Logo Zoom
Logo Zoom

O Google Stadia é uma plataforma voltada para jogos que surgiu no mercado com a promessa de transmitir jogos com resolução em 4K para os mais variados dispositivos. O serviço foi anunciado pela gigante Google em 2019 e, de lá para cá, ainda existem muitas dúvidas sobre suas principais vantagens, diferenciais e, claro, valor de investimento.

A tecnologia tem como objetivo transmitir diversos títulos de games sem depender de um console, como Nintendo Switch, Xbox ou PlayStation - ou até mesmo um computador robusto. Ou seja, com uma internet de boa qualidade seria possível jogar na TV, celular ou até mesmo tablet. Mas, será é isso mesmo? Dê um Zoom e confira mais informações sobre o serviço esse de fato vale a pena.

Confira também:

Como funciona o Google Stadia?

O Google Stadia é uma plataforma streaming com diversos jogos (Fonte: Shutterstock)

De maneira geral, O Google Stadia nada mais é do que uma plataforma streaming com diversos jogos. Segundo a empresa, o serviço permite transmitir jogos com qualidade 4K em diferentes dispositivos. Isso é válido para celulares, tablets e TVs, desde que o usuário utilize o Chromecast. Os jogos também podem ser acessados por computador por meio do Google Chrome.

Todo o serviço é processado pelos servidores do Google. Esses servidores enviam imagens e recebem os input de joystick e teclado dos usuários. O grande objetivo do Google Stadia é garantir uma experiência completa desde que se tenha uma internet de qualidade. Além disso, não é preciso realizar qualquer download ou recorrer a dispositivos com configurações arrojadas.

Google Stadia: preço

O pacote do Google Stadia é de US$10 e o Plano Base é gratuito (Fonte: Shutterstock)

Muito tem se falado sobre o Google Stadia Brasil. Na verdade, a principal lista de dúvidas é voltada justamente para o valor a ser investido. Com tantos serviços de streaming diferentes nos dias de hoje, sempre há a dúvida se contratar mais um é ou não algo que faria sentido. Mas, se você já estava querendo usar seu cartão de crédito para mais uma assinatura de streaming temos uma notícia desanimadora: não há ainda previsão para o serviço atender o Brasil.

Inclusive, o serviço de streaming passou por mudanças internas recentemente, principalmente em relação ao encerramento de estúdios focados em jogos. Outro detalhe que ganhou destaque foi a saída de Jade Raymond (uma produtora renomada da indústria de jogos), que era considerada a cabeça das operações do serviço.

Entretanto, há esperança! O Google Stadia seguirá ativo com plano mensal de US$ 10 e também um plano Base (gratuito) – suas operações, embora afetadas, somente deverão mudar os planos de expansão mundial. Por isso, por aqui seguiremos ainda sem uma previsão para sua chegada.

A variedade de jogos do Google Stadia é um dos maiores diferenciais do serviço (Fonte: Shutterstock)

Como o brasileiro é sempre forte para lidar com frustrações diante de serviços que demoram para chegar, vamos falar um pouco sobre o catálogo de jogos e garantir uma boa dose de expectativa. O catálogo de títulos disponível no Google Stadia é bastante amplo e existem opções para os mais variados perfis de jogadores. Alguns destaques são:

  • Assassins Creed Odyssey
  • Assassins Creed Valhalla
  • Darksiders Genesis
  • Destiny 2: The Collection
  • FIFA 21
  • Final Fantasy XV
  • Little Nightmares
  • Rise of the Tomb Raider: 20 Year Celebration
  • Sekiro

Deixe a hora de jogar mais confortável! Saiba escolher a melhor cadeira gamer em 2021

Confira também 5 modelos de mouse gamer 2021

Conclusão: vale a pena?

O maior impasse para o Google Stadia Brasil é a infraestrutura dos serviços de internet (Fonte: Shutterstock)

Na verdade, vale sim! O grande ponto é que os recursos necessários para manter o Google Stadia no Brasil são mais complexos – e, a nossa infraestrutura é o grande impasse. Embora o país tenha capacidade de abraçar um serviço como esse ainda é necessário aguardar os próximos anos. Isso porque, para que o sistema seja capaz de funcionar por aqui, é preciso ponderar dois pontos importantes: velocidade de download e latência da internet.

Embora tenhamos muitos serviços de streaming disponíveis no Brasil, conteúdos de jogos acabam exigindo uma demanda diferente. Outros serviços, como a Netflix, por exemplo, possuem parcerias com empresas que armazenam parte de seus arquivos de produção em servidores locais. Mas, no caso dos games e do próprio Google Stadia, isso acaba sendo mais complexo. O fato é que os jogos não possuem sempre os mesmos dados, e essa elevada variação é justamente a maior barreira.

Leia mais sobre
Publicidade