Zoom indica em Filmadora

Qual é a capacidade ideal para filmar e armazenar vídeos na filmadora?

Saiba qual a capacidade de armazenamento você precisa ter na sua filmadora.

Armazenamento da filmadora
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Os meios para armazenar vídeos em uma filmadora aumentaram bastante nos últimos anos. Há modelos de filmadoras com HD interno, memória flash interna e memória flash removível (cartões do tipo SD, SDHC, SDXC ou Compact Disc). A maioria dos modelos são filmadoras com cartão de memória, e as filmadoras mais modernas reúnem memórias flash integrada e removível.

Como os arquivos de vídeo são bastante pesados, eles exigem bastante memória. Desta forma, se você pretende gravar vídeos longos ou em grande quantidade é bom pensar em uma câmera filmadora com bom armazenamento ou investir em uma memória removível. Confira na tabela a relação entre tempo da filmagem e espaço ocupado:

Capacidade de armazenamento

Tempo de Vídeo (gravado em HD)

Tempo de Vídeo (gravado em formato digital)

2 GB

9 minutos

30 minutos

4 GB

18 minutos

1 hora

8 GB

37 minutos

2 horas

16 GB

1h15 minutos

4 horas

32 GB

2h30 minutos

8 horas

64 GB

5 horas

16 horas

Fique atento às opções de armazenamento da filmadora

As filmadoras com HD interno geralmente possuem capacidade superior em relação às filmadoras com memória flash. Entretanto, o disco rígido é interno, logo, não permite uma troca, o que dificulta a transferência dos dados para um PC ou HD externo. Outra desvantagem é que um disco rígido quebrado causa um transtorno muito maior do que uma memória flash removível, por exemplo.

Filmadoras para você escolher

Modelos com memória flash interna geralmente são mais compactas. Filmadoras com até 8GB geralmente são mais econômicas. No entanto, esses modelos sofrem com as mesmas desvantagens das câmeras com HD interno, embora tenham durabilidade maior.

As memórias flash removíveis, presentes em filmadoras com cartão de memória, são ótimas opções para gravações de vídeo. O tipo mais comum são os modelos de filmadora SD (SD, SDHC, SDXC). Vale lembrar que, como os arquivos de vídeos são muito pesados, um cartão SD de 2GB não terá muito utilidade.

Por exemplo, um modelo de 32GB pode armazenar cerca de 2,5 horas em HD. Em formato digital convencional, a mesma filmadora suporta 8 horas. Você pode investir em um cartão com capacidade entre 4GB a 32GB, ou então ainda comprar um cartão de 64GB para cima, e ganhar muito mais capacidade de armazenamento.

Nesse caso, é preciso prestar atenção à compatibilidade do cartão com a câmera. Com todas essas dicas, escolha o melhor modelo de filmadora, seja ela um modelo comum ou até uma filmadora profissional, e capriche nos seus filmes!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em filmadora