Alimentos estocados numa gaveta de freezer

Freezer vertical ou freezer horizontal: qual escolher?

Precisa comprar um freezer? Descubra qual é o ideal para a sua necessidade aqui!

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Na dúvida sobre escolher um freezer vertical ou um freezer horizontal para a sua casa ou estabelecimento? Eles são recomendados para quem tem a necessidade de armazenar grandes quantidades de alimentos e bebidas de uma vez só ou para casas de quem costuma receber muitas pessoas com frequência. Assim, as duas opções de freezer ajudam a diminuir a sobrecarga da geladeira em ambientes variados.

Aqui embaixo, vamos explicar as diferenças entre o freezer horizontal e o vertical. Além disso, também vamos falar sobre o que deve chamar a sua atenção na hora de escolher um dos dois e indicar boas opções de compra de cada um. Dá uma olhada!

Quer saber qual é o melhor freezer do mercado no momento? Confira a nossa lista!

Freezer vertical: parecido com uma geladeira, é bom para espaços menores

Freezer aberto com alimentos organizados em sacos plásticos nas gavetas
O freezer vertical pode ser organizado em gavetas ou prateleiras (Foto: Shutterstock) 

Precisa de um eletro apenas para tornar o dia a dia na cozinha de casa mais prático? Nesse caso, a melhor opção é o freezer vertical. Mesmo disponíveis em diferentes capacidades, é mais comum encontrar esse modelo de freezer em tamanhos menores. Dessa forma, eles podem ser usados dentro de casa, em cozinhas um pouco mais espaçosas.

Por dentro, o vertical pode ser um freezer de gaveta ou de prateleiras. Quando removíveis, as prateleiras acabam sendo mais práticas, já que podem ser rearranjadas para o armazenamento de alimentos maiores. A visualização dos alimentos no freezer vertical também é mais otimizada.

Além disso, se você busca um freezer Frost Free, vai encontrar esse tipo de degelo nos modelos verticais, mas vale o aviso: eles costumam ser mais caros do que os manuais e Cycle Defrost.

Um frigobar pode ajudar no dia a dia da sua casa? Veja a lista com os melhores frigobares do momento!

Confira boas opções de freezer vertical

Na hora de escolher um freezer vertical para a sua cozinha, é possível encontrar opções entre marcas conhecidas do grande público, como Consul, Brastemp e Electrolux. Aqui embaixo, indicamos quatro modelos que podem ser uma boa aposta para o momento:

Quer saber mais sobre esse modelo? Confira a análise de ficha técnica do freezer Consul CVU18!

Freezer horizontal: a opção para quem precisa de bastante espaço

Mulher mexendo em alimentos estocados em um freezer horizontal
No freezer horizontal, as prateleiras podem ser removíveis (Foto: Shutterstock) 

Uma boa opção para dar suporte em dias de festa e casa cheia, o freezer horizontal pode ser usado tanto em casa, quanto em estabelecimentos comerciais. Isso acontece porque, de forma geral, ele está disponível em tamanhos maiores do que o vertical. Por causa disso e de seu formato, o freezer horizontal ocupa mais espaço, seja de uma ou duas portas.

Outra diferença fica por conta da parte interna: como o acesso desse tipo de eletro é feito por cima, ele não costuma contar com prateleiras ou gavetas. Por isso, a organização não é tão prática. Ela é feita de forma mais eficiente se você guardar alimentos em recipientes que podem ser empilhados, como garrafas de refrigerante, por exemplo.

No que se trata do degelo, as diferentes opções de freezer horizontal costumam ser manuais, mas também podem ser Cycle Defrost. Nesse caso, ele deve ser descongelado duas vezes por ano.

Uma geladeira de cerveja pode ajudar? Confira a seleção com as melhores cervejeiras do momento!

Confira boas opções de freezer horizontal

O freezer horizontal pode ser de uma ou duas portas. Na hora de comprar, vale a pena ter atenção às medidas para garantir que ele vai caber no seu ambiente.

O que levar em consideração na hora de escolher um modelo de freezer?

Agora que você já sabe quais são as principais diferenças entre os modelos de freezer, basta escolher o que se adapta melhor às suas necessidade. O freezer vertical cabe em cozinhas e varandas gourmet e facilita o acesso aos alimentos guardados em seu interior.

A opção deitada, por sua vez, é mais recomendada para ambientes maiores, como churrasqueiras, salões de festa e outros tipos de estabelecimentos com grande movimento de pessoas.

Quanto ao tipo de degelo, mesmo que o Frost Free seja mais prático, também é dos mais caros e consome mais energia que os outros. Vale a pena considerar se o investimento maior vai ser funcional na sua frequência de uso.

Quer incrementar outro cantinho da sua casa? Confira tudo o que você precisa para ter um bar em casa!