Acer Aspire 5 com i5 e SSD é rápido, mas tela deixa a desejar
Testamos o Acer Aspire 5, modelo intermediário com SSD, processador Intel Core i5 de 10ª geração e 8GB de memória RAM

Testamos o Acer Aspire 5 A515-54-587L, um notebook com processador Intel Core i5 10210U, SSD de 256GB e 8GB de memória RAM. Pelas configurações, consideramos esse um modelo intermediário da marca taiwanesa que tira de letra o uso básico como navegação na internet e editores de texto, mas também pode ir um pouco além e rodar aplicações mais pesadas.

Antes de entrar no detalhe de cada ponto, vale citar que é um notebook leve, fino e compacto, e que seus SSD, memória de 8GB e processador i5 de 10ª geração garantem sua velocidade. No entanto, a tela deixa a desejar. Ainda assim, pelo preço atual, são configurações bem razoáveis, o que significa um bom custo-benefício nesse produto.
Nos reviews de notebook aqui no Zoom ajustamos nosso nível de exigência de acordo com as configurações da máquina. Consideramos o Acer Aspire 5 um notebook intermediário, e é dentro dessa categoria que vamos analisar seu design, tela, conectividade, desempenho e bateria. Para saber mais sobre nossos critérios, veja como avaliamos notebooks no Zoom.
Acer Aspire 5: prós e contras

Prós: o sistema é realmente rápido, o Windows abre em segundos. Isso acontece por causa do armazenamento em SSD e dos 8GB de memória RAM. Se você não usar programas muito pesados, dificilmente verá esse notebook travando. A tela é bem grande para modelos intermediários, com 15,6 polegadas.
Além do grande número de entradas USB, com quatro, três delas são de tecnologias de ponta: duas USB 3.1 e uma USB tipo C. Isso deve significar uma maior velocidade na transferência de arquivos.
O design do notebook é bonito e fino, ele é leve e fácil de carregar, e então ganha pontos por mobilidade. A máquina é bem silenciosa, e você dificilmente vai ouvir a ventoinha. Seu teclado tem numberpad, o que é uma vantagem, e o trackpad para quem não usa mouse é sensível na medida certa.
Se você quiser, é possível dar uma turbinada no Acer Aspire 5. Ele permite a inclusão de um HD de até 2TB, a substituição do seu SSD de 256GB por outro de até 512GB e a expansão da memória RAM até 20GB.
Contras: a tela é o grande ponto fraco desse notebook. O painel TN só é capaz de reproduzir cores lavadas, não muito vivas. Sua resolução é apenas HD, e a falta de qualidade da imagem fica mais evidente pelo tamanho, já que é uma tela grande.
Os outros problemas são menores, mas dignos de nota: os botões F1 a F12 só funcionam nas suas funções normais com o apoio da tecla Fn, algo que pode não ser intuitivo para a maioria das pessoas. O fone apresentou problemas na entrada de áudio, não funcionou muito bem. E, pra finalizar, ele descarregou a bateria após de 5h41 em uso básico, mas o fabricante promete 9h de autonomia.
Veja as melhores ofertas do Acer Aspire 5 no Zoom:
Review em vídeo

O que vem na caixa do Acer Aspire 5?
Além da própria máquina, a caixa do Acer Aspire 5 traz a fonte, o manual e a garantia:
- Notebook Acer Aspire 5
- Fonte carregadora do notebook
- Manual em português
- Termo de garantia
- Kit de atualização do HD

Ficha técnica do Acer Aspire 5

Acer Aspire 5: Design e acabamento
Assim que abri a caixa, fiquei impressionado com o design. O notebook Acer Aspire 5 é muito leve e as suas bordas são bem fininhas, perfeito para mobilidade. Isso se complementa com um acabamento 'clean' e bem bonito em alumínio.

O seu teclado é padrão ABNT2, o brasileiro, com Ç e todos os acentos. O que me causou um pouco de estranheza e exigiu adaptação ao usar o notebook é que as teclas superiores, que normalmente são os botões de F1 a F12, eram primariamente atalhos para funções como aumentar ou diminuir o brilho, o som, entre outras. Para usar o F11, o atalho para tela cheia, por exemplo, é preciso pressionar antes o botão Fn e então a tecla F11 para funcionar.

Eu, como um utilizador frequente do F5 para atualizar páginas na internet, precisei de um tempinho para me adaptar a essa diferença no teclado do Acer Aspire 5. A tecla do F5 é um atalho para as configurações de monitor, caso o usuário tenha uma segunda tela conectada ao computador.

Como é comum em modelos intermediários, o teclado não é retroiluminado, ou seja, não tem aquelas luzes por baixo que tornam mais fácil a visualização em ambientes escuros. Essa ausência pode tornar um pouco mais difícil a digitação à noite em ambientes poucos iluminados. No entanto, ele tem um numberpad, o que pra mim também é uma supervantagem já que não costumo usar os numerais que ficam no topo do teclado, prefiro quando eles vêm separados.

O trackpad é sensível e funciona bem tanto no atalho do clique, que é dar um toque só no meio dele, quanto ao apertar os botões direito e esquerdo. No entanto, não há indicação visual de onde ficam esses botões, você descobre de forma intuitiva, apertando. É uma escolha que foca mais no design, para ficar bonito, e não atrapalha a experiência do usuário, sinceramente.

A ventoinha é bem silenciosa, eu trabalhei por uma semana no Acer Aspire 5 sem ouvir praticamente nada. Só ouvi alguma coisa quando, além de ter mais de 10 abas abertas simultaneamente no Google Chrome, também fiz uma videoconferência, que exigiu uso da câmera, dos microfones e do áudio. Mesmo assim, foi um barulho muito baixinho e não incomodou em absolutamente nada.
O Acer Aspire 5 permite atualização do SSD e do HD. O slot de SSD está ocupado pelo que vem de fábrica, com 256GB de espaço, mas ele pode ser trocado por um SSD de até 512GB. Além disso, o notebook vem com um slot livre de HD de até 2TB. Portanto, se você achar 256GB pouco e quiser acrescentar mais armazenamento ao notebook, isso é possível. A memória RAM também é expansível até 20GB.
Acer Aspire 5: Tela

Vamos, então, falar da tela do Acer Aspire 5! As 15,6 polegadas da tela de LED são muitíssimo bem aproveitadas no espaço do notebook, que tem bordas finas. Inclusive, é uma tela bem grande para um notebook intermediário, o que tem seus pontos positivos e negativos.
Por um lado, com uma tela grande como essa, o usuário pode ter mais informação visual bem organizada, por exemplo. Por outro, como a resolução é apenas HD, a falta de qualidade das imagens fica mais evidente em uma tela maior.
Assim que eu liguei o Acer Aspire 5 e comecei a usá-lo pela primeira vez, senti uma estranheza em relação à imagem e resolução da tela. Normalmente, trabalho em um notebook com o mesmo tamanho de tela, mas com resolução Full HD e painel WVA - um outro nome para o padrão IPS, que costuma ter cores melhores -, e 144Hz de frequência. Em comparação, a diferença ficou nítida.

O painel TN do Acer Aspire 5 só é capaz de gerar cores mais "lavadas", menos vivas. Para quem está acostumado com um painel IPS, como eu, é quase como se houvesse uma transparência constantemente na frente da tela, diminuindo o impacto das cores. A resolução HD também é uma diferença considerável, mas a questão das cores acabou me impactando mais.
A tela do Acer Aspire 5 tem tecnologia antirreflexo, e de fato, mesmo trabalhando próximo a uma janela onde bate luz solar diretamente, foram pouquíssimos os momentos em que algum reflexo apareceu na tela. Quando isso aconteceu, que foi algo raríssimo em uma semana de uso, bastou ajustar a tela um pouquinho para cima ou para baixo que o reflexo sumiu.

Levando em conta o positivo e o negativo, vale ressaltar que o painel TN do Acer Aspire 5 sua tela em resolução HD são dois motivos para que um notebook com configurações como as dele ser mais barato do que a média. Portanto, é importante o usuário pesar esse detalhe. Se você pretende jogar games, usar programas de edição de foto/vídeo ou assistir a filmes e séries no notebook, o Acer Aspire 5 A515-54-587I pode não ser a melhor escolha.
Acer Aspire 5: Conectividade

O notebook Acer que testamos tem muitas vantagens em termos de conectividade. Começa pelo número de entradas USB, que são quatro. E três delas têm tecnologias avançadas, já que são duas entradas USB 3.1 (as que tem o detalhe da entrada em azul, ficam do lado esquerdo do notebook), uma entrada USB-C (aquela igual às entradas em telefones celulares para carregar a bateria) e uma entrada USB 2.0, essa sim de tecnologia inferior.
Isso significa que, do lado esquerdo, estão as entradas USB com maior tecnologia e transferência de dados mais rápida. Logicamente, o pendrive ou device que você plugar nessa entrada deve ser compatível com USB 3.1 ou não vai performar na qualidade esperada. Do lado direito fica a entrada de combo fone/microfone e a USB 2.0, que é a tecnologia da geração anterior. Ela funciona muito bem para devices básicos. Eu, por exemplo, conectei meu mouse com fio e funcionou perfeitamente bem.

Outra facilidade do notebook Acer Aspire 5 é a Cortana, assistente de voz do Windows que vem junto com o sistema operacional. Ao ativá-la, basta falar "ei, Cortana" e passar um comando para que ela te ajude a criar lembretes, fazer buscas na internet etc. Fora que ela é programada com um senso de humor divertido. Olha o que respondeu quando perguntei se ela gosta de mim!

Além do comando de voz, a Cortana pode ser acionada pelo ícone de círculo que fica na barra de baixo da tela, do lado do campo de pesquisa. Temos um artigo aqui no Zoom sobre como usar a Cortana que inclusive traz mais comandos que geram respostas divertidas, se você quiser dar uma conferida!
A última entrada é o combo de fone e microfone. Confesso que, pra mim, deixou a desejar. Isso porque tenho um fone que uso desde sempre em outros notebooks e que funciona muito bem para fazer videoconferências, por exemplo. No entanto, quando fui usá-lo no Acer Aspire 5, meus colegas de trabalho que fizeram reunião comigo na internet acusaram que o som estava muito baixo. Tive que tirar o meu fone e usar o embutido da máquina. Melhorou, mas não ficou tão bom quanto usar o fone em outro notebook, segundo meus colegas.
Ainda falando em conectividade, é bom ressaltar que o Acer Aspire 5 tem compatibilidade com Wi-Fi 2,4Ghz e 5Ghz. Isso significa que se você tiver uma conexão de maior qualidade, com um roteador top de linha, o notebook é capaz de utilizar o sinal do Wi-Fi na sua melhor capacidade, garantindo uma velocidade mais próxima da contratada. Ou você pode conectar seu roteador diretamente ao notebook por um cabo Ethernet, garantindo menos ruído na transmissão do sinal.
Acer Aspire 5: Desempenho

Chegou a hora de exaltar o notebook Acer que testamos! Suas configurações são muito boas para um modelo intermediário, com seu SSD de 256GB, processador de 10ª geração Intel Core i5 e 8GB de memória RAM. Tanto da primeira vez em que liguei o notebook quanto em todas as outras vezes, o sistema operacional Windows 10 abriu quase que instantaneamente, em questão de segundos.
Usando para trabalho, cheguei a ter mais de três programas abertos simultaneamente, 20 abas abertas no Google Chrome e uma instalação de um jogo grande (The Witcher 3) acontecendo ao mesmo tempo e o máximo que aconteceu foi um pequeno engasgo para abrir uma página no Chrome - mesmo assim, quase que nem digno de nota. Mesmo exigindo tanto da máquina, a ventoinha se manteve muito silenciosa na maior parte do tempo.
Para forçar um pouco mais as possibilidades do notebook Acer Aspire 5, fiz um teste rodando o jogo The Witcher 3: Wild Hunt na máquina. Como ele não tem placa de vídeo dedicada, eu não esperava mesmo um grande desempenho. Na qualidade baixa, ele ficou numa média de uns 20 FPS (frames por segundo), o que está longe de ser excelente, mas torna possível jogar o jogo. Em qualidade média, ele ficou entre 12 e 15 FPS e em qualidade alta não chegou a 10 FPS.

Tudo isso pra dizer: esse não é um notebook gamer, é um modelo intermediário. Porém, é possível jogar jogos pesados com alguns engasgos em velocidade baixa. Jogos leves devem rodar sem problemas. Agora, se você quer jogar games competitivos online ou cujos pontos positivos sejam gráficos muito impressionantes, não é no Acer Aspire 5 que você vai encontrar o hardware necessário para rodá-los na melhor qualidade.
Se você quer um notebook gamer, temos algumas listas que podem interessar:
- Melhor notebook gamer em 2021
- Melhor notebook gamer barato em 2021
- Melhor notebook gamer custo-benefício em 2021
- Melhor notebook gamer Acer em 2021

Acer Aspire 5: Bateria
Segundo o site oficial da Acer, a autonomia de bateria é de até 9 horas, dependendo das condições de uso. No dia em que tirei o notebook da tomada para testar, fiz apenas uso básico dele (navegação na internet) e, depois de 5h41, apareceu a mensagem avisando para ligar o computador da tomada porque ele estava chegando a menos de 10% de bateria.
Ou seja, não consegui chegar nem perto das 9h prometidas pela fabricante, mesmo só usando o notebook de forma básica. Ainda assim, 5h41 longe da tomada é um tempo considerável e nada desprezível. E vale notar que nada no desempenho foi prejudicado à medida que bateria foi diminuindo, exceto uma diminuição automática do brilho da tela quando chegou a aproximadamente 15%, o que é perfeitamente normal.
Claro que, se você for fazer algo que exija mais processamento, como rodar um jogo, por exemplo, esse tempo provavelmente diminuiria consideravelmente e você teria que achar logo uma tomada para recarregar o notebook.

