Logo Zoom
Logo Zoom

Ligar o monitor no notebook pode ser útil por diferentes motivos, seja para ter mais uma tela e aumentar sua produtividade no trabalho ou no estudo, seja para ter a opção de uma tela maior do que a do notebook. Por isso, vamos te ensinar como conectar o monitor com o note, considerando diversos tipos de entrada.

Como conectar o notebook a um monitor?

Você deve conferir as entradas disponíveis no seu notebook e ver se elas são compatíveis com as possuídas pelo monitor ou vice-versa. A partir daí, é só adquirir o cabo que melhor atende suas demandas e conectá-lo, seguindo os passos de conexão indicados pelo notebook quando necessário.

Como conectar a tela do notebook em um monitor?

Basta clicar com o botão direito do mouse na área de trabalho, depois em Configurações de tela (Windows 10) ou Configurações de exibição (Windows 11). Caso não veja a segunda tela, clique em Detectar. Em seguida, em Várias exibições, selecione o que quer que seja feito.

Como colocar o notebook para funcionar no monitor?

Depois de seguir o passo a passo de clicar com o botão direito do mouse na área de trabalho, depois em Configurações de tela (Windows 10) ou Configurações de exibição (Windows 11), clique em Várias exibições e selecione o que quer que seja feito, com uma das opções sendo a de tela duplicada.

Conheça os diferentes tipos de cabo!

Você deve saber qual ou quais cabos são compatíveis com seu notebook e seu monitor (Imagem: Shutterstock)

Antes de adquirir o cabo necessário para fazer a conexão, é importante saber qual atende melhor suas necessidades e com qual deles o seu notebook é compatível. As opções de conexão se encontram dos dois lados do aparelho e atrás ou do lado da tela, dependendo do modelo.

Confira qual a entrada disponível no computador e, se tiver mais de uma, siga lendo e veja as características de cada uma delas abaixo.

Para ativar a conexão, é só seguir um passo a passo bem simples. Primeiro, clique com o botão direito do mouse na área de trabalho do notebook, depois em Configurações de tela (se no Windows 10) ou Configurações de exibição (se no Windows 11).

Caso não veja a segunda tela, basta clicar em Detectar. Em seguida, em Várias exibições, poderá selecionar o que quer que seja feito. Pronto!

HDMI

O cabo HDMI oferece alta qualidade de imagem e é bem prático (Imagem: Shutterstock)

O cabo HDMI (High Definition Multimedia Interface) é capaz de transmitir imagem e som em qualidade de 4K até 10K, dependendo do tipo do cabo. Com ele, é possível aproveitar o desempenho do seu monitor Full HD, mantendo a qualidade original das gravações.

Essa é a entrada mais encontrada e mais prática na hora de ligar o monitor no notebook, sendo muito utilizada também em televisores e aparelhos de Blu-ray, bastando encaixar o HDMI na porta compatível destes equipamentos para conectar.

Vale mencionar que existem três versões do HDMI: o tradicional, o Mini HDMI, e o Micro HDMI. A única coisa que muda entre eles é o tamanho da entrada.

As especificações para HDMI são:

  • HDMI 1.4 suporta até 4K com 30FPS ou 1080p com 120FPS
  • HDMI 2.0 suporta até 4K com 60FPS, e dependendo até HDR. Essa versão é necessária para usar um monitor 165Hz ou um monitor 144Hz barato
  • HDMI 2.1 suporta até 10K com 120FPS, HDR, e qualidades extremamente altas de áudio

DisplayPort

O DisplayPort é o cabo preferido pelos gamers (Imagem: Shutterstock)

Outro tipo de cabo de alta qualidade existente é o DisplayPort, ou DP. Ele oferece resoluções de 4K até 16K, dependendo do tipo, e é encontrado em computadores e monitores para computador. TVs raramente vão ter essa entrada.

O motivo disso é que a entrada DisplayPort é a única que possibilita ter mais de duas telas funcionando simultaneamente. Enquanto a HDMI te permite adicionar uma tela para além da do notebook, com a DisplayPort você pode trabalhar com três ou mais telas ao mesmo tempo.

Existe a variante mini DisplayPort, encontrada em certas placas de vídeo e potencialmente em alguns notebooks mais top de linha. A resolução máxima, assim como a do HDMI, varia de acordo com sua versão. Ainda assim, qualquer uma delas sempre vai poder ser usada com um monitor 4k.

As especificações para DisplayPort são:

  • DisplayPort 1.2 suporta até 4K com 60FPS
  • DisplayPort 1.3 suporta até 4k com 120FPS ou 8K com 30FPS
  • DisplayPort 1.4 suporta até 8K com 60FPS e HDR
  • DisplayPort 2.0 suporta até 16K com 60FPS e HDR ou 10k sem HDR com 80FPS

Thunderbolt e USB-C

O Thunderbolt é um formato próprio da Apple e da Intel (Imagem: Shutterstock)

A porta Thunderbolt é um formato proprietário da Apple e Intel, ele já teve quatro versões e costuma ter um sinal de raio indicando sua entrada. As primeiras versões eram mais quadradas, mas a partir das versões 3 e 4, é possível conectá-las na porta USB-C.

A porta USB-C, por sua vez, também tem sido usada em alguns monitores, normalmente dispositivos portáteis.

Ambos os cabos oferecem alta qualidade de imagem na transmissão, chegando a 4K, mas o Thunderbolt 3 e o 4 têm transferência de dados mais rápida do que o USB-C.

O VGA passa apenas imagem, sem transmitir áudio (Imagem: Shutterstock)

O cabo VGA, ou Video Graphics Array, que em português significa Matriz Gráfica de Vídeo, é um modelo mais antigo. Ele é azul e sua entrada tem formato de trapézio, com pequenos parafusos nas laterais.

Essa é uma forma de transmissão de vídeo mais antiga, por isso a qualidade de imagem é mais baixa e ele transmite apenas a imagem do notebook, sem o áudio.

Existe também o "Mini-VGA", mais compacto, mas que possui a mesma qualidade. Se você tem um monitor antigo em casa, é provável que ele tenha uma dessas entradas, mas você vai precisar de um adaptador HDMI-VGA para conseguir conectar um notebook mais recente neste monitor.

DVI

A entrada para cabo DVI é mais difícil de ser encontrada em notebooks (Imagem: Shutterstock)

A saída DVI, ou Digital Visual Interface, permite a transmissão de vídeo e áudio em uma qualidade intermediária, superior ao VGA, mas não tão boa quanto o HDMI ou o DisplayPort, e é mais difícil de ser compatível com notebooks mais modernos.

O DVI também não transmite som e não atinge altas definições, e mesmo que o seu notebook conte com essa entrada, é preciso conferir de qual tipo ela é. Existem dois principais: o DVI-D e o DVI-I.

O primeiro envia apenas sinal digital, e só é compatível com monitores mais atuais. Já o DVI-D envia tanto sinal analógico quanto digital, permitindo uso com telas mais antigas.

Existem, ainda, outras variantes: DVI-A, DVI-D Single-Link e DVI-I Single-Link. Contudo, são bastante defasadas e raras de se encontrar.

Como usar um monitor junto com o notebook?

Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho, depois em Configurações de tela (Windows 10) ou Configurações de exibição (Windows 11), clique em Várias exibições e selecione o que quer que seja feito, com uma das opções sendo a de tela duplicada

Compre seu monitor ou notebook com o Cashback Zoom!

O Cashback do Zoom te devolve parte do dinheiro usado numa compra finalizada. Assim, você economiza ainda mais mesmo fora da época de promoções!

Saiba mais sobre nossa ferramenta no vídeo abaixo!

Leia mais sobreInfo+
Publicidade