Logo Zoom
Logo Zoom

Imagina só se você, desde criança, dispusesse de uma ferramenta para te ajudar a acalmar. Ou se tivesse alguém para te lembrar de respirar. Ou se conhecesse alguma postura que você poderia fazer para manter o equilíbrio. Em diversos lugares no mundo, a yoga para crianças já é uma realidade, sendo vista como algo tão importante que muitas escolas colocaram-na na grade curricular.

E é mais ou menos por aí. Quando começamos a praticar depois de adultos, a sensação que vem é: "Por que eu não comecei isso antes?". Neste conteúdo, vou explicar os benefícios, a importância e como introduzir a yoga na vida dos pequenos.

Conheça mais sobre a colunista Maria Clara Cunha (@varandayoga):

Veja aqui como usar a yoga como escape ao estresse do dia a dia!

Benefícios da yoga para o corpo e a mente

A yoga para crianças é benéfica para o corpo e a mente (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A yoga para criancinhas como uma prática é uma ação com inúmeros benefícios, que pode ajudar nessa construção de uma vida mais equilibrada desde cedo. Entenda melhor:

Para o corpo dos pequenos

Começando pela parte física, assim como para nós, adultos, a prática melhora a flexibilidade, fortalece o corpo, ajuda na coordenação motora e traz maior consciência corporal, isso também ocorre com as crianças.

Crescer entendendo seus limites, sem perder a flexibilidade, que naturalmente aparece com o passar dos anos, tendo total noção de sua condição, constrói uma relação íntima (e favorável) com o corpo desde pequeno.

Para a mente da criançada

No âmbito mental (e emocional), a yoga exercita a capacidade de concentração, traz uma melhoria na respiração, ensina a relaxar o corpo e a mente, levando para esse espaço de calma e paz. E é aqui que voltamos lá para a introdução: imagina só, em um momento de estresse, poder lembrar a criança de respirar e acalmar um pouco o coração?

Introduzindo a yoga na vida dos pequenos

Entenda como introduzir a yoga na vida do seu filho (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A yoga e seus movimentos são inspirados no mundo natural e seus ciclos. As posturas recebem nomes de animais, e as saudações são voltadas para elementos da natureza. Com o tempo de prática, essa percepção de que somos parte da natureza vai ficando cada vez mais forte.

Quando a atividade é voltada para as crianças, essa conexão com a natureza se torna ainda maior. É passado para os pequenos toda intenção de buscar se mover de acordo o mundo animal. Os nomes, os movimentos, os sons... Tudo isso faz com que eles se encantem e assimilem a prática de uma forma mais natural -- e divertida.

O yoga para crianças precisa assumir um papel mais lúdico, estimulando os pequenos de maneira leve e agradável. A abordagem da prática segue voltada mais para a diversão. Normalmente, as práticas costumam ser mais curtas também, para que eles consigam manter o interesse e a presença durante todo o tempo.

Comece a prática da yoga infantil agora mesmo!

A yoga para crianças é vantajosa em qualquer idade (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Qualquer criança pode começar a ter um primeiro contato com a prática da yoga. Uma dica é buscar uma aula 100% voltada para os pequenos e, de preferência, uma turma de idade parecida. Afinal, o que estimula uma criança de 3 anos não é o mesmo que uma de 10. Dessa forma, a prática segue interessante e prazerosa para o Yogui mirim.

Uma atividade que envolve mente, corpo e espírito pode ser um algo muito positivo no desenvolvimento da criançada. Se puder, Yogue-se o quanto antes!

Veja mais sobre o universo da yoga: