Logo Zoom
Logo Zoom

Far Cry 6, lançamento de peso da Ubisoft que chegou aos consoles e PC em 7 de outubro de 2021, ainda é um dos melhores jogos de tiro em primeirsa pessoa disponível no mercado. O game teve uma boa recepção da crítica com média acima de 7 no agregador de análises Metacritic e vendas equiparáveis a outros títulos de sucesso da Ubisoft, como Assassin's Creed Odyssey, segundo a empresa.

Far Cry 6 está disponível para PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 5, Xbox Series X/S e PC. Confira se ainda vale a pena comprar o jogo atualmente.

Far Cry 6, lançamento de peso em 2021 ainda é um dos melhores jogos de tiro para comprar atualmente (Reprodução: PlayStation)

A história de Far Cry 6

O enredo de Far Cry 6 se passa na fictícia ilha de Yara, uma região criada com inspirações de Cuba e outras ilhas caribenhas, tanto no seu visual e geografia quanto na cultura de seu povo. A ilha e dominada por um ditador chamado Antón Castillo, interpretado pelo ator Giancarlo Esposito de séries como Mandalorian e Breaking Bad.

Jogadores assumem o papel do protagonista Dani Rojas, que pode ser tanto um homem quanto uma mulher de acordo com a escolha do usuário. Dani é um órfão nascido em Yara, com um passado de ex-militar e um desejo de fugir da ilha para nunca mais voltar. No entanto, o personagem acaba envolvido com o movimento revolucionário Libertad na luta contra o ditador.

A principal ferramenta do movimento são táticas de guerrilha, necessárias para compensar o desequilíbrio entre as forças revolucionárias e o exército de Yara.

Jogabilidade

Para fãs da série, Far Cry 6 é bastante familiar com a tradicional jogabilidade de tiro em primeira pessoa em mundo aberto que a torna tão popular. Jogadores podem viajar pela ilha de Yara, derrubar postos de comando inimigos, falar com personagens para realizar missões, recrutar novos aliados e animais, derrubar subordinados de Castillo, entre outras coisas. Tudo isso com suporte a multiplayer cooperativo online para jogar com um amigo.

Far Cry 6 é um bom jogo para usuários que querem entrar direto na ação sem se preocupar muito (Reprodução: PlayStation)

As mecânicas básicas em Far Cry 6 continuam prazerosas, como se envolver em tiroteios com grupos de inimigos e também em combates furtivos para derrubar postos de comando sem soar alarmes. Algumas das novidades neste sexto capítulo são armas improvisadas, "Resolver Weapons", que são basicamente armas feitas à base de "gambiarra" que transformam itens aparentemente inofensivos em armas mortais.

Uma mudança que pode não agradar a todos é que o sistema de habilidades em Skill Tree, o qual permitia desbloquear habilidades com pontos obtidos no game, foi substituído. Agora o jogo utiliza um sistema semelhante aos títulos atuais da franquia Assassin's Creed, nos quais habilidades estão atribuídas aos seus equipamentos em uso.

Para jogadores no PC, é recomendado ter um bom teclado gamer em como com um mouse gamer para melhor resposta ao mirar. Usuários que preferirem uma experiência mais próxima dos consoles podem também adquirir um joystick do Xbox One ou Xbox Series X/S para conectá-lo ao PC. Um bom fone de ouvido no PC e consoles também é recomendado para maior imersão.

Gráficos

Far Cry 6 figurou em nossa lista de jogos com melhores gráficos 4K por seu belíssimo visual, principalmente nos consoles de nova geração. O principal fator que contribui para a beleza dos gráficos do game está na direção de arte, diretamente responsável pela representação da ilha de Yara com visual retrô que remete a Cuba na década de 50.

Far Cry 6 utiliza uma engine gráfica não tão avançada, mas que ainda produz resultados impressionantes (Reprodução: PlayStation)

De um ponto de vista técnico, Far Cry 6 pode não ser tão impressionante quanto outros jogos do mercado, pois ainda utiliza a mesma engine gráfica dos últimos capítulos com melhorias. É uma engine eficiente para vegetação e há mais construções urbanas do que nos games anteriores, mas não tem tantos efeitos quanto a Unreal Engine usada na maioria dos jogos.

Um ponto negativo nos gráficos é que na nova geração o jogo não possui suporte às novas tecnologias do PlayStation 5 e Xbox Series X/S como Ray Tracing, utilizada para iluminação, reflexos e efeitos mais realistas. Em troca, ele apresenta uma taxa de quadros mais estável.

Plataformas

As versões base do jogo rodam no PlayStation 4 e Xbox One a uma resolução de 1080p com taxa de quadros de 30 FPS, enquanto no PlayStation 4 Pro e Xbox One X o game roda em um resolução dinâmica de até 4K a 30 FPS. Nos consoles de nova geração como o PlayStation 5, Xbox Series X e Xbox Series S o jogo também roda em uma resolução dinâmica de até 4K, porém a 60 FPS para maior fluidez.

A grande diferença entre cada versão é a resolução dinâmica 4K. Quanto mais potente o console, maior a resolução exibida na maior parte do tempo. A parte "dinâmica" significa que, em momentos de maior processamento, o jogo diminui automaticamente a resolução exibida. No PS5 e no Xbox Series X/S jogadores ainda têm acesso a loadings mais rápidos graças ao armazenamento SSD e um pacote de texturas em maior resolução que pode ser instalado para jogar em 4K.

Ao adquirir a versão do PS4 o usuário recebe também a versão do PS5 sem custos extras e o mesmo acontece entre o Xbox One, Xbox Series X e Xbox Series S.

A versão para PC, disponível na Epic Games Store e Ubisoft Store, oferece mais opções gráficas para jogadores que possuírem computadores potentes, o que permite que ela supere bastante até mesmo os consoles da nova geração. Além da tecnologia Ray Tracing, Far Cry 6 no PC possui suporte à tecnologia FidelityFX da AMD que utiliza aprendizado de máquina para exibir melhores visuais com menos processamento.

Fantasmas do passado

Os jogos da série Far Cry são todos independentes entre si e não exigem que o jogador tenha contato com os anteriores para entender o atual, porém eles partilham um mesmo universo. Jogadores que adquirirem o passe de temporada do game contarão com DLCs especiais que permitem jogar novas histórias originais com os vilões dos últimos três games da série: Vaas de Far Cry 3, Pagan Min de Far Cry 4 e Joseph Seed de Far Cry 5.

O passe de temporada de Far Cry 6 permite que jogadores controlem alguns dos icônicos vilões da franquia em novas histórias (Reprodução: Epic Games Store)

Conclusão

Far Cry 6 é uma ótima opção para jogadores que já são fãs da série ou que estejam procurando por um jogo de tiro sem maiores preocupações. O game conta com uma característica comum dos jogos anuais da Ubisoft que é uma facilidade de chegar e se divertir a qualquer momento com alguns tiroteios e missões sem precisar se preocupar muito com a história ou sistemas complexos para aprender a jogar.

Se estiver em busca de mais jogos como Far Cry 6, confira também nossas listas nas quais listamos os melhores jogos de tiro para videogames, os melhores jogos de ação/aventura e também os melhores jogos de guerra.

Far Cry 6: do que você precisa no mínimo para rodar o jogo no PC?

Sistema operacional: Windows 10 64 Bits (20H1 ou mais recente)
Processador: Intel i5-4460 3,2 GHz ou AMD Ryzen 3 1200 3,1 GHz
Placa de vídeo: Nvidia Geforce GTX 960 c/ 4 GB ou AMD RX 460 c/ 4 GB
Memória: 8 GB
Armazenamento: 60 GB (SSD recomendado)
DirectX: 12

Veja alguns notebooks para jogar Far Cry 6 nos requisitos mínimos

Far Cry 6: o que é recomendado para o jogo rodar bem no PC?

Sistema operacional: Windows 10 64 Bits (20H1 ou mais recente)
Processador: Intel i7-7700 3,6 GHz ou AMD Ryzen 5 3600X 3,8 GHz
Placa de vídeo: Nvidia Geforce GTX 1080 c/ 8 GB ou AMD RX Vega 64 c/ 8 GB
Memória: 16 GB
Armazenamento: 60 GB (SSD recomendado) + pacote opcional de 37 GB de texturas em alta resolução
DirectX: 12

Veja alguns notebooks para jogar Far Cry 6 na configuração recomendada