Mulher praticando calistenia com o auxílio das barras

Calistenia: saiba o que é e conheça 5 produtos para ajudar na prática

Veja como a calistenia pode ajudar os praticantes de exercícios físicos

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Você já ouviu falar em calistenia? Para quem gosta de praticar atividades físicas, o exercício pode ser uma opção para trabalhar a força nos treinos. O método é capaz de gerar resultados benéficos ao corpo, como a perda de gordura e o aumento da massa corporal. Se você ainda tem dúvidas sobre a calistenia, chegou ao lugar certo!

Para entender melhor como fazer calistenia de forma eficaz, e obter bons frutos sem prejudicar o seu corpo, nós ainda conversamos com o personal trainer Lucas Moreira. Confira a seguir!

Já pensou em praticar Tai Chi Chuan? Conheça os benefícios da atividade física e produtos que podem te ajudar!

O que é e para que serve a calistenia?

Como adiantamos, a calistenia é um método que utiliza o peso do corpo na prática de atividades físicas, a fim de perder gordura corporal e ganhar massa muscular. O personal trainer explica que, para além desses benefícios, a calistenia ajuda na melhora da flexibilidade.

"A calistenia é um método de treino usado como sobrecarga, apenas com o próprio peso do corpo. Essa prática serve para diferentes objetivos, como ganho de massa muscular e redução da gordura corporal, além de ganho em flexibilidade e melhora da postura", explica Lucas.

Quais os benefícios da calistenia?

A calistenia é o tipo de atividade física ideal para quem dispensa o auxílio de equipamentos na hora de se exercitar. Por isso mesmo, ela pode ser feita em praticamente qualquer lugar, por qualquer pessoa. Lucas também afirma que um dos maiores benefícios da calistenia é trabalhar diferentes músculos de uma só vez:

"Como benefícios da calistenia podemos mencionar o bom gasto calórico, e o trabalho de diferentes grupamentos musculares de uma só vez, além da possibilidade da prática poder ser feita por qualquer pessoa, desde que respeitados os níveis de aptidão física e limitações individuais".

Quem pode e quem não pode praticar calistenia?

Uma dúvida comum entre as pessoas é se a calistenia pode ser praticada por qualquer um, ou se a prática exige alguma restrição. Lucas alega que a atividade física está liberada, mas exige um acompanhamento profissional.

"O treino pode ser realizado por qualquer pessoa, mediante a orientação de um profissional de educação física. Os exercícios do treino calistênico possuem níveis progressivos de dificuldade, que são adaptados para cada praticante, garantindo que qualquer pessoa possa praticar, mesmo sem experiência", destaca.

Quais as diferenças entre calistenia e musculação?

De acordo com o personal trainer, os dois métodos são bem parecidos, embora tenham algumas diferenças:

"Ambos são métodos que fazem uso de uma sobrecarga para atingir os seus objetivos, como ganho de massa, redução da gordura corporal, entre outros. A diferença é que a calistenia usa apenas o peso do próprio corpo, enquanto a musculação usa de outros equipamentos, como anilhas, barras, halteres e máquinas, além do próprio peso", explica o personal.

Ele completa: "Os dois métodos são bons e efetivos, e o resultado vai depender muito do indivíduo que pratica. Particularmente, eu considero a musculação superior, por ser um treino com mais possibilidades e variações, mas a calistenia também tem suas vantagens, como não precisar de equipamentos nem de um local específico para o treino".

Procurando uma atividade mais leve? Confira dicas de yoga para iniciantes e comece agora!

5 produtos para ajudar na prática de calistenia

Agora que você já sabe o que é calistenia e como realizar a prática, veja 5 produtos que você pode adquirir para te auxiliar!

Mas, atenção: busque sempre o auxílio de um profissional de educação física para que você faça um treino correto, que proporcionará efeitos positivos, sem prejudicar a sua saúde.

1. Apoio para Flexão Pro Live Up

Apoio para exercícios de flexão da marca Pro Live Up

O primeiro aparelho da lista é perfeito para quem deseja fazer calistenia. Ele aumenta a amplitude do movimento de flexão, o que potencializa os resultados da atividade. Sua base é alta para que você consiga uma melhor tração.

Com ele, você terá um intenso trabalho muscular da região peitoral, lombar, abdominal e dorsal. Além disso, você ainda irá desenvolver o equilíbrio e a coordenação, como também reduzir o stress nos pulsos por apoios regulares.

Características do Apoio para Flexão Pro Live Up:

  • Base removível
  • Alças acolchoadas

2. Apoio para Flexão Giratório Live Up

Apoio giratório de flexão da marca Live Up

O apoio para flexão giratório Live Up garante a desenvoltura e flexibilidade nos membros superiores com conforto e segurança. Com ele, você terá um trabalho intenso em regiões como peitoral, lombar, abdominal e dorsal para que os resultados sejam ampliados.

Além disso, com a prática de calistenia com o apoio giratório, será possível reduzir a tensão nas articulações do pulso e fortalecer e tonificar o peito, braços, costas, ombros e abdominais.

Características do Apoio para Flexão Giratório Live Up:

  • Funciona em qualquer tipo de piso
  • Portátil, leve e fácil de transportar
  • Pode ser usado por iniciantes e avançados

3. Barra de Porta Ajustável WCT Fitness

Barra ajustável para prática de exercícios da WCT Fitness

A barra WCT Fitness pode ser usada em qualquer tipo de porta. Ela proporciona um trabalho intenso dos músculos superiores, entre eles costas, ombro e peitoral. E, para deixar a sua prática de calistenia mais descomplicada, a barra vem com um protetor de mãos para evitar o desconforto ou calo durante os exercícios.

O aparelho vem montado e é fácil instalá-lo no batente da porta para que você possa utilizar onde preferir.

Características da Barra de Porta Ajustável WCT Fitness:

  • Tem protetor de mãos
  • Placas de borracha nas pontas para garantir segurança
  • Duas rosquinhas e parafusos para fixação da barra na porta

Pesquisando outras opções de aparelhos para atividade física? Veja o que é e para que serve o Bosu e confira exercícios para praticar!

4. Barra de Porta Multifuncional WCT Fitness

Barra multifuncional de porta da WCT Fitness

Com um tubo de aço muito resistente e de alta durabilidade, essa barra multifuncional tem capacidade de até 130kg. Sua instalação é fácil, assim como sua remoção. O aparelho ajuda a fortalecer o tronco e membros superiores ao usar o peso do próprio corpo nos movimentos de puxar e empurrar.

Ela possui protetores para mãos para evitar o desconforto ou calos durante os exercícios. O aparelho foi projetado para diversas pegadas diferentes para uma maior variação de exercícios no seu treino de calistenia.

Características da Barra de Porta Multifuncional WCT Fitness:

  • Tem protetor de mãos
  • Contém placas de borracha
  • Grande variedade de exercícios

5. Argolas de Calistenia

Par de argolas para prática de calistenia

Com essas argolas, você irá ganhar força e resistência durante a prática de calistenia. Elas também podem ser usadas em treinos funcionais, de suspensão, ginástica, cross training etc.

O aparelho tem um par de fitas de nylon com presilhas fáceis de manusear e ajustar melhor nas duas argolas de madeira de alta resistência.

Características das Argolas de Calistenia:

  • Presilhas de aço para regulagem do tamanho
  • Costura altamente reforçada, em linha de nylon
  • Suporta até 120kg (60kg em cada fita)

Confira exercícios para ganhar massa muscular sem sair de casa!