Entenda antes de comprar em Grill e Sanduicheira

Quais os tipos de chapa de grill e sanduicheira?

Conheça os tipos de chapa do grill e da sanduicheira e escolha o modelo ideal para preparar seus alimentos.

Chapa do grill e sanduicheira
por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

Não há dúvidas: grill e sanduicheira são aqueles eletroportáteis essenciais na cozinha, que deixam a sua comida ainda mais gostosa. Quando você for comprar um grill ou uma sanduicheira, vai encontrar diversas opções, de diferentes marcas.

Grill e sanduicheira para você

Entre todos os modelos que você vai ter para escolher, há um fator que é bem importante levar em consideração, já que vai fazer a diferença quando você for preparar seus alimentos: o tipo da chapa.

Sendo assim, no momento da compra, é muito importante que você saiba diferenciar tipo da chapa do grill e também da sanduicheira. Para isso, confira as diferenças entre cada modelo e encontre o produto certo para fazer parte da sua cozinha:

Prepare saborosos waffles em uma chapa quadriculada

Já imaginou preparar waffles, doces e salgados no seu café da manhã? Isso é possível com um grill ou uma sanduicheira com chapa quadriculada. Alguns modelos podem preparar, por exemplo, dois waffles de uma só vez, e em pouco tempo. Você também pode usar para fazer sanduíches. Aliás, as sanduicheiras são os eletroportáteis que mais possuem esse tipo de chapa, quando comparado com os grills disponíveis no mercado.

Chapa ondulada para uma comida mais saudável

Uma sanduicheira e um grill com chapa ondulada são ideais no preparo de peixes e carnes. As ondulações evitam que todo o alimento entre em contato com a chapa. Sendo assim, impede que a carne ou o peixe passe do ponto. Outra vantagem dessa chapa do grill é que ela entrega alimentos mais saudáveis: enquanto estão sendo grelhados, a gordura sai e escorre pela chapa, evitando que fique acumulada na carne.

Para não perder tempo, escolha uma chapa dupla

Já no grill e na sanduicheira com chapa dupla, como o próprio nome já faz referência, além da chapa tradicional que prepara os alimentos, esses eletroportáteis contam com uma chapa na parte superior, que permite fechar o aparelho. Esse tipo de chapa é indicado para fazer sanduíches, mas também grelhar carnes por igual, em cima e embaixo, ao mesmo tempo. Quando você fecha o produto, ainda agiliza o tempo de preparo dos seus alimentos.

Use a chapa lisa e doure por igual os alimentos

Aqui, a maioria dos modelos são grills. No caso de um grill com chapa lisa, você pode dourar o alimento por igual. Se você coloca uma carne, por exemplo, todo o alimento entra em contato com essa chapa para grill. A vantagem da chapa lisa é que ela faz lembrar uma frigideira. Nela, se você achar necessário, pode movimentar quando quiser os alimentos, até que eles fiquem no ponto por igual. Contudo, vale lembrar que, quando comparada com as chapas onduladas, a chapa lisa acumula mais gordura.

Chapa reversível: um jeito versátil de preparar a comida

Para completar, o grill com chapa reversível é o modelo mais versátil. Com essa chapa do grill, você pode escolher qual formato você prefere: o liso ou o ondulado, de acordo com a comida que você for fazer. A chapa lisa é indicada para alimentos mais delicados, onde serão grelhados por igual. Escolha a chapa ondulada e prepare carnes, com certeza ficarão ainda mais saborosas.

Agora é só escolher o melhor tipo de chapa para seu grill ou sanduicheira. Encontre muitos modelos aqui no Zoom, prepare suas receitas... e bom apetite!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em grill e sanduicheira