Entenda antes de comprar em Filmadora

Entenda a diferença entre filmadora VGA, HD e Full HD

Filmadora Full HD, HD ou VGA? Escolha a câmera ideal para suas filmagens.

Resolução da filmadora
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Para entender como escolher uma boa filmadora, é preciso conhecer os diferentes tipos de filmagem que a câmera pode oferecer. São eles que definem a qualidade de imagem que você busca e podem ajudar a escolher qual modelo atende as suas necessidades.

Os formatos de gravação mais comuns são o VGA, presente em modelos de filmadoras mais básicas, HD e Full HD. Mas, para quem quer ainda mais modernidade, há até a filmadora 4K, que filma com uma resolução bem maior que a Full HD.

A diferença entre esses formatos é a resolução dos vídeos (quantidade de pixels, os pontos que formam a imagem). O formato VGA tem 480 linhas (640x480p), o formato HD possui 720 linhas (1280x720p) e o Full HD, 1080 linhas (1920x1080p). A diferença e a qualidade dos modelos são enormes, e devem ser levadas em conta por quem quer comprar uma filmadora com boa resolução.

Filmadora Full HD: para quem gosta de qualidade máxima

Para quem busca obter alta definição para registrar momentos marcantes e manter a qualidade de imagem ao longo dos anos, uma ótima opção é a filmadora Full HD, considerada uma das melhores resoluções disponíveis no mercado.

Filmadoras Full HD para você

Entretanto, para que a filmadora possa reproduzir fielmente a qualidade da imagem gravada, é preciso que você esteja atento a alguns detalhes. Por exemplo: nada adianta uma filmadora Full HD se a resolução do televisor não for tão potente assim. Pensando nisso, é preciso uma TV Full HD, e que também seja equipada com conexões HDMI.

Caso contrário, seu vídeo perderá a alta definição e poderá ver a imagem reproduzida como um vídeo de internet. Ou seja: a filmadora Full HD dá conta do recado, mas você precisa também pensar nos demais produtos eletrônicos para aproveitar suas filmagens ao máximo.

Filmadora HD: não uma Full, mas tem boa resolução

Para quem não pode investir em uma câmera Full HD, mas também faz questão de imagens em alta definição, pode optar pela filmadora HD. Com um detalhamento da imagem melhor, esses modelos gravam com sinal digital, porém, claro, não oferecem resolução tão alta como no caso de uma Full HD.

Formato VGA: padrão das filmadoras mais simples

Se a qualidade de imagem não for tão essencial ou se você faz filmagens mais básicas no dia a dia, e não tem como objetivo comprar um equipamento mais caro, o formato da filmadora VGA pode agradar. Geralmente os modelos mais baratos no mercado, essas filmadoras também podem ser interessantes para quem não tem nenhum outro aparelho eletrônico com tecnologia HD.

No entanto, vale lembrar que os modelos em maior número no mercado são de filmadora Full HD e filmadora HD. Com isso, a resolução VGA foi perdendo seu espaço, e dando lugar a novas tecnologias e uma resolução mais eficiente.

 

Para não deixar de filmar aquela viagem ou o aniversário de seu filho, cabe a você escolher se prefere um modelo de alta resolução ou de padrão convencional. Para quem já tem experiência no mundo das filmagens, uma filmadora profissional será certamente a melhor escolha, e que a maioria dos seus modelos ainda filma em Full HD. Definindo o objetivo e relevando todas essas considerações, fica bem mais fácil escolher a filmadora perfeita para seus vídeos.

 

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em filmadora