Um ponto positivo é que, dependendo de como você pretende usar, é possível configurar o notebook para focar mais em desempenho ou economia de bateria. No primeiro, logicamente, tudo deve rodar mais rápido e melhor. No segundo, é bom não forçar muito o processamento da máquina, mas a bateria deve durar mais tempo.
Acer Aspire 5: Custo-benefício
Na data em que escrevo este artigo, em março de 2021, o melhor preço do Acer Aspire 5 aqui no Zoom é R$ 3.799,05. Para um notebook intermediário com SSD, 8GB de RAM e processador i5 de 10ª geração, é um bom preço. Logicamente, ele só pode ser mais barato do que outros notebooks com configuração semelhante porque o painel TN e a resolução HD da tela barateiam o produto final.

Mesmo assim, se você busca um computador para trabalhar ou estudar que abra rápido o sistema operacional, seja silencioso e tem pouquíssimos engasgos no uso do dia a dia, você certamente achou uma excelente opção. Agora, se quer trabalhar com edição de vídeos ou fotos, assistir a filmes e séries ou usufruir dos games mais modernos com configuração gráfica alta, é melhor procurar um notebook com tela Full HD e um painel que permita cores mais vivas do que o do Acer Aspire 5.
Aqui no Zoom, temos listas de melhores notebooks com tela Full HD e de melhores notebooks com placa de vídeo dedicada, se quiser conferir.
Importante lembrar que, apesar do espaço de armazenamento que vem de fábrica ser pequeno, com apenas 256GB, o Acer Aspire 5 permite atualizações tanto do seu SSD quanto a inclusão de um HD.
Dito tudo isso, sim, avalio esse como um notebook com bom custo-benefício, mas com essas ressalvas que fiz anteriormente. Tudo sempre depende do uso que você pretende fazer do notebook.
Consideramos que notebooks com SSD, processador Intel Core i5 e pelo menos 8GB de memória RAM podem ser considerados parecidos com o Acer Aspire 5. O primeiro, curiosamente, é da mesma família, o Acer Aspire 5 A515-54-59X2.
Ele é uma versão com o dobro de SSD: 512GB. Dependendo das diferenças de preço, ele pode valer mais a pena por ter exatamente as mesmas configurações de processador e memória RAM, mas com mais espaço de armazenamento.
Ainda olhando para notebooks Acer, uma opção um pouco mais barata pode ser o Acer Aspire 3 que tem configurações bem próximas às do seu "primo" Acer Aspire 5. Só atenção porque, apesar de também ser Intel Core i5, o processador é um pouco diferente, da série Ice Lake, que em geral é menos potente do que a série Comet Lake do Acer Aspire 5. Além disso, as entradas USB dele são de tecnologia inferior e sua tela é menor, com 14 polegadas.
Também trago uma opção para quem preferir abrir o bolso e pagar um pouquinho mais pra garantir uma maior qualidade de imagem. O Vaio FE14 tem o mesmo processador, memória e armazenamento SSD do Acer Aspire 5, mas ele vem com tela Full HD. É verdade que a tela é menor, com 14 polegadas, e ele tem uma entrada USB a menos, totalizando três. Ainda assim, pra quem preza por uma boa experiência de imagem pode valer a pena.

Conclusão
O Acer Aspire 5 é um bom notebook intermediário, com um sistema bem rápido devido ao SSD, aos 8GB de memória e ao seu bom processador Intel Core i5 de 10ª geração. No entanto, por causa da tela com resolução HD e painel TN, não é recomendado para quem faz questão de qualidade de imagem. Se você quer um laptop rápido que atenda às demandas do dia a dia, ele é uma boa escolha.
Veja ofertas do Acer Aspire 5 A515-54-587L no Zoom:
Está em busca de um notebook? Crie um Alerta de Preço e receba notificações quando o aparelho chegar ao valor que deseja pagar. Veja como fazer no nosso canal do YouTube abaixo:
