Logo Zoom
Logo Zoom

Antes de falar sobre Yoga Nidra: o que te vem à mente quando você pensa simplesmente na palavra yoga? Um corpo em movimento? Uma pessoa sentada em silêncio? Um livro? A realidade é que o mundo do yoga é tão vasto, que se tem um pouco de tudo. Tem estudo da teoria, tem a prática física com os ásanas, tem a meditação em silêncio e tem até o sono do yogui. Tudo isso é yoga, de formas diferentes.

Mas sono? Dormir faz parte também? Apresento a vocês o Yoga Nidra, conhecido também como relaxamento progressivo. Aqui embaixo, te explico um pouco sobre o que é, benefícios e algumas dicas que podem te ajudar a começar. Confere só!

Conheça mais sobre a colunista Maria Clara Cunha (@varandayoga):

Veja aqui algumas dicas de como usar a yoga como escape ao estresse do dia a dia!

O que é Yoga Nidra e para que serve?

O Yoga Nidra é uma prática focada no relaxamento, ideal para quem busca restabelecer suas energias. Ela, por sinal, pode ser uma ótima forma de descansar e te restaurar após um dia pesado. Isso porque, nessa vida agitada e corrida que levamos, temos grandes chances de terminar o dia exaustos, sem energia para nada. Ainda nesse combo, recebemos doses altas de estresse e muitas vezes de ansiedade, que por sua vez desencadeiam diversos outros desconfortos no nosso dia a dia.

Mas a boa notícia é que estudos dizem que 15 minutos de Yoga Nidra podem ser comparados à uma hora de sono, pois essa técnica acessa profundos níveis de relaxamento físico, mental e emocional. Seria como se tivesse no estado de sono profundo, mas sem de fato estar dormindo. Durante a técnica, você permanece em um estado de consciência.

Como funciona a prática do Yoga Nidra?

O Yoga Nidra é um estado de sono profundo, mas de forma consciente (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Durante uma meditação, costumamos focar em algo e, assim, manter a mente presente e com atenção plena. Já durante uma prática do Yoga Nidra, somos induzidos a esse estado de sono profundo, onde permanecemos conscientes. Ou seja, deixamos o estado desperto, ultrapassamos o do sonho, e ficamos acordados durante esse estado de sono. Seu corpo está completamente relaxado, nesse estado de sono profundo, porém ainda acordado, para poder reparar e restaurar o sistema nervoso.

Quais são os benefícios do Yoga Nidra?

Na prática, o Yoga Nidra ajuda a garantir um equilíbrio entre corpo e mente - por isso, alguns dos seus benefícios são:

  • Melhora na qualidade do sono;
  • Redução as dores no corpo;
  • Aumento da imunidade;
  • Diminuição dos níveis de estresse e ansiedade;
  • Melhora na concentração;
  • Regulação da pressão sanguínea e o batimento cardíaco.

O que você precisa ter para começar a Yoga Nidra?

O tapete de yoga é fundamental para uma prática segura e tranquila do Yoga Nidra (Foto: Reprodução/Shutterstock)

O Yoga Nidra não exige que você tenha muitos acessórios em casa, mas é importante que a prática seja realizada com segurança. Para isso, a dica é ter um bom tapete de yoga, que diminua o seu impacto com o chão e, assim, permita que você se concentre apenas no momento presente - e não em possíveis incômodos causados pela superfície na qual você está.

Precisa de ajuda para escolher? Veja aqui a nossa matéria com os melhores tapetes de yoga!

Como fazer Yoga Nidra em casa?

É possível fazer Yoga Nidra em casa sozinho ou com ajuda de um professor de yoga (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Você pode aplicar a técnica do Yoga Nidra sozinho ou buscar um professor para te guiar durante esse processo. Seguir as instruções de alguém pode ser a forma mais certeira e fácil de atingir esse estágio de relaxamento, já que a chance de cair no sono durante a tentativa sozinho é grande.

De todo modo, o passo a passo seria deitar no chão, na pose de relaxamento, com as mãos viradas para cima e pés/pernas separados. Em seguida, a ideia é que você mantenha o seu corpo parado e consiga visualizá-lo na mente. Preste atenção aos sons ao seu redor e, aos poucos, desligue a cabeça desses ruídos, para que eles 'saiam de cena'. Depois, preste bem atenção na sua respiração e deixe-a o mais natural possível. Pense em cada parte do corpo, relaxando cada membro e cada cantinho da cabeça aos pés.

A ideia é que você consiga sentir todo o seu corpo relaxado, imaginando cada célula sendo preenchida por luz e harmonia. O processo todo caminha ainda com foco na respiração por mais um tempo até que você possa voltar a mexer pés e mãos lentamente, se levante e espreguice todo o corpo, voltando para a posição sentada como na meditação.

Veja mais sobre o universo da yoga: