Logo Zoom
Logo Zoom

No universo fitness, existem inúmeros equipamentos e acessórios utilizados para o desenvolvimento dos músculos e para o bem-estar físico no geral – entre eles, o elástico para musculação. O elástico para musculação, se utilizado com a técnica e de forma adequada, proporciona um trabalho revigorante e completo de todos os músculos do corpo. Produzido em látex, esse acessório consiste em uma faixa elástica, no formato circular, e pode ser encontrado no mercado através de nomes como goma elástica, banda elástica, mini band, flex band, entre outros.

Também é possível encontrá-lo em formatos tubulares, telas ou cintas. Normalmente, sua resistência é determinada por uma cor específica, indo desde as mais suaves, como as amarelas e as laranjas, passando pelas de resistência média, representadas pelas cores azul e roxo, até as mais resistentes, como as cinzas e as douradas. Com a colaboração do personal trainer Lucas Moreira, nós explicamos os benefícios, os tipos e qual é o melhor elástico para musculação!

Quer começar a malhar? Veja aqui como montar uma academia em casa!

Veja os benefícios, os tipos e qual é o melhor elástico para musculação! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Quais os benefícios do elástico para musculação?

O elástico para musculação promove o bem-estar físico e mental (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O elástico para musculação fortalece os músculos e potencializa o exercício físico. Seu uso oferece uma série de benefícios não só para o corpo, mas para a saúde no geral. Isso porque o elástico ou faixa também possibilita um aperfeiçoamento na flexibilidade, além de ajudar a alongar o corpo e a aumentar a massa muscular.

Sua resistência ainda é progressiva, ou seja, ela só aumenta à medida em que você for esticando a faixa elástica, usando a força do seu corpo durante a realização das atividades. Dessa forma, o elástico funciona como um exercício de musculação, substituindo-se o peso dos aparelhos pelo peso do próprio corpo.

Ele também é super leve e fácil de transportar, podendo ser levado e usado em qualquer lugar. Se usado para fisioterapia, o elástico para musculação pode ser um aliado no processo de reabilitação dos pacientes. Por fim, esse é um equipamento de baixo custo, com manutenção econômica, que promove o bem-estar físico e mental.

"Podemos apostar em um elástico por diversas razões. Uma delas é quando não temos espaço disponível para ter aparelhos. O elástico para musculação é pequeno e quase não ocupa espaço, além de ser possível fazer vários exercícios com ele. Seu preço também é menor, sendo mais fácil comprar produtos com diferentes tensões, facilitando a progressão de carga", explica Lucas.

Qual elástico para musculação usar no treino?

O tamanho e as cores do elástico para musculação vão definir sua resistência (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O elástico para musculação pode ser usado para a realização de exercícios de tonificação muscular, treinos funcionais e, também, para reabilitação fisioterapêutica. Ele atua aumentando a força muscular e tonificando as pernas, os braços e a musculatura como um todo. Mas, lembre-se: é fundamental consultar um profissional de Educação Física para saber a forma correta de manusear o elástico.

Ao escolher o melhor elástico para usar no treino, é preciso compreender os seus objetivos para/com o produto. Depois, o ideal é levar em consideração o tamanho, a resistência e as cores do modelo. Normalmente, o tamanho do elástico para musculação é definido por meio de sua resistência. Nesse caso, a dica é ficar atento à espessura e ao comprimento da faixa elástica.

A resistência também é uma característica importante e que varia de um modelo para o outro. Quando mais forte, mais difícil será executar os exercícios. Nesse sentido, as cores do elástico para musculação são usados para indicar a dimensão e a resistência do produto. Mas vale ressaltar que esse ponto também pode variar de um fabricante para o outro.

  • Amarelo: nível muito fácil
  • Vermelho: nível fácil
  • Verde: nível médio
  • Azul: nível médio forte
  • Preta: nivel forte
  • Prata: nível extra-forte
  • Ouro: nível ultra forte

Qual é o melhor elástico para musculação?

O melhor elástico para musculação deve atender os seus objetivos (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Entre os tipos mais conhecidos de elástico para musculação estão a Mini Band (em formato circular, geralmente usada para exercícios de abdução de quadril, passadas laterais e abertura de braços), a TheraBand (uma tira que pode ser de diversos tamanhos e usada de inúmeras maneiras) e o extensor, que traz garras para trabalhar os membros superiores.

Entre as vantagens de ter um elástico, Lucas destaca:

"O preço é mais baixo do que o de um halter, por exemplo, que traz seu valor progressivo de acordo com o peso, dificultando a progressão. O elástico tem outra grande vantagem, que é a sua versatilidade, que torna possível, com apenas um item, realizar diversos exercícios para diferentes musculaturas".

Quer saber qual é o melhor elástico para musculação para você? Confira a lista que preparamos com alguns dos modelos mais buscados e conhecidos no mercado!

1. Kit Mini Band T71 Acte Sports

O elástico para musculação da Acte Sports melhora a coordenação motora, aumenta a resistência muscular e faz trabalhos de prevenção e reabilitação. O kit é composto por três faixas elásticas de látex que, além de práticas, são fáceis de transportar para qualquer lugar. Suas cores indicam o nível de intensidade: amarelo (leve), laranja (médio) e azul (difícil).

Confira aqui algumas ofertas do elástico para musculação da Acte Sports!

2. Faixa Elástica com Pegadores Kikos

O elástico para musculação da Kikos é vendido em unidade, podendo ter resistência leve, média e forte. Ele é de borracha flexível de alta resistência com pegadores em plástico, sendo indicado para uso somente dos membros superiores. Na cor amarela, a intensidade é leve; na vermelha, média; na azul, forte. Essa faixa elástica tem 24cm de comprimento, 4cm de altura e 14cm de largura.

Veja aqui algumas ofertas do elástico para musculação da Kikos!

3. Faixa Elástica Leve Domyos

O elástico para musculação da Domyos é indicado para exercícios leves e até mesmo fisioterapêuticos, para reforçar os músculos dos braços, glúteos, ombros, abdominais, costas e busto. Isso porque essa é uma faixa elástica leve, do tipo TheraBand, ou seja, é uma tira não-circular. Esse elástico tem 190cm de comprimento, 7,5cm de largura e 0,55mm de espessura.

Confira aqui algumas ofertas do elástico para musculação da Domyos!

4. Conjunto Mini Band Vollo Sports

O elástico para musculação da Vollo Sports é composto por três diferentes tipso de faixas, com diferentes níveis de intensidade: baixa, média e forte. Ele é feito de borracha termoplástica, de alta qualidade e, no conjunto, vêm três elásticos. O cinza claro corresponde à intensidade baixa, o laranja à média e o cinza escuro à forte.

Veja aqui algumas ofertas do elástico para musculação da Vollo Sports!

5. Extensor Master T28 Acte Sports

Esse é um extensor para musculação que também pode ser caracterizado como um elástico. O extensor para musculação da Acte Sports é voltado para o uso residencial e indicado para fortalecer e modelar os músculos dos braços, pernas e costas. Ele é feito em látex e nylon e contém pegadas em espuma para melhor conforto durante o exercício, além de medir 120cm de comprimento.

Confira aqui algumas ofertas do extensor para musculação da Acte Sports!

Veja mais sobre o universo fitness: