Cooktop Brastemp Ative BDT85AE ou Electrolux KE5TP? Veja o comparativo

Artigo comparativo entre os cooktops Brastemp BDT85AE e Electrolux KE5TP

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

O aumento da demanda por cozinhas planejadas, tornaram os cooktops mais populares graças à sua praticidade em otimizar espaços menores, além de garantirem um ambiente moderno. No caso de bancadas maiores ou cozinhas com ilha, por exemplo, é possível se beneficiar dos cooktops com 5 bocas, mas, como possuem um preço mais alto, vale a pena pesquisar antes de fazer o investimento.

No geral, as melhores marcas de cooktops são as grandes fabricantes, como a Electrolux ou Brastemp, que possuem diversos produtos em seus catálogos. Nesse artigo vamos comparar dois modelos de cooktops a gás 5 bocas que estão entre os mais buscados: o Brastemp BDT85AE e o Electrolux KE5TP. Dê um Zoom, entenda as principais diferenças e defina qual é o ideal para você!

Produto indisponível

Produto indisponível

Funcionamento da mesa
Gás
Gás
Material da mesa
Vidro temperado
Vidro temperado
Número de bocas
5
5
Tipo de grade
Individual
Individual
Acendimento
Automático
Automático
Tensão/Voltagem
Bivolt
Bivolt
Eficiência energética
A
A
Medidas (AxLxP)
8,6 x 85 x 46 cm
15,5 x 74,8 x 45 cm
Recursos
Quadrichama, grade de piatina, botões removíveis, timer touch-screen
Tripla Chama, grade esmaltada, botões removíveis
Ofertas
Produto indisponível
Produto indisponível

Dimensões

Ambos são modelos grandes e que demandam um bom espaço na sua bancada

Tanto o modelo da Brastemp quanto o da Electrolux são cooktops de 5 bocas que, assim como os fogões que possuem essa quantidade de queimadores, são indicados para famílias maiores e que possuem um uso mais constante e recorrente. Sendo assim, acabam sendo equipamentos grandes que vão precisar de um bom espaço reservado na bancada.

Apesar de terem dimensões similares, o Electrolux KE5TP tem uma largura de 10 cm menor que o Brastemp Ative BDT85AE, que possui 85 cm no total devido ao posicionamento das bocas - ponto que está mais detalhado no tópico de "design" deste artigo.

Recursos e Funções

Timer e touch screen do cooktop Brastemp é o principal diferencial entre os modelos

Touch Timer, do cooktop da Brastemp, auxilia no controle do preparo das receitas de forma precisa. (Imagem: Divulgação/Brastemp)
Touch Timer, do cooktop da Brastemp, auxilia no controle do preparo das receitas de forma precisa. (Imagem: Divulgação/Brastemp)

Você já deve ter percebido que o modelo da Brastemp é o mais caro entre os dois, mas alguns recursos que estão disponíveis nele - e ausentes no cooktop Electrolux - justificam o maior investimento. Um dos principais diferenciais do Brastemp BDT85AE é que este é o primeiro cooktop a gás do mercado com timer digital, que fica integrado à mesa com um painel touch screen - esses tipos de recursos não estão presentes no KE5TP.

Outro ponto de comparação está relacionado a potência dos queimadores de cada cooktop. Enquanto o Brastemp BDT85AE conta com um sistema quadrichama em uma das bocas - uma tecnologia exclusiva da marca que cria quatro saídas de chama simultâneas e acelera o tempo de preparo das receitas -, o Electrolux KE5TP possui um acendedor com sistema tripla chama que, apesar de ser mais simples que o da Brastemp, não deixa a desejar no cozimento dos seus alimentos.

Boca tripla chama do cooktop Electrolux a gás de 5 bocas. (Imagem: Divulgação/Electrolux)
Boca tripla chama do cooktop Electrolux a gás de 5 bocas. (Imagem: Divulgação/Electrolux)

Tirando esses diferenciais principais, os dois modelos são bem similares; ambos possuem mesa de vidro temperado preto, acendedores superautomáticos e grades individuais e removíveis para facilitar a limpeza.

Instalação

O cooktop Electrolux KE5TP vem adaptado para gás de botijão

Como falamos, esses cooktops são muito buscados por quem pretende ter uma cozinha planejada, ou seja, toda essa nova organização precisa levar em conta não só a bancada de apoio, como também sua instalação. Nos sites oficiais das marcas é possível fazer o download dos manuais, onde estão presentes as especificações técnicas exigidas para que esse processo ocorra com tranquilidade, como: material da bancada, espaçamento necessário e como deve ser realizada a conexão com a tomada. Esse último item é um detalhe que merece atenção, já que você vai precisar planejar também ter um ponto de energia perto de onde pretende instalar o seu fogão.

Ah! A instalação deve ser feita por um profissional autorizado pela marca escolhida para garantir a segurança do equipamento e para que o aparelho mantenha a cobertura dos termos da garantia. Outro detalhe para prestar atenção é sobre o tipo de gás a ser utilizado - GLP (o gás de botijão) ou GN (o gás encanado) - já que cada tipo vai exigir uma instalação diferente.

Leia mais: Todos os fogões funcionam a gás encanado?

No caso da Brastemp, a instalação deve ser solicitada através da central de atendimento após o recebimento do seu cooktop. Já o modelo da Electrolux vem adaptado para o uso com o gás GLP, então, caso esse seja o tipo de gás da sua residência, você vai economizar o valor do kit necessário para esse processo. A mão de obra para a conversão de gás, geralmente, é gratuita no período da garantia, mas a instalação do seu cooktop também será cobrada à parte.

Design

Confira quais as funcionalidades dos detalhes de design de cada modelo

VIsual completo do cooktop Brastemp Ative de 5 bocas. (Imagem: Divulgação/Brastemp)
VIsual completo do cooktop Brastemp Ative de 5 bocas. (Imagem: Divulgação/Brastemp)

Logo de cara é possível notar que esses dois modelos de cooktops são bem diferentes no layout. Enquanto o KE5TP da Electrolux possui o formato mais clássico dos fogões de cinco bocas - com um acendedor maior no centro da mesa e outros menores ao redor -; o modelo Brastemp Ative BDT85AE tem a quinta boca localizada à esquerda, separada das outras quatro. A mudança na disposição cria um fluxo melhor durante o preparo, já que o queimador maior pode ser usado para panelas grandes sem prejudicar o uso dos outros de menor tamanho - é por isso que ele é mais largo e exige uma bancada mais espaçosa.

Cooktop Electrolux KE5TP tem um design clássico. (Imagem: Divulgação/Electrolux)
Cooktop Electrolux KE5TP tem um design clássico. (Imagem: Divulgação/Electrolux)

Tirando essa diferença, boa parte do visual dos dois é semelhante: ambos são pretos e possuem mesa de vidro temperado, grades individuais e botões removíveis - que facilitam a manutenção e limpeza cotidiana. O destaque das grades das mesas está no material de cada uma: no cooktop Brastemp elas são de piatina, material ultra resistente e que ajudam na estabilidade das panelas durante o uso; no cooktop Electrolux, elas são de aço esmaltado - material que, apesar de resistente, pode acabar descascando com o uso e com uma vida útil menor.

Qual o melhor cooktop?

Descubra qual o modelo ideal para a sua cozinha: Brastemp Ative BDT85AE ou Electrolux KE5TP

Se você pode investir um pouco mais em um cooktop a gás, o modelo da Brastemp pode ser mais atrativo. Com preço médio de R$929,22 (entre janeiro e outubro de 2020), ele oferece alguns diferenciais extras, se comparado ao indicado da Electrolux. Entre os recursos que se destacam estão: o timer, o painel touch screen e a localização da boca quadrichama, mais potente que a rival.

Porém, caso esses diferenciais - como o posicionamento das bocas ou o timer digital - não sejam detalhes que você faça questão, pode valer a pena economizar o valor da diferença e investir com tranquilidade no cooktop Electrolux KE5TP. Ele é um modelo clássico, que entrega as funções principais e possui destaques, como a mesa de vidro temperado e o acendimento superautomático.

Cooktop Brastemp Ative BDT85AE:

Prós:

  • Quadrichama
  • 5ª boca deslocada
  • Timer digital integrado com touch screen
  • Grade individual removível de piatina
  • Botões removíveis
  • Mesa de vidro temperado

Contras:

  • Preço maior
  • Mesa mais larga
  • Não vem adaptado para nenhum tipo de gás

Cooktop Electrolux KE5TP:

Prós:

  • Tripla Chama
  • Design clássico
  • Mais estreito
  • Valor mais acessível
  • Grade individual removível
  • Mesa de vidro temperado
  • Vem adaptado para GLP

Contras:

  • Menos recursos
  • Grade esmaltada que pode descascar

Leia também: