Regras do UNO: aprenda como jogar o divertido jogo de cartas
Descubra as regras do UNO e divirta-se com seus amigos

UNO é um jogo de cartas da Mattel, criado em 1971, e que tem sido um sucesso absoluto entre amigos e famílias. Com mais de 50 anos de história, ele se consolidou como um dos jogos de cartas mais populares do mundo, proporcionando diversão através da simplicidade de suas regras, aliadas à imprevisibilidade das partidas.
Para jogar UNO, é necessário um baralho próprio, que pode ser encontrado em lojas físicas e online. O jogo pode ser disputado por um número variável de jogadores, entre 2 e 10 participantes, tornando-se uma opção versátil para diferentes ocasiões e grupos.
Há também versões digitais de UNO que podem ser compradas em videogames PlayStation, Xbox, Nintendo Switch, smartphones Android e iOS (iPhone) ou PC.
Montando o jogo e regras do UNO

Para iniciar uma partida, um dos jogadores é escolhido para embaralhar as cartas e distribuir 7 para cada participante. As cartas restantes são colocadas no centro da mesa, formando a "Pilha para Compra".
Em seguida, a primeira carta da pilha de compras é virada para iniciar a "Pilha de Descarte". Caso a carta inicial seja uma Carta de Ação, uma nova carta deve ser virada até que um número apareça.
O jogador à esquerda de quem distribuiu as cartas (ou o mais jovem, caso os jogadores optem por essa regra) inicia a partida. O jogo segue em sentido horário, a menos que uma carta especial altere essa direção.
Na sua vez, caso não tenha uma carta compatível, o jogador deve comprar uma da pilha de compras. Se a carta comprada puder ser jogada, ele pode jogá-la imediatamente, caso contrário a vez passa para o próximo jogar normalmente. O jogador não é obrigado a descartar cartas e pode comprar uma se preferir.
O objetivo do jogo é ser o primeiro a se livrar de todas as cartas. Quando um jogador ficar com apenas uma na mão, deve gritar "UNO!" para alertar os outros de que está perto de vencer. Caso se esqueça de anunciar e outro jogador perceba e grite "UNO!" antes que a próxima jogada ocorra, o jogador que estava prestes a vencer deve comprar duas cartas como penalidade.
Cartas de ação

As Cartas de Ação adicionam estratégia e dinamismo ao jogo, proporcionando reviravoltas e dificultando a vida dos oponentes. As principais cartas especiais são:
- Comprar Duas (+2): O próximo jogador deve comprar duas cartas e perder sua vez.
- Inverter: Altera a direção do jogo; se estava no sentido horário, passa a ser anti-horário, e vice-versa.
- Pular: O próximo jogador perde a vez.
- Curinga: Pode ser jogada a qualquer momento e permite ao jogador escolher a nova cor da pilha de descarte.
- Curinga Embaralha Tudo: Todos os jogadores devem devolver suas cartas, que são embaralhadas e redistribuídas igualmente. O jogador que jogou essa carta escolhe a nova cor da pilha de descarte.
- Curinga Comprar Quatro (+4): Permite ao jogador escolher a cor da pilha de descarte, mas só pode ser jogada se ele não possuir nenhuma carta compatível. O próximo jogador deve comprar quatro cartas e perder a vez ou pode desafiar o uso indevido da carta. Se quem jogou o +4 tiver outra carta compatível, deve comprar quatro cartas como penalidade; caso tenha usado corretamente, quem o desafiou compra seis cartas em vez de quatro.
- Cartas Curinga Personalizáveis: UNO vem também com um conjunto de cartas em branco nas quais os jogadores podem escrever regras para serem cumpridas. Elas podem ser jogadas sobre qualquer cor e após usadas é possível escolher a cor da pilha de descarte. Isso adiciona um elemento criativo e personalizável ao jogo.
Muitos jogadores preferem apenas contar o número de partidas vencidas, mas as regras oficiais do UNO incluem um sistema de pontuação, onde os vencedores acumulam pontos com base nas cartas que restam na mão dos adversários. O primeiro a atingir 500 pontos vence a rodada. A pontuação das cartas é a seguinte:
- Cartas numeradas (0 a 9): Valor equivalente ao número da carta.
- Cartas de Ação (Comprar Duas, Inverter e Pular): 20 pontos.
- Qualquer Carta Curinga: 50 pontos.
Pode jogar o mais 4 em cima do mais 2?
Essa carta pode ser jogada sobre qualquer outra, mas apenas se o jogador não possuir nenhuma carta compatível.
Pode bloquear o mais 4 no uno?
O jogador que deve comprar quatro cartas e perder a vez pode desafiar o uso indevido da carta, assim, se quem jogou o +4 tiver outra carta compatível, deve comprar quatro cartas como penalidade; mas, caso tenha usado corretamente, quem o desafiou compra seis cartas em vez de quatro.
Pode falar 7 no UNO?
Depende de com quais regras você está jogando. Há uma regra externa não-oficial de que quando alguém jogo o número 7 no UNO nenhum jogador pode falar até a próxima rodada ou deverá comprar uma carta.
É possível jogar cartas na sequência, desde que tenham a mesma cor. A sequência pode ser crescente ou decrescente.
