internet, guardar suas fotos e ouvir músicas. Com tantos recursos disponíveis, deu vontade de comprar um videogame? Então confira as dicas que separamos para você e faça a escolha certa.

Antes de comprar o videogame, confira os jogos compatíveis

Não adianta ter um console poderoso em casa sem títulos para jogar. Hoje em dia, as grandes produtoras de games costumam lançar seus jogos para várias plataformas simultaneamente.

Outras, porém, possuem contratos exclusivos com as grandes fabricantes dos videogames mais famosos, Sony, Microsoft e Nintendo. Por exemplo: tempos atrás, a Rockstar, produtora da famosa série de ação Gran Theft Auto (GTA), lançou antecipadamente a expansão de GTA IV para o Xbox 360. Somente meses depois os proprietários do Playstation 3 conseguiram jogá-la.

A Nintendo possui licenças exclusivas sobre alguns dos personagens mais famosos do mundo dos games, como Mario Bros e Donkey Kong, por exemplo. Antes de comprar um videogame, é interessante verificar os jogos disponíveis para cada plataforma e observar se os títulos se adequam ao que você busca. O Nintendo Wii, por exemplo, é um dos mais indicados para crianças, já que possui vários jogos educativos e intuitivos.

Compare a quantidade e o valor dos acessórios de cada videogame

Às vezes, o que define o ineditismo e a diversão são os acessórios para videogame. Por exemplo, o Nintendo Wii não seria o mesmo sem o Wiimote, um controle sem fio capaz de reconhecer movimentos. Já o Xbox 360 e o Xbox One ganham ainda mais interatividade com o Kinect, um sensor que elimina os controles tradicionais dos videogames e que reconhece movimentos do corpo, além de obedecer comandos por voz.

Ao comprar um videogame, se você quiser um modelo bem moderno, pode contar com o Playstation 4. Mas o PS3 não ficou para trás. A Sony também tem seu sensor de movimentos, chamado PS Move. Ele funciona reconhecendo movimentos através de um controle remoto.

Cada videogame tem um fabricante por trás que costuma também produzir acessórios bacanas para complementar seu jogo. Eles incluem: suportes para serem utilizados em jogos de tiro, microfones para jogos de karaokê, câmeras de alta definição, adaptadores para rede wireless, leitores de cartão de memória, entre muitos outros.

Mas, atenção: alguns jogos só funcionam com um determinado tipo de acessório. Esse detalhe é fundamental e é preciso atenção na hora de escolher os jogos. Verifique sempre a compatibilidade dos games e seus acessórios. E também não se esqueça: não é sempre que os acessórios já vêm com o videogame, tá? Muitas vezes é preciso comprar separadamente.

Avalie o que você precisa antes de comprar seu videogame

Pense: você pretende jogar em casa ou levar seu videogame para todos os lugares? A segunda opção é interessante porque um videogame portátil, além de oferecer grande mobilidade, é leve, tem jogos geralmente mais baratos e fáceis de baixar. Claro que isso tem um custo: normalmente os jogos têm menor resolução e o aparelho costuma ter pouca conectividade.

A Sony e a Nintendo contam com modelos de consoles portáteis: o PSP, da Sony, ficou conhecido pela sua mobilidade, claro, mas também pelos gráficos e design interessentes. Já a Nintendo teve grande papel, quando lá atrás, ainda com o GameBoy, popularizou essa forma de poder levar o console para diversos lugares. Nos dias de hoje, é o videogame portátil, o Nintendo 3DS que puxa o time da marca. O "3" no nome não é à toa, ele apresenta imagens em 3D na palma da sua mão. E tem ainda o PS Vita, que garante boa navegação na Web.

Na compra de um videogame, o preço pode ser determinante

Certamente o que vai contar na sua decisão final é o preço. Se você pensar em um console top de linha, não será nenhuma novidade dizer que esses modelos estão entre os mais caros. Mas, se você for pensar nas opções de conexão, recursos multimídias e gráficos bem poderosos, pode valer a pena para você. Por outro lado, um videogame portátil é mais barato e agrada quem adora jogar mesmo fora de casa.

E aí, agora ficou mais fácil saber como comprar o videogame certo para você? Aproveite que aqui no Zoom há muitos modelos, todos de lojas confiáveis, para você comparar preços e escolher o ideal para seus games e sua diversão.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em console de video game